Supernatural 9x11 – First Born


Buscas.
Nos últimos anos, essa deve ser a temporada de Supernatural com mais conteúdo – você viu como pouquíssimas vezes fugimos do tema principal, e o que começou como a simples Queda dos Anjos e a tentativa de retornar para casa cresceu admiravelmente. O Rei dos Infernos “se foi” e Abaddon está assumindo, os próprios Anjos estão em guerra, e agora parece que Sam e Dean sofrem uma divisão um pouco mais definitiva, que deve durar pelo menos algumas semanas – e digo isso baseado nos rumos que as histórias independentes de cada um toma, cada um com suas diferentes motivações e buscas.
Porque tudo se resume a encontrar algo ou alguém, e um espírito de vingança que acompanha Supernatural desde o seu lançamento. Com Sam e Dean separados, mas nenhum dos dois capaz de entregar tão boas cenas sozinhos, ganhamos Crowley e Castiel. Dean e Crowley como uma dupla é sempre fenomenal, não podia ser diferente. E Sam ganhou Castiel, o que deve se tornar interessante com o tempo, afinal os dois nunca tiveram muita história juntos, Sam sempre pareceu meio avulso. Enquanto Sam e o Anjo usam Graça para achar e matar Gadreel, Dean e o demônio buscam a Primeira Lâmina, única arma capaz de matar Abaddon.
Duplas interessantes.
Na parte de Sam, parece que as coisas não andam bastante, embora poderiam ter andado. Castiel segue com suas sessões de cura, e descobre dentro de Sam “algo angelical” – e eis que um dos Winchesters agora possui uma quantidade de Graça dentro dele. Infelizmente isso foi usado para tentar localizar Gadreel, e as coisas acabaram depressa. Infelizmente porque acho que eles tinham um grande trunfo na mão – justamente o irmão que tomou sangue de demônio por tanto tempo, assumiu poderes estrondosos e quase se tornou um demônio… agora com Graça dentro de si quase se tornando um Anjo? Seria o cúmulo da ironia, e ficaria interessante.
Mas resolveram não ousar tanto, e eu realmente acho que eles pecaram nisso. Para um conceito totalmente novo (o rastro do Anjo depois de tanto tempo que Gadreel ficou no corpo de Sam), não foi tão bem utilizado – o que me leva a crer que, mesmo com o Castiel mudado e mais humano (nem comer pode comer mais, coitado), Sam seguirá no plano sozinho de extrair mais Graça. Eles não apresentariam todas essas novas informações para não transformar o Sam em uma espécie de Anjo E não conseguir localizar Gadreel através daquele pouco de Graça que pôde ser retirado de seu corpo… se você me perguntar, essa história ainda não acabou.
“They didn’t have a guinea pig. We do”
“We have a guinea pig. Where?”
Crowley e Dean ficaram com as melhores e mais surpreendentes cenas do episódio, em duas partes. Na primeira, Crowley conta sobre a Primeira Lâmina, o envolvimento com John Winchester, e pede ajuda a Dean para localizá-la e então poderem matar Abaddon. Se Dean já virou melhor amigo de um vampiro no ano passado, o que é um Rei do Inferno? Crowley sempre fenomenal, com direito a citação a Hogwarts, medo de Caim e comentários maravilhosos para Tara como “Friends. Besties, actually”. E quem é que não ama essa dupla de Crowley e Dean? Embora o feitiço de rastreamento da tal lâmina tenha sido meio “Mais Você” (a trilha sonora estava hilária!), a cena foi ótima.
E chegamos a Caim. CAIM! Achei fenomenal e inteligentíssimo. Basicamente, após matar Abel, Caim se tornou um demônio – responsável pela criação dos Cavaleiros do Inferno e por seu massacre mais tarde, contrariando a história dos Arcanjos, conhecida por todos. Acho que a história ficou altamente plausível, as cenas de flashback foram chocantes e bem construídas, e entendemos todo o mistério de Abaddon. E a Primeira Lâmina era na verdade feita da mandíbula de um animal, mesma arma usada por Caim para matar o irmão Abel, tanto tempo atrás – o que também ganhou uma nova versão a la Wicked da qual gostei bastante! Meio Winchester.
Depois de ótimas cenas de ação, de mais comentários maravilhosos de Crowley como “You’re good. But I’m Crowley” e revelações interessantíssimas, é a vez de Dean ganhar o destaque (depois de Sam ser quem realiza as tarefas na temporada passada) e já conseguiu a Marca Negra de Caim, mas a Lâmina? Escondida e pronto – vamos continuar tendo que trabalhar com Crowley por mais um tempo indeterminado. Felizmente. A história agora se baseia na busca pela Lâmina para que Dean possa usá-la para matar Abaddon… meio como a faca dos demônios foi um choque temporadas atrás, agora já parece algo totalmente normal. A maior novidade era Caim, já acabamos com isso.
A temporada se sustenta muito bem com episódios fantásticos melhorando a cada semana. Completamente satisfeito com a qualidade do roteiro e com a maneira como a história principal está sendo bem desenvolvida e tomando proporções inimagináveis. E pela primeira vez em muito tempo ela parece absolutamente plausível e queremos acompanhá-la direto! Espero que Sam e Dean continuem separados por um tempo, com suas novas duplas, isso proporcionará uma dinâmica diferente a Supernatural à qual não estamos acostumados mas podemos aproveitar…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários