Divórcio (2017)


Até que o amor exploda.
Uma deliciosa comédia brasileira com Murilo Benício e Camila Morgado nos papéis principais. Sinceramente, eu acho que Murilo Benício é ÓTIMO para comédias – ele não é necessariamente um ator excepcional (embora em “O Clone” ele estivesse, sim, muito bem), para personagens sérios ou dramáticos, mas em comédias ele se sai incrivelmente bem. Veja seu trabalho como Arthur em “Pé na Jaca”! Um dos melhores de sua carreira! Aqui, como Júlio, Murilo Benício pode entregar toda essa comédia fantástica que ele tem e nos divertir de verdade. O filme é muito bom, embora com um final previsível, mas isso não importa. O que importa são as DELICIOSAS risadas ao longo do filme. Ah, e uma pena que tenhamos Paula Fernandes cantando “Evidências” como música-tema do filme, porque ela deve ser a ÚNICA pessoa no mundo que deixa essa música ruim.
Sério, porque “Evidências” é MARAVILHOSA.
Mas não posso dizer o mesmo da Paula Fernandes…
Enfim. O filme, como o título sugere, fala de um casamento em colapso. No entanto, começamos lá em 1997, quando Júlio roubou Noeli de um casamento arranjado no interior de São Paulo, e juntos eles construíram uma vidinha boa juntos, repleto de felicidades e muito sucesso com o JUNO, um molho de tomate que vira sucesso no país e os torna bastante ricos. Minha primeira impressão foi a de comentar sobre como eles eram muito mais felizes e unidos quando mais pobres do que quando ficaram ricos, mas esse não era o único problema do casamento que, também, não tinha problemas realmente intransponíveis, mas alguns ajustes que precisavam ser feitos. Ela se incomodava com coisas como “o cocô do Júlio que não afunda, fica lá boiando, como se fosse isopor, e sempre volta”, ou com a risada dele (ótima!), e ele diz coisas como “Minha mulher é tudo para mim. Se eu me separasse hoje, eu não sei o que faria… primeiro” e tal.

Mas, no fundo, ELES SE AMAM.
O casamento começa a colapsar de vez depois de um evento divertidíssimo em São Paulo! Eles moram em Ribeirão Preto, e tem um sotaque divertido (que, por sinal, é um pouco mais forte que o meu, mas talvez próximo), o que já é metade da comédia do filme! Lá, ele faz aquele discurso do trailer sobre “alguém importante para ele e que sempre está com ele em todos os momentos de sua vida”, Deus, e ela fica chateada… ele nem é religioso! Mas esse não é o problema. É que ela coloca uma música que ele pede para trocar (afinal, ele que quis ir de carro, então aguenta) e então ele pega um atalho por uma estrada de chão (ela não quis trocar a música, então aguenta, também!), e o carro enguiça no meio. Melhor: ACABA A GASOLINA. Eu já comecei a rir tanto… e o que veio dali não poderia ser mais DIVERTIDO. Tudo, tudo naquela cena funcionou bem!
Funcionou ela falando que não ia colocar o seu sapato de 7 mil reais na lama (“7 mil reais?” “Você quer discutir isso agora?” “Não!”, mas o modo de Júlio falar “Não!” que é o mais divertido de tudo!), ele indo sozinho para casa para depois voltar para buscá-la, enquanto ela fica sozinha, brigando com uma coruja e com uma onça. Naturalmente, ele pega no sono ao colocar a filha pra dormir, esquece da esposa, e amanhece no dia seguinte ainda sem se lembrar… “Silvana, meu Deus! Você esqueceu o pão sem glúten!” E Noeli aparece toda descabelada, com a roupa rasgada, o sapato na mão, e uma história divertidíssima para contar sobre como teve que correr em zigue-zague da onça, subir em árvores e um monte de coisas assim. Naquele momento, eu já estava MORRENDO DE RIR. Então, ela o expulsou de casa, fez suas malas e jogou-as pela janela.
Dali em diante, é uma série de mal entendidos divertidos. Ela não tira a aliança. Ele derruba a dele no banho e perde ela no ralo. Ele vai levar flores na casa dela para pedir desculpas. Ela o atropela. Ela o vê sem aliança. UM MONTE DE CONFUSÕES DIVERTIDAS. Então as coisas vão ficando mais divertidas e exageradas, e eles parecem estar em um campo de guerra. Ainda mais quando os advogados entram no meio do jogo – acho que a MELHOR e MAIS ENGRAÇADA parte do filme foi quando ela chegou à audiência com o juiz, vestida com uma roupinha velha, dizendo que a mãe que emprestou, fingindo que está chorando, com um terço na mão… é tão debochado, é tão dissimulado, e as reações de Júlio são tão perfeitas! A melhor sequência do filme, sem dúvida! As coisas vão REALMENTE ficando bastante sérias com o tempo.
ELE VAI ATÉ PRESO!
Mas acho que uma das melhores sequências é quando um ataca o que o outro mais preza. Ela vai atrás do carro dele, e o enche de tiros, até que atira no tanque de combustível e ele explode, o que parece bem cruel. Em vingança, ele vai até a casa, junta os sapatos dela, coloca-os todos em um carrinho de mão, e coloca fogo… para você ver o nível de exagero a que chegamos, e isso é tão ENGRAÇADO! Ah, eu também gostei do quanto ela foi inteligente quando precisou ser… quer dizer, ele “roubou” a JUNO dela, trocou a imagem da mulher na lata do molho de tomate, começou a vender as ações da empresa, e o que ela fez? Divulgou o segredo da receita PARA TODO MUNDO NA INTERNET. Bem, quando a coisa ficou séria, nenhum dos dois estava para brincadeira. Eles sabiam o que estavam fazendo, e como fazê-lo da melhor maneira!
Mesmo assim, nós sabemos que eles se amam. Esquecê-la naquela noite foi sério, mas além disso, dali em diante foi um mal-entendido atrás do outro virando uma imensa bola de neve e uma guerra sem fim. No fundo, um se importa com o outro. Por isso, quando ele foge da cadeia e ela está indo viajar com um sertanejo que sempre foi apaixonado por ela, ele vai de carro até ela, para impedi-la de ir embora, assim como fez em 1997, resgatando-a de um casamento arranjado. Ele faz o mesmo, mais uma vez. E enquanto ela, ameaçadora, atira em volta dele, atira perto de seu pé, ele corajosamente se aproxima, pedindo desculpas, falando do quanto a ama e, eventualmente, eles se beijam, por causa de uma antiga aliança que foi encontrada e trouxe de volta tantas memórias do amor tão verdadeiro que eles compartilham. Foi bonito, e o filme termina com o beijo do casal.
E muitas risadas gostosas.
Totalmente recomendado!


Para mais reviews de filmes, clique aqui.


Comentários

  1. DIVÓRIO prova que o cinema nacional está cada vez melhor, bastava só um crédito para ele. Quero mais filmes como este. ameeeeeeei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário