Star Trek: Discovery 1x06 – Lethe


“My mind to your mind. My thoughts to your thoughts”
Eu gosto dessa conexão que Michael Burnham compartilha com os VULCANOS. Desde a série clássica, nós somos apaixonados por essa espécie graças ao Spock, e Michael é a primeira humana que foi treinada na Academia dos Vulcanos, e criada por Sarek, o pai de Spock, como sua irmã. As relações são complexas, e é interessante explorar um pouco mais dessa relação complicada entre humanos e vulcanos, que não é assim tão “pacífica” quanto parece, vide aquela nave explodindo no início do episódio e colocando a vida de Sarek em perigo! Enquanto isso, em um treinamento de guerra do Capitão Gabriel Lorca, conhecemos um novo personagem que parece bem interessante: Ash Tyler, e ele conseguiu me conquistar já no seu primeiro episódio, por toda sua astúcia e pela maneira como fala com Michael, fazendo-a enxergar coisas que ela está negligenciando.
Assim que Sarek é “atacado”, Michael Burnham sente o ataque e desmaia, graças à conexão que eles funcionam e ao katra dele que a chama. Tudo parece muito confuso, no começo do episódio, como se estivéssemos em uma Penseira, mas as pessoas lá de dentro estivessem conscientes de nossa presença. Michael recorda um momento que considera humilhante, quando foi rejeitada para se juntar aos Vulcanos em uma expedição, mas Sarek não a quer presente: “What are you doing here? This is my mind!” Ela SABE que Sarek está desacordado, possivelmente morrendo, e ela precisa fazer alguma coisa para salvar a sua vida, por isso pede a ajuda do Capitão Lorca que, por ela mais que por Sarek, aprova a arriscada missão que planeja usar essa conexão de Michael com Sarek para chegar até ele. Assim, a missão se forma.
Gostei do trio formado por Michael, Tilly e Ash, e sinceramente espero que possamos ver mais dos três juntos – adorei o Capitão Lorca mandando Ash “trazê-la em segurança de volta”, e ele estava falando de Michael: “Ou então melhor nem voltar”. Toda vez que tenta se conectar com Sarek, Michael é levada de volta à memória de sua maior humilhação: “I was rejected from expeditionary group from being too human. My failure was his last thought. He doesn’t believe me, but I’m supposed to be the one who saves him”. É forte, e Michael sente que ela foi a maior decepção da vida de Sarek, aquela que provou que humanos e vulcanos não podem ser iguais, que frustrou os seus planos. No entanto, há naturalmente coisas que ele está escondendo. E ela não quer se lembrar delas, só pensa na mãe, elogiando-a por ter se graduado, mas pedindo que ela nunca se esquecesse que, também, era memória.
Depois de uma luta física dentro da mente de Sarek, que agora ele compartilha com Michael, Ash Tyler faz Michael Burnham pensar em algo que ela estava desprezando: que não há lógica alguma que esse seja o último pensamento de Sarek, à beira da morte. Nós não pensamos nas pessoas que nos decepcionaram na hora da morte, mas naqueles que amamos e no que desejamos que tivéssemos feito diferente. Com essa motivação, ela retorna à mente de Sarek com intensidade (“What are you hiding?”), e pede que ele confie nela, que ele a deixe ver o seu segredo, e a fala dos responsáveis pela missão é clara: eles permitem que Sarek escolha apenas um de seus não-vulcanos, Michael ou Spock, para integrar o grupo, e é crueldade. Ele acabou escolhendo Spock, que desprezou essa escolha e se juntou à Frota Estelar.
Mas ver a expressão de Sarek tira qualquer dúvida: VULCANOS TÊM EMOÇÕES.
Por mais que as escondam.
Desse modo, esse sexto episódio é primordialmente EMOCIONAL. Ele serve para entendermos melhor Michael Burnham e sua parte vulcana, e para motivá-la a aceitar um convite do Capitão Lorca que a coloca de volta na ponte, dessa vez da USS Discovery. Ela está ganhando seu espaço, e sinto que na segunda metade da temporada, ela já deve ser Capitã. Com Sarek, ela teve uma sequência linda, em que ela o confronta por ter mentido para ela, tê-la feito pensar que era uma decepção para ele, e ele pede desculpas, diz que se sente envergonhado e admite: “I failed you, Michael Burnham”. Foi forte, especialmente para um Vulcano – mas Michael salva a sua vida, da mesma maneira como ele a salvou no início da série. Michael está de volta e com cada vez mais força, e Lorca está ameaçado de ser tirado de sua nave!
“I can’t leave Starfleet’s most powerful weapon in the hands of a broken man”
Será que Michael pode substituir Lorca?

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.


Comentários