Maria do Bairro – Luis Fernando tenta matar Nandinho!


“¿Dijo… dijo mamá? ¿Nuestro hijo? Pero ¿qué es esto, Maria?”
Eu devo dizer que tenho SÉRIAS ressalvas a respeito de Luis Fernando, porque ele é impulsivo demais, a ponto de ser preocupante – mas a interpretação comovente de Fernando Colunga (foi seu melhor momento na novela!) quando ele “conhece” Nandinho sabendo que ele é seu filho me arrancou lágrimas… EMOCIONANTE DEMAIS. Não que Luis Fernando não vá ter toda a sua sequência violenta e inconsequente antes disso, acusando Maria do Bairro de uma traição que nunca aconteceu, exatamente como foi anos atrás, quando ele a viu com Vladimir. A diferença, agora, é que Maria do Bairro se tornou uma mulher FORTE e que faz de tudo por seu filho, então ela não teme Luis Fernando, ela não enlouquece, porque ela tem a força do amor pelo seu filho e a certeza e determinação de que precisa defendê-lo para fortalecê-la.
E isso me enche de orgulho dela.
Penelope está de volta e com força nessa parte da trama, tentando conseguir dinheiro fácil com uma sequência de chantagens… primeiro querendo contar a verdade a Tita, depois querendo contar do amante ou filho de Maria para Luis Fernando. E ela consegue balançar de fato a relação quando manda uma carta anônima para Luis Fernando e lhe fala sobre Maria, que é melhor ele cuidar dela e prestar atenção… Maria diz que Luis Fernando NÃO PODE duvidar de sua fidelidade, lealdade e amor, mas aquela dúvida corrói o bom-senso de Luis Fernando e, por fim, ele contrata um detetive particular para seguir Maria… um detetive particular que, devo dizer, é BASTANTE INCOMPETENTE! Primeiro ele traz a informação de que Maria vendeu suas joias e empenhou um colar de diamantes, e Luis Fernando joga com a informação, pedindo que ela faça exatamente isso porque “ele está com problemas”.
Intensamente, Maria do Bairro se recusa a ajudá-lo, diz que se ele se envolveu com problemas por jogos, novamente, ela não vai se desfazer de suas joias por isso… mas isso só instiga Luis Fernando a continuar. E o detetive, incompetente, como eu comentei, ouve Penelope sobre Maria ter um AMANTE no prédio, e então conta para Luis Fernando, e diz que ela pagou tudo para o jovem: apartamento, móveis, comida, roupas… Luis Fernando fica LOUCO, e volta à sua versão mais perigosa e assustadora… quando Nandinho adoece e Maria aparece no seu apartamento para cuidar dele, Luis Fernando aparece no apartamento, como uma tempestade motivada pelo ódio, e violento e louco, ameaça MATAR Nandinho, matá-lo a golpes… é apavorante ver o desespero e a carinha de MEDO de Nandinho, enquanto Maria, Veracruz e Agripina tentam protegê-lo.
Maria mostra MUITA FORÇA nesse momento. Ela está fervendo de raiva, mas a segurança de seu filho é mais importante para ela que qualquer outra coisa, por isso ela firma o pé e diz que se Luis Fernando quer matá-lo, então que a mate primeiro… Maria se recusa a conversar no lugar (toda a preparação para contar a verdade a Nandinho não podia ser estragada assim!), e Luis Fernando lembra-se dele como vendedor, como ladrão e como “namorado de Tita”, e o seu descontrole é potencialmente perigoso. Mas eu ADORO a força de Maria do Bairro, a maneira como enfrenta o marido, como lhe dá um tapa na cara, como o enfrenta dizendo que ele pode matá-la, e consegue tirá-lo do apartamento… Luis Fernando, exatamente como fez tantos anos antes, não escuta, não se importa, e pede o divórcio mais uma vez, EXATAMENTE COMO FEZ ANTES.
Ele não aprendeu nem amadureceu NADA.
Gosto da petulância de Maria, também, ao dizer que pensou em contar-lhe a verdade, até descobrir que ele tinha colocado um detetive atrás dela – porque ele não tinha averiguado bem as informações, e que se ele quer saber a verdade, então que pergunte ao detetive particular “tão eficiente”… “Pobre Luis Fernando. Piensa lo que quieras. Haz lo que quieras. ¡Sepárate!” E ela ainda diz que, depois de ouvir isso tudo dele, ela não pode esperar outra coisa que a não ser o PIOR vindo dele… e a decepção dela com o marido é imensa, e eu só digo: LUIS FERNANDO NUNCA MERECEU A MARIA. E Maria podia ter acabado com tudo ali, agora, mas não. Ela se recusa a contar a verdade agora, já que ele nem quis ouvi-la, e dolorosamente diz que seu amor não é correspondido, porque se fosse, ele teria lhe dado a chance de explicar, mas ele nem permitiu que ela falasse!
E é aí que surge o plano de tirar Nandinho do México para protegê-lo de Luis Fernando!
Luis Fernando poderia ir preso!
Eu gosto muito de ver, pelo menos, que Don Fernando e Victoria estão SEMPRE do lado de Maria, e Tita tenta protegê-la, dizendo ao pai: “Papá, yo creo que estás equivocado sobre mamá. Mamá es buena. Y honesta”. Mas nada parece adiantar. Luis Fernando aparece no apartamento de Agripina querendo falar com Nandinho, dizendo, dessa vez, que veio em paz, e que pode estar equivocado sobre suas conclusões, e por isso quer conversar, fazer algumas perguntas – inocentemente, Agripina o manda até a sua própria casa, porque “Nandinho está lá com a sua esposa há alguns dias”. Claro… então Luis Fernando chega na casa louco e homicida, para uma das cenas mais fortes e mais impactantes de toda Maria do Bairro. Ele chega DESCONTROLADO e vê Maria e Nandinho juntos, embora todos os moradores da casa estejam ali, e então É A HORA DA VERDADE.
Luis Fernando está LOUCO de ciúmes, falando do papelão que todos estão fazendo ao apoiarem Maria, ao falar para ela que ela não demorou nada para trazer o amante para dentro de casa, e então, no meio de todo o desespero, Luis Fernando saca a arma e, para defender Nandinho, Maria se coloca à sua frente e grita: “¡NANDITO ES NUESTRO HIJO!” Imediatamente o semblante de Luis Fernando muda, a mão enfraquece, depois de um tiro errado que serve para assustar e chocar… MAS QUE CENA! QUE CENA ESPETACULAR! “¿Dijo… dijo mamá? ¿Nuestro hijo? Pero ¿qué es esto, Maria?” Fiquei sem ar assistindo, e agora meu coração salta em descrever o momento tão especial e tão angustiante. Luis Fernando se transforma, sente-se culpado, despenca, e Maria, uma verdadeira santa, o carrega para cima para que eles possam conversar.
E então lhe explica tudo.
Se eu sempre elogia a brilhante interpretação de Thalía, esse é o momento de elogiar, também, Fernando Colunga, porque é quando o vemos mais vulnerável… arrependido, destruído e culpado, ele pede perdão. E embora eu não ache que ele mereça o perdão, a cena é convincente o suficiente para que até nós tenhamos vontade de abraçá-lo e acalmá-lo, porque finalmente chegou ao fim. Maria leva Nandinho para apresentá-lo ao pai oficialmente, e ALI EU CHOREI DEMAIS. O medo de Nandinho para entrar no recinto, as lágrimas e os olhos vermelhos de Luis Fernando, o rosto repleto de emoções conflitantes e claras… um abraço demorado que me emocionou e me fez chorar… cheio de sentimento e de perdão, sendo o bonito começo de uma relação em que Nandinho diz “¡Papá!” E embora ele sempre tenha tido Veracruz, ele sempre o chamou de “padrinho”.
Nandinho nunca teve um PAI.
E aquilo foi lindo…

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Como sempre Luis Fernando é imaturo e impulsivo. Também gostei da postura forme de Maria diante das desconfianças dele, o incentivando a ir em frente com mais um pedido de divórcio por não acreditar nela. Será que depois de descobrir toda a verdade, e viver uma emoção inesquecível de saber que Nandinho é seu filho ele vai amadurecer? Acho pouco provável... acho que ele ainda faz mais umas cacas até o fim da novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surpreendentemente, não sei se vem cacas pela frente... acho que até sim, mas menos graves. Agora vai focar na Soraya seduzindo o Nandinho e tudo o mais. ESSE é o ato final da novela haha

      Excluir

Postar um comentário