Samantha! 2x06



“Todo mundo te abandona uma hora!”
QUE EPISÓDIO MAIS LINDO! Na verdade, eu fiquei bastante bravo com a Samantha de 9 anos, mas a interação entre ela e a Samantha de 39 fez com que eu percebesse O QUANTO A SAMANTHA MELHOROU! Ela é, definitivamente, um ser humano muito melhor atualmente, e cada episódio nos mostra um pouquinho mais disso… seguindo de onde paramos no fim do episódio passado, agora Samantha não consegue dizer a palavra “órfã”, que é uma palavra importante para a peça que Carmem está montando, e ela está em busca de qualquer solução para que possa estrear a peça. Afinal, como o próprio Marcinho diz: “Ou você faz a peça, ou forja a própria morte”. Eu adoro como a família e Marcinho tentam ajudar, e adoro a inteligência e o sarcasmo dos diálogos de “Samantha!”, como quando Marcinho diz que a história dela o ajudou a visitar sua própria mãe.
“Aquela que te deu um tiro?”
Imagem por Série Maníacos
A um dia da estreia, então, Samantha recorre a uma “profissional” (sim, com aspas) de hipnose, e eu ADOREI o Marcinho explicando que seria “como uma lipo no cérebro”, e que “é 75% seguro”, e a Samantha, tão louca quanto o Marcinho, acha a ideia genial. Ela faria qualquer coisa para superar o trauma e estrear a peça. “Ótimo. Eu durmo e acordo curada. […] Eu vou falar essa palavra e fazer a peça!” Então, conhecemos Sílvia, a “profissional” de hipnose (“Eu não te vi na TV? Num programa de defesa do consumidor?” “Não, essa mulher já tava em coma quando eu comecei o tratamento” / “Relaxa, Samantha, a mulher é uma profissional. Ela tem até cartão”), que começa o “tratamento” dando a Samantha alguns chás feitos de cogumelo, e então VOCÊS JÁ IMAGINAM A LOUCURA QUE SE SEGUE. Sílvia estala os dedos, e Samantha cai num sono profundo.
Então, temos um dos melhores momentos da temporada, quando a Samantha de Emanuelle Araújo, que eu vou chamar de Samantha-39, encontra a Samantha de Duda Gonçalves, a Samantha-9. E QUE INTERAÇÃO MAIS FOFA. A Samantha-9 é insuportável, basicamente, a Samonstra de qual tanto ouvimos falar, enquanto a Samantha-39 evoluiu de uma maneira surpreendente, e ela mesma percebe seus erros da infância ao reviver uma experiência traumatizante, mas, antes, se emocionar ao estar de novo àquele camarim, àquele estúdio e àquele palco com os Plimplons. E eu ADOREI ouvir a Samantha-39 tentar convencer a Samantha-9 que ela ainda sentir falta de tudo aquilo. “Você deve ser uns 30… 20 anos mais nova que eu” “Você sou eu com 29?” “Corre, vai pro palco”. A Samantha-9 é uma garota bastante difícil, mas tem uma dor por trás de toda sua dificuldade.
“A Samantha não é filha de ninguém! A gente é uma guerreira espacial que nasceu de um cometa!”
Imagem por Série Maníacos
Naquela ocasião, o canal e os patrocinadores querem que Samantha e os Plimplons façam um especial de Dia das Mães, mas Samantha-9 diz que tem duas coisas que ela não faz: dividir o palco com animais e Dia das Mães. Mas os patrocinadores não vão abrir mão disso, nem a produção do programa, porque isso praticamente paga pela temporada toda, e depende do Zé Cigarrinho tentar convencê-la, sem muito sucesso: “A Samantha não tem mãe. Ela nasceu no espaço, e é por isso que todo mundo me ama”. Eventualmente, ela decide gravar, enquanto Sílvia, no “mundo real”, tenta trazer a Samantha de volta, sem sucesso – acontece que Samantha-39 não vai conseguir deixar para trás essa memória enquanto ela não resolver os problemas que vêm dali. Ela não pode mais mudar o passado, e o que aconteceu aconteceu, mas ela precisa aprender.
Amadurecer ainda mais um pouco.
Enquanto isso, eu rio muito das tentativas de despertá-la, que envolvem o Marcinho gritando “Órfã!”, se oferecendo para trazer água ou café para jogar nela, e a Sílvia a chacoalhando loucamente. Mas Samantha está lá, visivelmente envergonhada de sua versão de 9 anos. Samantha-9 faz o programa, mas é assustadora. Ela tenta convencer a todos que as mães são más e “não servem para nada”, e ela diz coisas terríveis, tanto para seus companheiros de Turminha Plimplom, quanto para o Zé. Então, quando ela passa dos limites, o próprio presidente do canal vem falar com ela, e lhe dá um ultimato: se ela der um passo para fora daquele palco, ela não precisa voltar nunca mais. Topetuda e acreditando que não haverá consequências para as suas atitudes, Samantha bate o pé, diz que “os Plimplons acabam ali” e realmente vai embora…
Imagem por Série Maníacos
A Samantha-9 está acostumada a ter as coisas segundo a sua vontade, ela acredita que eles virão atrás dela, lhe pedirão desculpas e implorarão para que ela retorne, enquanto a Samantha-39 tenta convencê-la a ir até eles ela mesma e pedir desculpa. Até porque, dessa vez, ninguém vem por ela. Quando ela volta ao palco, os meninos estão gravando “A Lanchonete do Bolota”, em português e em espanhol, para exibição na Argentina, e não tem nenhuma parte para a Samantha“Samantha. Pede desculpas e volta”. Mas Samantha-9 não se rende. Estende a mão ao Zé, o convidando para ir embora com ela, e então Samantha-9 e 39 compartilham um MOMENTO LINDÍSSIMO, de mãos dadas, “sozinhas, como sempre”. “Todo mundo te abandona uma hora. É assim desde que a gente nasceu. Cresce e aceita”. Mas, dessa vez, não é assim: Samantha tem uma família. O Dodói e as crianças, com as roupas dos Plimplons e do Cigarrinho… mas eles também se viram, também vão embora.
E isso resolve tudo.
“Viu?”, diz a jovem Samantha. “Todo mundo foi embora. No final, a gente não passa de uma… órfã”.
Palavra dita pela Samantha-9 na memória/alucinação e pela Samantha-39 ao despertar.
Chegou até a arrepiar!

Para mais reviews de Samantha!, clique aqui.


Comentários