A Vida Secreta de Walter Mitty


Não diria que é um filme ótimo; também não sei se merece o adjetivo “bom”, mas eu diria que o filme é legal – é um bom divertimento em família no estilo Sessão da Tarde. A maluca história de Walter Mitty, um homem que tem constantes e bizarros devaneios acordado, que infelizmente perde o fôlego ao começar uma exagerada e maçante busca pelo Negativo 25 para a capa final da Revista LIFE. Um show de absurdos que por vezes te diverte, te faz sorrir, com um final bonitinho.
O filme começa muito bem – eu gostei de como o personagem foi apresentado, e felizmente gostei de como Ben Stiller o representou. Ainda não li o conto no qual foi baseado, mas isso fica para mais tarde. A sua imaginação é belissimamente bem representada em cenas marcantes como ele pulando para salvar o cachorro de três pernas de Cheryl, ou a brilhante luta de Walter com seu novo chefe que começa no elevador e vai muito além disso… era divertido vê-lo viajar assim, ver a reação das pessoas enquanto ele apagava… e eu fiquei com pena dele.
E o filme abusa de algumas piadas e humor do mais comum para nos fazer rir – e consegue. Gostei muito do perfil de Cheryl Melhoff no site, também amei as referências do filme. Grease, Harry Potter (“Sabe quem fica bem com essa barba? Dumbledore!”) e o mais interessante de todos: O Curioso Caso de Benjamin Button. É evidente que Walter Mitty NÃO assistiu ao filme, mas suas projeções a partir de uma sinopse e comentários ouvidos proporcionam o que deve ser seu melhor devaneio… eu me diverti de verdade com aquela cena.
Mas não é esse o tom do filme, não apenas. O filme passa drasticamente de momentos de comédia ou de fantasia exagerada a um drama quase convincente. A busca pelo Negativo 25 é mais ou menos a busca de Walter Mitty por ele mesmo, enquanto as coisas mais bizarras acontecem e seus devaneios parecem vir à tona. Eu esperava a qualquer momento que ele acordasse, mas isso não acontece… então ele parte para a Groenlândia, participa de um karaokê esquisito, pula de um helicóptero, luta contra tubarões, desce 17 quilômetros até um vulcão, sobe o Himalaia…
Tudo para proporcionar algumas cenas bem bonitas, com visuais belíssimos. Eu gostei do filme por isso, por se arriscar e por nos deixar confusos sem saber exatamente o que esperar, e tentando decifrar qual era a mensagem de tudo aquilo – o que importa é que Walter teve uma bonita cena com Sean Penn no Himalaia, e um final terno e emocionante com Cheryl… não realmente pelo seu relacionamento com ela, mas muito mais pela Edição Final da Revista LIFE e sua capa – o que representava o Negativo 25. Por um tempo achei que não o veríamos, mas fico contente que o tenhamos visto. Muito bonito.
A Vida Secreta de Walter Mitty é isso: uma grande mistura. É um filme que coloca um personagem quase maluco imaginando coisas loucas em uma arriscada missão em busca de uma resposta que esteve com ele o tempo todo. Passa pela comédia, pela fantasia, pelo drama – e traz algumas mensagens e alguns momentos ternos de uma maneira diferente daquela a qual estamos acostumados. Ben Stiller realmente se sai bem, e quer saber? Sim, é um filme bom. Recomendo àqueles que querem aproveitar um momento de família, uma história simples, mas interessante… vale a pena!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários