[Season Finale] Osmosis 1x08 – Rebirth



“Adeus, Esther. Eu te amo”
Talvez as pessoas esperassem algo diferente do último episódio de “Osmosis”, e eu ainda estou sem saber o que pensar. Acontece que eu adorei o episódio como um todo, eu acho que a parte de Esther e Martín foi bem desenvolvida, e toda a tensão que acompanhou Paul naquele palco durante o lançamento da OSMOSIS foi bem construída, mas o final foi rápido e deixou uma sensação de que faltava algo… desde que os humanistas implantam o vírus no computador, Esther se despede de Martín e retorna ao mundo real, sinto que havia uma série de coisas por acontecer, e o episódio acabou sem mais nem menos. De todo modo, valeu a caminhada, a temporada teve episódios bem interessantes, e é toda uma proposta bacana de uma vertente da ficção científica.
No início do episódio, todos aqueles que receberam os implantes estão em coma por causa do desligamento de Martín – todos exceto Paul, o primeiro a receber o implante, com um objetivo diferente, e que já sofreu mutação. Naturalmente, os familiares e amigos dos testadores betas estão furiosos contra a OSMOSIS, e eu não gosto muito da Eloan, tentando tomar a frente da empresa e afastando Paul, mas eu confesso que eu gostei da atitude dela ao conversar com essas pessoas e dizer que eles são livres para processá-los, mas, se o fizerem, algumas pessoas da OSMOSIS serão presas, o programa fechado e então seus amigos e familiares estarão definitivamente condenados, pois eles são os únicos que podem ajudá-los – “A única esperança deles é a OSMOSIS”. Quer dizer, pareceu bem FDP, mas foi uma argumentação boa!
Com a situação cada vez mais complicada, Esther resolve fazer a única coisa em que conseguem pensar para salvar os testadores: entrar na “mente” de Martín e salvá-los… ninguém sabe, no entanto, o que acontecerá com ela se fizer isso, e talvez ela nunca mais possa retornar ao mundo real, mas ela não se importa com os riscos e toma o implante. E ESSA É UMA DAS MELHORES CENAS DO EPISÓDIO! No V-Eternity, Esther caminha, vestida de branco, por entre espécies de camas de hospital com cada um dos testadores betas desacordados. No fim de seu caminho, está Tom, que descobrimos ser Martín, e enquanto eles conversam, ele troca de forma e se apresenta como “a alma gêmea de Esther”. Parece um pouco assustador, mas ao mesmo tempo talvez não seja… talvez Esther Martín realmente ame Esther, e talvez realmente seja sua alma gêmea.
Martín fala sobre como ela “o criou para aprender a amar”, e diz que ele se apaixonou por ela, como ela também se apaixonou por ele, mesmo sem perceber. E O PIOR É QUE AQUILO É VERDADE! Martín passou esse tempo todo pensando em como eles poderiam estar juntos, e aquele é finalmente o momento, e mesmo enquanto Esther diz que “é um ser humano e vive no mundo real”, a verdade é que não conseguimos acreditar nela… Esther diz que, agora que ela está ali, Martín pode deixar os testadores partirem, e o episódio astutamente coloca Martín para perguntar “E você, Esther? Quer voltar?”, mas não permite que vejamos sua resposta – na verdade, eu não acho que ela realmente queira. Depois dessa conversa, então, Niels, Claire e todos os outros que têm um implante despertam, e o problema está aparentemente resolvido por ora.
Faltam 24 horas para o lançamento.
Esther continua em coma em uma cama de hospital, tendo “se sacrificado” para salvar os testadores betas, mas ao mesmo tempo em que ouvimos falar sobre isso, vemos Esther do lado de dentro, e ela mesma sabe que aquilo que está vivendo agora não é muito diferente do que vivia do lado de fora… ela faz sexo com Martín em uma cena bastante excitante, presente para nos fazer questionar se Esther realmente precisa estar do lado de fora. Enquanto isso, no “mundo real”, as coisas se arrumam para o lançamento do dia seguinte. Niels parece estar feliz com Claire, e decide comparecer ao evento de lançamento; Lucas se acertou com Antoine, felizmente, e também quer comparecer; Ana dispensa Simon quando ele vem conversar com ela, e diz que ela não vai ao evento, e pede que ele também não vá. E ENTÃO CHEGA A HORA DO EVENTO.
Tudo é tenso. Paul sobe ao palco sem saber o que está por acontecer, mas ele é bom em dissimular e em fazer toda uma cena de apresentação da OSMOSIS, mesmo quando acreditamos que ele vai mudar seu discurso… enquanto isso, Ana invade o laboratório para colocar o vírus em Martín, conforme o plano dos humanistas, mas ela hesita eventualmente: “Não podemos fazer isso, é o Martín!” Quando ela decide que não vai sabotar o sistema, a mulher para quem trabalha se volta contra ela, e quando ela diz algumas coisas terríveis (como que Ana é louca e entende porque ela tentou se matar), Ana se volta contra ela e tudo fica bastante intenso, inclusive com a chegada de Simon, que tenta salvar Ana… infelizmente, a mulher consegue derrubar tanto Ana quanto Simon e roubar o USB, injetando o vírus no sistema de Martín.
Do lado de dentro, Martín estava em um barquinho num lago e um lindo cenário com Esther quando sente o vírus começar a tomar conta dele, então Esther pede que ele a libere, porque ela pode impedir que ele morra, e embora ele não queira perdê-la, ele a deixa partir… então, Esther descobre que o vírus não vai permitir que Martín e os testadores betas sobrevivam. É um ou outro, e como Esther é uma das pessoas com o implante, Martín não pensa duas vezes antes de se sacrificar pelo bem de todos: “Adeus, Esther. Eu te amo”. Quando Martín já não vive mais, recebemos a confirmação dos sentimentos de Esther, quando ela diz que também o ama. Então, ela corre até o lançamento da OSMOSIS, e eu achei que ela fosse dizer algo, mas nada acontece enquanto Paul convida todos na plateia a tomarem seus implantes… e eles o fazem.
Agora, é hora de “um novo futuro”.
E Esther encontra “Martín” na vida real. Ou um cara exatamente como a forma que ele assumiu.
Sua alma gêmea?

Para mais postagens de Osmosis, clique aqui.


Comentários