Maria do Bairro – Os filhos de Maria descobrem a verdade!


“¡Hijo! ¡Hijo de mi corazón!”
As tramas principais de Maria do Bairro se entrelaçam, e as verdades vêm à tona tanto sobre Tita quanto sobre Nandinho em tempos próximos… Tita, com a aproximação de seu pai biológico, descobre que foi adotada quando era uma recém-nascida. E Nandinho, quando Agripina e Veracruz tentam fugir com ele do México para que Maria não o afaste deles para protegê-lo da loucura de Luis Fernando, convencido de que ele é amante de Maria, descobre que Maria do Bairro é sua verdadeira mãe. São cenas fortes, emotivas e que me levaram às lágrimas. E pensar que, como eu sempre digo do roteiro inteligente e rico de Maria do Bairro, esse AINDA não é o fim da novela, que entra em sua terceira fase com o retorno ressuscitado de Soraya, quando ainda há TANTA COISA para acontecer, como a prisão de Maria daqui a algum tempo.
Mas vamos com calma.
Poderíamos ter confiado em Veronica em relação ao segredo de ela ser a mãe de Tita – Maria ficou ressabiada ao saber que era ela a mãe de Tita, porque ela sabe que a proximidade com seu filho a faz querer chamá-lo assim, mas eu acho mesmo que Luis Fernando e Don Fernando confiaram nela com razão… tudo isso poderia ter passado bem, se não fosse o surgimento de Clemente, o pai biológico de Tita. Enquanto isso, Nandinho sofre, apaixonado, dizendo que um dia vai ser digno de Tita, pedindo que ela o espere e não se comprometa com ninguém agora, mas ela também sofre, por saber que ele é seu irmão (embora não seja), e então diz que eles só podem ser amigos, e logo ele vai descobrir uma coisa que vai fazê-lo entender o porquê de ele não poder pensar nela dessa maneira… fico com dó do Nandinho que sofre tanto, sem entender nada.
Tita, no entanto, tem outras coisas com que se preocupar… Clemente, o pai biológico de Tita, aparece para atormentar a vida de todo mundo, e pressiona Veronica para contar a verdade à garota, porque se ela não o fizer, ele fará! E ele o faz… chega a Tita dizendo-lhe: “Vengo a decirte algo importante. De tu verdadera madre. E sem nenhum tipo de preparo, ele diz que Maria e Luis Fernando de la Vega não são seus pais de verdade, e embora ela diga que é loucura e mentira, ela sofre, ela chora, embora permaneça calma e sem maiores explosões… Clemente vai com ela até o parque, e ela quer saber quem é sua verdadeira mãe, e ele conta que é Veronica. Sofrendo e chorando com toda a verdade que lhe é despejada, Tita vê seu mundo desmoronar e vai até a avó para perguntar se é verdade e, por fim, ela vai até Luis Fernando.
E Luis Fernando é insensível ao extremo ao lhe contar a verdade. Primeiro ele ainda mente para Tita, enquanto Veronica expulsa Clemente por tê-la feito perder a sua filha pela segunda vez, mas depois Tita diz que sente que é verdade e que quer ouvi-la da boca do próprio pai, e ele o faz. Felizmente, Tita é um AMORZINHO e lida bem com isso, bem melhor do que eu esperava que ela lidasse… a Maria também é bem compreensiva, já que ela entende muito bem desse sofrimento, e pede que Tita não guarde rancor de sua mãe de verdade, o que foi muito bonitinho… acho que Tita teve uma reação muito madura e muito emocionante, ligando para Veronica, conversando com ela em sua casa, dizendo que não pode morar com eles, porque não pode abandonar Luis Fernando e Maria, porque os ama demais, mas ela vai compartilhar esse amor com eles…
Nunca senti tanto orgulho da Tita.
Okay, talvez em algumas várias ocasiões.
A verdade vem à Nandinho de outra forma. Maria vai com Tita ao apartamento dele e descobre que ele e Agripina SUMIRAM – e eu não os julgo muito, tendo em vista que Luis Fernando apareceu na casa dando um show e ameaçando matá-lo por acreditar que ele fosse um amante de Maria… desesperada, Maria diz que vai buscá-lo, que não pode perdê-lo… enquanto isso, enquanto se preparam para ir embora do México, Nandinho fica com medo de a “Sra. Maria” achá-lo ingrato por estar indo embora sem se despedir, e por isso ele liga para a casa dos De la Vega do terminal ferroviário, e consegue conversar com Victoria que, na ausência de Maria, que está lá fora procurando-o, vai ela mesma em busca dele para que ele não vá embora, mesmo que ela peça por telefone que ele não vá e ele diga que não pode fazer isso, e pede que ela se despeça de Maria por ele e explique o que está acontecendo.
A cena de Victoria versus Agripina foi bem intensa. Agripina estava forte, mais forte do que nunca, brigando para defender seu filho, e então Maria e Lupe chegam, mas não há mais tempo de nada – Agripina insiste em dizeres fortes como “Su única madre soy yo” e “La otra no. La otra es una loca que lo me regaló”. Foi de PARTIR O CORAÇÃO a cena do trem partindo e Maria chegando tarde demais para impedir o filho de partir… ela correndo ao lado do trem, com Nandinho gritando, da janela, obrigado por tudo o que ela fez, enquanto ela grita em puro desespero e dor… “¡No te vayas, Nando! ¡Soy tu mamá, Nando! ¡Tú eres mi hijo! ¡Soy tu mamá, Nando!” Dói em cada um de nós ver Maria caída no chão da estação, chorando, e tememos que ela vá surtar novamente – “Otra vez. ¡Otra vez perdí mi hijo!” Mas ele escuta… NANDINHO ESCUTA.
E não entende porque ela disse que era sua mãe… em Apizaco, a próxima parada do trem, Maria e Victoria estão lá, na estação, e Nandinho sai para vê-la, para abraçá-la, e é um abraço tão bonito e tão repleto de AMOR e CARINHO! “¡Hijo! ¡Hijo de mi corazón!”, ela diz, repetidamente. E em uma cena cheia de dor, lágrimas e sofrimento, a verdade vem à tona. Maria diz, com todas as letras…

“¡Yo que también soy su madre porque le he traído al mundo!”

Foi uma cena FORTE. Todo o impacto da verdade caindo sobre Nandinho. Esperamos tanto por esse momento ÉPICO em Maria do Bairro! Há muita emoção em ver Maria contar tudo e ao ver Nandinho tentar absorver com uma confusão tremenda, enquanto parece que não se importam tanto com Nandinho, mas mais em uma discussão entre elas… Maria promete a Agripina que não vai afastá-lo dela, e então Agripina confirma que sim, o que Maria disse É VERDADE. Pobre Nando, porque nele também dói demasiadamente. Seus olhinhos assustados, a maneira como diz que está confuso… e a maneira como Nando conforta Agripina de seu medo de que seu filho seja tirado dela, com um “Nunca me separaria de tí por nada y por nadie”, com um abraço lindo… depois, outro abraço lindíssimo repleto de amor e lágrimas, quando Nandinho abraça Maria longamente… o abraço de uma mãe e um filho, com ele FINALMENTE sabendo da verdade.
E Maria diz que vai levá-lo para casa e explicar tudo…
De volta à casa dos De la Vega, Maria conversa com Nandinho em uma sequência novamente emocionante, que assistimos com o coração na mão. Ele lhe pergunta porque ela não disse de uma vez que era mãe dele, e ela tenta explicar-lhe tudo, o medo de que ele a odiasse, que queria ser merecedora de seu carinho primeiro – e agora ele realmente já a ama de verdade! Ele também pergunta porque ela não contou a Luis Fernando, e ela também fala de seus medos nesse quesito, e os dois se acertam e tudo fica bem. Maria tem, agora, dois filhos que a amam IMENSAMENTE, e esse poderia ser, finalmente, o momento de felicidade da personagem que sofreu tanto e por tantos anos… mas não. Ainda não. Porque Maria do Bairro ainda tem muitos capítulos pela frente!
Mas “reencontro” de mãe e filho? Um dos momentos mais marcantes da novela!

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Achei fofa a maturidade de Tita... não me lembro dela ter sido tão madura assim quando descobre que é adotada. E o Nandinho, que amor. Que lindo ele com Agripina, e também com a Maria. Que adolescentes mais compreensíveis, não? A cena da Maria correndo atrás do trem é realmente épica! Eu me lembro bem desse momento. Felizmente tudo acaba bem, e parece um final de novela. Mas não, é apenas uma troca de fase, e Maria vai ter que sofrer muito ainda até encontrar a felicidade plena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que eu amo Maria do Bairro... sempre esse sentimento de "final de novela", sempre novidade, OH NOVELÃO <3 AMO MUITOOOO!

      Excluir

Postar um comentário