[ATRASADO] Vale o Piloto? – Under the Dome 1x01


Impressionante.
Under the Dome é uma série que estreou no final de Junho de 2013, e já está com a segunda temporada confirmada para esse ano, então antes que ela estréie, aproveitei as férias para colocar a série em dia com uma maratona – baseado no livro de Stephen King, e contando com sua intensa colaboração, Under the Dome é a história de uma cidade isolada do mundo quando uma redoma cai sobre ela. Impossibilitados de sair ou mesmo de se comunicar com o mundo do lado de fora, os moradores da cidade precisam, além disso tudo, lidar com os próprios problemas internos.
É um interessantíssimo suspense de ficção científica que muito me interessou. No Piloto, acompanhamos o tipo de coisa que nos deixa eletrizados e curiosos para o restante da temporada – além de parecer termos bons personagens para serem desenvolvidos, estamos com o maior mistério de todos: a redoma que acaba de cair; mas também temos as estranhas convulsões já sofridas por dois personagens, “As estrelas rosa estão caindo em linhas”, e a misteriosa identidade de Dale e o que ele estava fazendo quando nos foi apresentado no início do Piloto. Bem como seu apelido. Barbie?
Amo esses mistérios.
De uma maneira inteligente, o episódio começa rapidamente nos mostrando os personagens principais – Dale com o acidente de carro quando as vacas aparecem do nada (mais alguém se pergunta de onde vieram aquelas vacas?); Julia, uma jornalista interessada em praticamente tudo; Duke e Linda, os policiais que ficam presos do lado de dentro da redoma; e Junior, que já muito depressa apresenta uns comportamentos estranhíssimos de psicopatia que me fizeram acreditar seria interessante acompanhar o personagem. De uma maneira louca e doentia, mas sei lá.
Até o fatídico momento… a queda repentina da redoma é muito bem representada! A cena da vaca é marcante e terrível de se ver! [E Dale colocando a mão suja de sangue na Dome?] Mas eu amei como a série usou um tempo considerável para mostrar as conseqüências da queda (como a falta de sinal e de energia) e o choque de toda a população – duas cenas que realmente me marcaram foram o avião explodindo em pleno ar, e o caminhão que impede uma família toda de morrer. Também amei a parte dos bombeiros, a agonia de vê-los e não poder escutá-los, e a terrível finalização na qual finalmente vemos a redoma inteira. Incrível.
“What if the government built this thing?”
“I doubt it”
“Why?”
“It works”
Personagens parecem interessantíssimos. Dale Barbara é o protagonista, e inicialmente eu gostei muito desse mistério todo que o envolve, seu passado e o que ele está fazendo na cidade. Sem contar que o ator, Mike Vogel… enfim. Também gostei de Joe McAlister, e ainda nem sei porque. O ator, Colin Ford também é bem fofo, mas eu gosto desses personagens mais jovens e inteligentes que trazem um ar bem diferente à série, acho que ele será interessante de acompanhar – claro, espero não me decepcionar. Julia parece o tipo de pessoa sobre a qual gostaríamos de investigar o passado… e Angie, cara até quando ela vai ficar ali?
Sei o quanto é arriscado fazer um comentário como esse, mas sabe aquela sensação de Lost? As três primeiras temporadas de Lost eu vi em maratonas, depois acompanhei como deveria, talvez seja isso – mas eu já estou fascinado com a narração de Under the Dome, com a crueldade e a frieza com que mostra cenas como a redoma caindo, e com os maravilhosos mistérios… por enquanto escalo: o que é a redoma? O que está fazendo as pessoas convulsionarem? E o que elas querem dizer com “estrelas caindo”? E quem exatamente é Dale?
Act of terror, or act of God?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários