[Season Finale] Samantha! 2x07



“Você nunca esteve sozinha”
QUE EPISÓDIO MAIS PERFEITO! Não havia maneira MELHOR de terminar a temporada do que com esse episódio, e foi um final muito superior ao fim da primeira temporada, que eu já tinha amado… a grande diferença, a meu ver, é que Emanuelle Araújo pôde brilhar, e o episódio mostrou tanto o amadurecimento final de Samantha, quanto tudo o mais que gostamos de ver na série. Começando com a Samantha estreando a peça de Carmem e dizendo a palavra “órfã”, e terminando com a Samantha no carro da polícia, o episódio teve um pouco de tudo: tensão, diversão, diálogos inteligentes e divertidos, e um final emocionante. Definitivamente, O MEU EPISÓDIO FAVORITO EM “SAMANTHA!” Nesse episódio, Samantha é sequestrada por uma fã louca que ama a Samantha desde a infância, e, de um jeito bem maluco, isso leva Samantha a ver o quanto é amada.
E é isso o que importa no final, não é?
Samantha é aplaudida em pé na peça de Carmem, que maldosamente barra a entrada de Dodói apenas para dar mais dramaticidade e dor à atuação de Samantha, mas aquele papel talvez não tenha muito a ver com ela… quando ela sai do palco, esperando o assédio dos fãs, ela recebe apenas um: Leonora. E é uma fã divertidíssima (e louca) que vai em todos os shows que ela faz, e contra quem Samantha já tem até uma restrição judicial. Mariana Xavier nos conquista de cara na personagem, e adoro como ela menciona “os trabalhos antigos” da Samantha e a “tiara”, e quando vemos toda a obsessão dela, não é nenhum mistério sobre quem atirou aqueles dois dardos tranquilizantes na Samantha, quando ela estava saindo de dentro de casa. Quando Samantha acorda, está vestida com um cospobre de Samantha, com tiara de papelão, botas de papel alumínio…
E É PERFEITO! <3
“Eu vim te fazer voltar a acreditar. À FORÇA!”
Quando acorda, Samantha se vê amarrada pela fã louca (“Ou eu trago a Samantha, ou ninguém sai daqui”), e eu acho que aqui ela tem uma das melhores falas da série inteira: “A criança que você cresceu assistindo tinha 9 anos. Eu já não sou mais ela há meses!” Mas o sequestro logo sai de controle, porque Marcinho percebe que alguma coisa está errada quando Samantha fala sobre “medo de palco”, e então ele olha pela janela. Logo, a TV toda está anunciando O SEQUESTRO DE SAMANTHA: “URGENTE! EX-CRIANÇA FAMOSA SEQUESTRADA”. Tudo é bizarro e cômico! A entrevista do Marcinho, as perguntas dos repórteres, a mulher com a camiseta escrita “Plena”, sorrindo para a câmera e fazendo pose… SENSACIONAL! E, a cada minuto, a multidão do lado de fora aumenta, formada por fãs e curiosos, e a polícia assume o caso, enquanto Marcinho transforma tudo num comércio, vendendo CDs e camisetas com “#FreeSAMANTHA”.
CARA, ESSA SÉRIE SE SUPERA!
AMO MUITO!
<3
Imagem por Série Maníacos
Então, Dodói liga para Samantha e Leonora o atende, “para negociar”, e aqui temos outro diálogo incrível: “Eu quero… 8 reais. Pra passagem de ônibus!” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Mas Samantha logo percebe que não faz sentido acabar esse sequestro agora. Quando ela liga a TV, enquanto Leonora faz suas “negociações”, ela vê os noticiários chamando o evento de “o sequestro que parou o Brasil”, vê a quantidade de pessoas se amontoando na frente de sua casa, a música da Turminha Plimplom de volta ao número um de sucesso, “o mundo rezando por Samantha”. Ela percebe que não faz sentido deixar toda essa atenção escapar. Então, ela resolve interferir nas negociações, e eu ADOREI a Samantha MANDANDO ELA PEDIR UM HELICÓPTERO. “Eu não sei pilotar!” Uma mais descontrolada que a outra: “Senta aqui do meu lado, vou te ajudar a fazer uma lista decente. Vamos lá, agora a gente vai fazer isso juntas”.
“Eu não imaginava mesmo esse amor todo”
Samantha, então, está no paraíso. Recebendo pipoca e água na boca, assistindo as pessoas falando que a amam na TV, e Leonora tenta lhe mostrar que ela nunca esteve sozinha – naquele dia do abandono, no episódio anterior, quando Samantha tinha 9 anos de idade, Leonora já estava lá! Pedindo um autógrafo… “Todo mundo te ama, Samantha. Olha lá fora. Você nunca esteve sozinha”. E ISSO FOI TÃO BONITINHO! Então, Leonora decide “acabar com isso”, mas Samantha não deixa, e eu até gosto da explicação que ela dá, que é menos egocêntrica do que pensei que seria: ela diz que se ela sai agora, vai presa, e ela “não vai deixar sua fã na mão”. Até cita o “O importante é não deixar de acreditar”. Então, Dodói invade a casa, pela janela quebrada de Brandon, e ele fica um pouco intrigado com a maneira como elas estão assistindo TV lá dentro.
AMEI o momento em que Leonora explica que não tem explosivos amarrados no corpo, como acreditavam, é apenas um casaco largo pra lanchinhos: “Leonora, você não tá armada de verdade? Que que eu vou explicar pra essas pessoas lá fora? Leonora, você tá maluca, minha filha?” Então, Samantha faz o que tinha que ser feito… ou não. Mas ela faz, E É LINDO! E, MAIS UMA VEZ, MOSTRA O QUANTO SAMANTHA AMADURECEU. Ela sai de casa, uma saída triunfal e de estrela, sorrindo, e agradece a todos pelo amor que todos eles demonstraram por ela. Depois, ela diz que precisa dizer uma coisa, e confessa que o sequestro não foi real… ela diz que não havia explosivos, que foi tudo “uma brincadeira”, e diz que foi tudo planejado por ela. Que Leonora só fez o que ela pediu que ela fizesse… uma fã dedicada que a ama muito, e não há nada de errado em amar.
AI QUE LINDO!
SAMANTHA SE IMPORTA COM AS PESSOAS! DE VERDADE!
Imagem por Série Maníacos
Claro, no entanto, que isso haveria consequências. Alguém da multidão grita um “Ela nunca vai crescer!”, remontando ao tema da temporada sobre “ser criança para sempre” ou “mostrar que cresceu”, e ela faz um discurso lindo, que termina com: “É como eu sempre digo: o importante é não deixar de acreditar!” MAS SAMANTHA ACABA INDO PRESA. Confesso que, por um momento, fiquei em choque. Enquanto a Samantha era algemada, eu fiquei com dó dela. Ela não merecia nada daquilo, eu sofri com ela, e me recusei a acreditar que a temporada ia acabar triste daquele jeito… mas então temos uma surpresa linda. Samantha vai presa, sim, e eu espero que a Netflix renove a série para uma terceira temporada, PORQUE EU QUERO MAIS, mas o final do episódio, surpreendentemente, não é triste, como inicialmente pensei – mas emocionante.
Quem diria que uma prisão seria tão emocionante?
Porque, enquanto ela é presa, do meio da plateia alguém grita um “Você já viu um disco voador?”, e todo mundo, junto, começa a cantar a música que Samantha cantava quando era criança… a maneira como todos se unem por ela, família, amigos e fãs, alguns com camisetas da Turminha Plimplom, todos cantando emocionados… WOW, É DE ARREPIAR. E os olhos de Samantha na brilhante atuação de Emanuelle Araújo, cheios de lágrimas, emoção e sentimento. Perfeito. Samantha olha a tudo, se emociona, chora, depois entra no carro, para ser presa, mas ela sorri lá dentro. E sabe por quê? Porque, no fim, tudo é sobre ser amado, ou se sentir amado. E QUEM NÃO QUER SE SENTIR AMADO? Naquele momento, indo presa ou não, com os fãs e as pessoas que ama reunidas cantando sua música e pedindo que a solte (“Solta ela. Ela é só uma criança!”), ela se sentiu amada. Estavam todos ali por ela
EMOÇÃO DEFINE ESSE FINAL.
Lindo.
Chorei <3

Para mais reviews de Samantha!, clique aqui.


Comentários