This is Us 2x01 – A Father’s Advice


“It’s better to have loved and lost, than to never have loved at all”
This is Us e a sua característica eterna de nos destruir emocionalmente. Mais 18 episódios, e eu acho que além dessa temporada não passamos com Jack, infelizmente. Aquele final doloroso nos conta que Jack morreu em um incêndio, e eu realmente não tenho condições de assistir à sua morte. Se passando no aniversário de 37 anos de Randall, Kate e Kevin, o episódio já começa emocionante, com poemas e narrativa de William, enquanto nos lembramos de em que momento da trama estamos: Rebecca está sozinha em seu carro, secando as lágrimas; Randall está vendo bebês de outras pessoas, pensando na adoção que planeja; Kate está se preparando para uma audição, e tem o Toby para dar-lhe força; enquanto o Kevin segue fazendo tudo errado, como sempre. E isso não é de agora, veja sua atitude no passado, ostentando um chupão no pescoço enquanto a sua família desmorona.
A história de Randall para essa temporada começa forte, e fala sobre adoção – basicamente, ele quer “recriar” toda a situação que fez Jack e Rebecca o adotarem e “fazer isso por outra criança”, mas Beth não está nada feliz com isso. Especialmente porque ele nunca lhe pergunta nada: ele não perguntou quando trouxe William para dentro de casa, nem quando trouxe Kevin para dentro de casa… quando ele decide fazer algo, ele o faz, independente do que ela pensar. As sequências são cheias de cenas emotivas e dolorosas, como o flashback que mostra Jack e Rebecca no hospital olhando para Randall, quando Rebecca o recusou. Eventualmente, ele percebe o que está fazendo e o quanto está impondo, e Beth pensa numa maneira de “ajustar o seu plano perfeitamente imperfeito”: adotar uma criança mais velha, que não tenha mais ninguém no mundo.
Vai ser uma ótima trama!
Uma das principais jornadas é a de Kate, e enquanto ela se arruma para a audição que Toby a convenceu a fazer, Toby e Kevin seguem se estranhando, porque têm visões diferentes de como as coisas devem ser… e eu detesto o Kevin, já deixei isso claro ao longo de toda a primeira temporada. Ela nem canta na audição, sentindo-se mal pelas mulheres esbeltas que encontra lá, e o “jantar de aniversário” é um desastre. Detesto a maneira como Kevin se impõe e como visivelmente NÃO SE IMPORTA COM ELA. Como “apoia” a sua desistência, como torna tudo sobre si, e como pouco se importa, como Toby se importa… ao vê-los brigar, no entanto, Kate vai sozinha à audição, e é uma das melhores sequências da série. Porque a deixam cantar, a dispensam depressa, e ela toma coragem, se impõe por si mesma, faz todo um discurso inspirado sobre como não vai permitir que a dispensem por causa de sua aparência.
Mas então o cara faz Amber, a backing vocal, cantar e conclui:

“Your pitch is good, but your range is limited and your falsetto blows; You're out of practice, right? You can't waltz in here and compete with girls who have been honing their craft at open mic nights since they were 16 years old. I-I don't care what dress size you wear. It's... you're not good enough, honey”

Foi doloroso, quiçá cruel, MAS REALISTA.
Kate precisava daquilo, daquele chacoalhão.
Como sempre, no entanto, nossa parte favorita está no passado. É muito doloroso ver o casamento de Jack e Rebecca correndo risco dessa maneira… dói quando eles contam às crianças, ou quando ele se instala com Miguel esperançoso de que ela vai ligar naquele mesmo dia, enquanto ela tenta segurar as pontas com os filhos igualmente arrasados. Eventualmente, ela vai até ele, e é LINDO. Ela o elogia, ela o ama, e ela diz que ele é melhor que o Tom Hanks, que acabou de ver no cinema. É triste, comovente e muito bonito. Porque ele confessa o seu problema com alcoolismo, e diz que ele precisa resolver isso antes que possa voltar para a casa deles, e que “precisa fazer isso sozinho”. É chocante, é forte e é de arrasar-nos quando a porta se fecha. Durante segundos dolorosos, achamos que é isso. Mas ela bate novamente na porta, e ele a abre, para ouvi-la mandá-lo entrar no carro: “You are my husband, and I am your wife, and if you have a problem, we will fix it together”.
Me arrepiou. This is Us começou COM TUDO.
E então nos mostra um pouco da morte dele, para nos destruir…
“It's better to have loved and lost, surely... but try not to lose it at all”

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários