Helix 1x04 – Single Strand


Sinto que a série terá que ser cancelada antes do término da primeira temporada por falta de personagens – estão morrendo, e eu não vejo um final “feliz” para isso tudo; acho que lentamente todo o elenco será aniquilado. O que faz perfeito sentido. Mais um ótimo e instigante episódio, acho que a série está diminuindo o ritmo – o que trabalha tanto para o bem como para o mal. O bom é que estamos mais devagar e podemos acompanhar melhor os personagens e nomeá-los, torná-los reais; o ruim é que eu já estou sentindo falta das bizarrices da estréia, das cenas nojentas e assustadoras.

O Dia 4 começa com “Are you my mummy?”. Não sei exatamente de onde Jay surgiu, mas com ela, um novo plot se desenvolve para Julia, mesmo depois de acharmos que ela não sobreviveria por muito tempo – felizmente lá está ela, descobrindo inscrições suas na parede do Complexo, de tanto tempo atrás. Novos interessantes mistérios se agregando à história: como assim Julia já esteve lá? Enquanto as tremedeiras de Sarah são explicadas com o tumor, e uma nova infectada é encontrada por ali… ou melhor, uma nova infectada encontra Sarah para pedir ajuda.
E que o teste não funciona já vira informação pública. Tão pública quanto pode ser em um lugar no Ártico isolado do mundo, sem conexão com o satélite. Embora não saiba ainda onde isso vai dar. Fatos são que Peter foi medicado com a SODRA, e teve ótimas cenas com Alan – parcialmente consciente, com divagações interessantes e uma “revelação”: não fosse por Julia, ele nunca estaria ali, morrendo. E quase morreu. O que eu achei surpreendente, porque é algo que eu esperei no Piloto, mas que nas semanas seguintes não tinha me passado pela cabeça.
Achei que ele duraria mais.
Mas ao mesmo tempo estou gostando da maneira ousada como Helix está contando sua história. Tudo bem que estamos perdendo personagens loucamente, mas eu estou amando a dinamicidade que isso proporciona ao roteiro – ainda mais eu, que enjôo das coisas tão depressa. Embora eu tenha ficado extremamente triste com o destino de Doreen. Como vocês sabem, ela era minha personagem favorita; e aqueles que, como eu, detestaram o Major Sérgio desde o começo, aí está. Uma cena revoltante, mas ao mesmo tempo tão digna de Helix que me deixou satisfeito. Chocado, com raiva, mas realmente satisfeito. Bizarro e assustador.
No entanto, Hatake continua sendo o grande mistério de Helix. Mais alguém além de mim realmente o detesta? Os Vectors estão cada vez mais fortes, é evidente que o vírus foi criado por humanos com intuitos ainda muito incertos, mas Hatake realmente nos revoltou na sua cena em que desce ao Nível R para “conversar”. Cena absurdamente desumana, embora eu esperasse algo assim dele desde o começo, e que nos chocou por termos o visto passar despreocupadamente por um Vector como um cara com doença terminal em Guerra Mundial Z. Então exatamente o quê isso tudo significa?
A série continua assim, com reviravoltas impressionantes que nos mantém angustiados e, principalmente, curiosos. Mas o mais interessante é que a série continua a andar para a frente – então ao mesmo tempo em que novos mistérios são constantemente inseridos (como a história de Julia), algumas coisas começam a fazer sentido como o vírus sendo analisado por Doreen, a mutação já tão certa, e parte do intuito dessa equipe em ter criado o vírus no passado… prevejo muitas surpresas mais, como estranhos envolvimentos passados desses personagens na história, ao estilo Dharma… vai saber?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários