“A 5ª Onda” Parte III – O Silenciador


“Ele vinha matando seres humanos desde o início da peste. Durante quatro anos agora, desde que tinha 14 anos, quando acordou dentro do corpo humano que lhe tinha sido destinado, ele sabia o que era. Matador. Caçador. Assassino. O nome não importava. O nome de Cassie para ele, Silenciador; era tão bom quanto qualquer outro. Ele descrevia seu objetivo: extinguir os ruídos humanos” (A 5ª Onda, p. 116)

Meu diário de leitura de A 5ª Onda: Parte III
Isso mesmo, o “Silenciador” do título é uma pessoa – ou quase uma pessoa, afinal na verdade é um alienígena. Foram simples e rápidas seis páginas de um monólogo incrível, o qual serviu para conhecermos um terceiro lado da história… ou um segundo, levando em consideração que tanto Cassie quanto Benjamin proporcionam uma visão humana de tudo o que está acontecendo… estando entre os humanos desde 1995, como esse “ataque” todo se configura para os Outros?
Conhecemos esse rapaz, chamado apenas de Silenciador (e eu fiquei desejando uma descrição física precisa que me permitisse visualizá-lo em minha mente), que há quatro anos passou pelo seu Despertar. E é a primeira vez no livro em que realmente paramos para pensar nos Outros vivendo como Humanos nesse tempo todo e qual é o nível de confusão em que eles se encontram nesse momento… afinal não há uma clara separação entre Humano e Outro, e é como se esse Silenciador tivesse se tornado um humano, pois viveu sua vida toda como um.
E todos conhecemos as emoções humanas.
Então o livro traz uma interessante perspectiva de o quão diferente realmente somos? E já sabemos que nem todos os Outros enfrentarão os Humanos como estava sendo vendido até então… vide a situação de vida ou morte na qual Cassie se encontra embaixo daquele carro após os três tiros, e o desespero e a hesitação do Silenciador, indeciso sobre o que fazer… e o brilhante final do capítulo que conta com os dois se encarando e o rapaz virando-se e fugindo. Muito mais humano do que vários humanos que conhecemos que se viraram uns contra os outros.
Acredito, portanto, que o livro seguirá sob esses três pontos de vista: Cassie, Benjamin e o Silenciador, mas confesso que no momento estou muito curioso para chegar a novas cenas protagonizadas pelo alienígena – tenho uma tendência a gostar deles. Apesar de que, pelo o que pude ver até então (já chego a um terço do livro), a narrativa de Rick Yancey é repleta de surpresas e cada virar de página é um novo mundo. Não faço idéia de sobre o que falaremos na quarta parte, mas estou muito curioso… quantos mais como o Silenciador estão por aí? Indecisos se são Outros ou se são Humanos?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários