Sítio do Picapau Amarelo (2002) – Bruxa Mãe, Bruxa Filha: Parte 1



“Ela veio me buscar… mas eu não quero ir embora!”
Após o fim da Convenção das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas, Lua Cheia levou a mãe para a caverna da Cuca, onde ela pode se recuperar da explosão causada por Emília para impedir o feitiço que deixaria todas as crianças do mundo doentes, e deixou apenas uma carta, explicando que estava indo embora, porque já não queria mais que a mãe sentisse vergonha dela. Acreditando, então, que Morgana não queria mais tê-la por perto, Lua Cheia planeja ir embora, mas acaba caindo no Sítio do Picapau Amarelo. Assim, quando a vassoura da bruxinha boa fica enroscada no telhado da casa de Dona Benta, iniciamos “Bruxa Mãe, Bruxa Filha”, a última história de bruxas na segunda temporada do “Sítio”. E Morgana está determinada a atacar o Sítio para “salvar” a Lua Cheia de coisas horrorosas, como “ter que escovar os dentes”.
Quando as crianças descobrem a Lua Cheia no telhado da casa, eles a mandam descer depressa, porque “a Dona Benta não pode saber que ela é uma bruxa”, e enquanto Pedrinho ajuda a garota a descer, Narizinho e Peninha entram de volta na casa, para impedir que Dona Benta e Tia Nastácia saiam “para ver o que está acontecendo”. E inventam uma série de desculpas, como que se trata de um rato, um gato ou um morcego. Dona Benta, esperta que só, sabe que eles estão mentindo, mas não sabe o que está acontecendo. Enquanto isso, do lado de fora, as crianças escondem a bruxinha no galinheiro, e o Visconde fica lá com ela, mesmo que tenha pavor de galinhas – mas Lua Cheia promete protegê-lo. Tia Nastácia quase descobre a bruxinha escondida no galinheiro, em uma cena divertida em que acaba trocando sua vassoura pela dela.
Tia Nastácia com vassoura de bruxa É UMA COMÉDIA. Na manhã seguinte, quando vai tentar usar a vassoura para limpar a casa, Tia Nastácia acaba brigando com a vassoura, que a leva para voar pelo Sítio – tadinha dela toda desesperada, mas eu preciso dizer que ME DIVERTI MUITO com os seus gritos pedindo socorro, e as reações das crianças olhando pela janela e vendo a Tia Nastácia voando, como a Emília, que solta um icônico “A Tia Nastácia tá voando, vê se pode!”, naquele seu tom debochado. Lua Cheia faz um feitiço para que a sua vassoura pouse, mas ela acaba derrubando a Tia Nastácia, que já nem podia ficar em pé, tremendo-se toda de nervoso depois da “aventura” indesejada – a fofa da Lua Cheia faz um feitiço para acabar com a dor de Nastácia, assim como uma série de outros feitiços para trazer mais alegria ao Sítio, como reviver os lírios de Dona Benta…
Lua Cheia só sabe fazer feitiços bons!
“Eu não quero aprender a fazer maldade. Eu não quero ser ruim!”
Enquanto isso, Cuca e Pesadelo se assustam ao chegar de volta na caverna e encontrarem Morgana dormindo lá, achando que “ela voltou para se vingar”. Morgana desperta “por causa do cheiro horrível de Cuca”, e exige tanto saber o que está fazendo ali, como onde está sua filha. “Eu quero minha filha de volta e é agora!” Portanto, percebemos de imediato que as coisas terríveis que disse a Lua Cheia foram só da boca pra fora. Quando Pesadelo pergunta o porquê de ela querer a filha de volta, “se ela é uma decepção”, Morgana o manda calar a boca – ela está determinada a descobrir quem está com a Lua Cheia, e promete acabar com quem a tiver levado! Inicialmente, ela não quer acreditar na possibilidade de a bruxinha ter escapado, mas não pode mais negá-lo quando encontra a cartinha que ela deixou… e ela se emociona com o “querida” ou com o fato de a Lua Cheia ter cuidado dela e a levada para lá.
“Ah, minha filha! Minha querida filha! Tão horrivelmente linda!”
Mas a Lua Cheia está FELIZ no Sítio – com a Emília, ela brinca como qualquer garota normal. Sobe em árvores, se balança em um pneu, e é tão bonitinho! Da caverna da Cuca, Morgana tenta usar a sua bola de cristal antiga para encontrar a filha, sem sucesso, apenas interceptando a chegada do bondoso Zé Carijó, que acaba de chegar para integrar o elenco do “Sítio do Picapau Amarelo”, com a sua galinha embaixo do braço: “Ó, Carijó. Que sítio mais bonitinho! Será que tem lugar pra eu trabalhar aqui?” É uma chegada deliciosa, com trilha calma bem do jeitinho dele, e Emília é a primeira pessoa que ele conhece no Sítio. Adoro como a Emília se apresenta como Marquesa, e como diz que vai levá-lo para conhecer a Dona Benta, que é muito mais que Marquesa: “Ela é mais do que a Rainha da Inglaterra!”, nas fofas palavras de Emília.
Então, o Zé Carijó ganha um trabalho no Sítio do Picapau Amarelo.
BEM-VINDO AO SÍTIO!
Eventualmente, Morgana acaba conseguindo ver a filha pela bola de cristal ultrapassada da Cuca: “O quê? Eles pegaram ela? Eu vou destruir o Sítio do Picapau Amarelo!” Achando que Lua Cheia está lá contra sua vontade, Morgana decide que vai invadir e salvá-la, mas resolve esperar pela noite, quando as bruxas ficam mais poderosas. Felizmente, os besouros da Emília, que foram mandados para investigar, escutam o Pesadelo falar sobre o ataque que Morgana planeja para o Sítio naquela noite, e vem avisá-la. Agora, eles precisam ficar atento e se preparar para a sua chegada, mas isso não a impede de entrar na casa com certa facilidade. Morgana testa uma série de disfarces para “enganar” os humanos, e quando Emília esconde Lua Cheia embaixo da cama da Narizinho, Morgana bate à porta da casa, vestida como uma roqueira de anos passados…
Uma nova fase está começando no Sítio.
A sequência de Morgana à porta do Sítio, esperando que Dona Benta a convide formalmente para entrar na casa, é um tanto quanto macabra, e eu gosto do tom mais dark que se assume – “Mas o que uma mulher tão elegante quanto a senhora faz aqui sozinha com esse tempo tão ruim?” Não é difícil perceber quem ela é. Pedrinho se lembra dela da Convenção das Bruxas, quando foi aprisionado, e Emília se lembra de quando foi acabar com o feitiço, além de que ela tem pedidos estranhos como “chá de asa de morcego”, mas as crianças ainda estão um pouco céticas… Peninha diz que pode não ser ela porque “bruxas não se vestem assim”, por exemplo, e Dona Benta fica dando broncas em Emília pela maneira como ela fala com a “convidada”. De qualquer modo, Morgana agora está no Sítio, e Lua Cheia não quer ir embora com ela…
“E agora? O que a gente vai fazer pra se livrar dessa bruxa?”


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários