Quotes de “The Day of the Doctor”


Para quem não sabe, quotes são aquelas frases marcantes que ouvimos enquanto assistimos um filme, uma série, lemos um livro… e é claro que The Day of the Doctor veio repleto de ótimas quotes, que embora eu tenha utilizado algumas no meu texto anterior, eu me dei conta de que não poderia colocar tudo lá para não ficar nem bagunçado demais, nem longo demais. O Especial de 50 anos foi ainda muito mais emocionante do que qualquer whovian tinha antecipado, e as homenagens e piadas acontecerão do começo ao fim.
Acho que as quotes também podem ser divididas em categorias.
Por exemplo. Matt Smith pendurado no início quando a TARDIS é levada pelo UNIT? Não é uma quote, mas é uma referência inteligentíssima e emocionante que me lembrou demais The Eleventh Hour, não é mesmo? Os vários e vários Time Lords conversando e chamando o Doctor de “madman”. Clássico, huh?
Mas teve algumas que foram puramente engraçadas, como “Why is there never a big red button?” ou então “The Interface is hot” com “Well, I do my best”, que também ajudou para recordar a relação do Doctor com Rose. Embora dessa vez ele estivesse até mesmo se casando com Elizabeth I, o que deu direito a quotes como “Own, it was the horse. I’m gonna be King” e “Is there a lot of this in the future?”, que é a pergunta que John faz a Matt quando David está beijando a Rainha. “It started to happen, yeah” – que eu achei muito inteligente porque não tinha esse tipo de coisa na série clássica.
Por sinal, acho que John Hurt x os rapazes merece uma categoria à parte, porque eu realmente me diverti com isso tudo. Incrível como o fato de eles serem mais jovens também passou por alguns comentários, como confundi-los com companions. “Really? You’re me? Both of you? Even that one? [“YES” do Matt foi lindo e fofo!] You are my future selves. Am I having a mid-life crisis?”. E a história toda da sonic screwdriver e que ela não é eficaz em combates – “Oh, you’re pointing again. They’re screwdrivers. What are you gonna do? Assemble a cabinet at them?”.
“Are you capable of speaking without flopping your hands around?”
“Yes. No”
Também tivemos Matt conversando com Osgood, que foi ótimo “Good, I’ve always wanted to meet someone called Yes” e aquela história toda de “Do I have a desk? [No] And I want a desk”, muito bom ver Matt trabalhando para a UNIT. Matt, fofo e com as quotes que só poderiam ser dele… “Oh no, not now. No, not now, I’m busy. Oh, of course. This is where I come in. GERONIMO!”. Ah, claro, Tenth x Eleventh que teve “Compensating?” “For what?” “Regeneration. It’s a lottery” e “Oh, you’ve redecorated. I don’t like it”. E claro, um monte de brincadeiras com os tênis de David e o queixo de Matt. “We’re both reversing polarity”
“Who are you talking to?”
“Myself”
Por outro lado, algumas foram nostálgicas e vieram repletas de significado, nos emocionando em simples e rápidos momentos, como “Sorry, in this form I’m called… Bad Wolf”. Isso veio da Rose, me lembrou tanto David quanto Christopher – mas o que foi o Christopher com Elizabeth a acusando de ser um Zygon? “It’s a machine that goes ding”. ÓTIMO e clássico também. Uma das coisas que eu achei mais bonitas: “Look. The round things” “Ah. I love the round things” “What are the round things?” “No idea”, numa clara homenagem ao visual da TARDIS na série clássica!
Outras que ainda conseguiram ser tanto engraçadas quanto nostálgicas ao mesmo tempo, e eu as coloco como geniais. É o caso do Matt entrando na TARDIS e gritando “GERONIMO!” enquanto David grita “ALLONS-Y” e deixam o War Doctor decepcionado com um “Oh, for God’s sake. Gallifrey stands!”. E a que provavelmente mais marcou todo o cinema e todos os whovians, que foi o Matt explicando o ocorrido a Clara com “It’s a timey-wimey thing” “Timey-Wimey?” “I’ve no idea where he picks stuff like that”. Oh, David! Certamente uma das melhores piadas de todo o Especial, mas todos nos lembramos muito bem David…
Também acho legal mencionarmos a história toda da idade do Doctor. Sabemos que Matt é aproximadamente 400 anos mais velho que John Hurt, mas gostei de vê-lo admitir que é velho demais para lembrar sua idade certa, ou então velho demais para lembrar se começou a menti-la ou não. Uma ótima explicação. Também teve um Vortex Manipulator usado por Clara que além de nos lembrar Captain Jack Harkness, ainda teve seu nome citado. E uma briga do Tenth com o Eleventh que contou com “Spoilers!”, em uma clara referência a River Song. Incrível.
Outras quotes já foram incrivelmente tristes, como é o caso do “The Day you killed them all” “The day we killed them all” “Same thing” e a história toda das 2,47 bilhões de crianças que morreram em Gallifrey naquele dia graças ao Doctor. Clara ótima em todas as cenas, conseguindo conversar com o Doctor de John Hurt, capaz de entendê-lo – Rose conseguindo emocionar com o discurso sobre o barulho da TARDIS, e os três Doctors juntos prontos para acabar a Guerra que foi algo de partir o coração. Além das falas lindas, também tivemos as lágrimas, o pesar, os Doctors pensando em seus atos. Clara chorando é demais para mim.
Never cruel or cowardly. Never give up. Never give in.
E é quando Moffat começa a mudar a Mitologia de Doctor Who com uma grande ajuda de Clara (“These are the people you’re gonna burn?”), que me deixou contente por saber que seu papel assumido em The Name of the Doctor não foi esquecido. Be a Doctor. “Gentlemen… I had 400 years to think about it. I changed my mind”. E não foil indo vê-los descobrir juntos o plano, ver David explicando com “Frozen. Frozen in an instant of time. Safe and hidden away”? Um momento belíssimo que nos emocionou demais e nos encheu de emoção. Realmente muito bonito. E portanto “Gallifrey Falls No More”.
Falando em tristeza, nostalgia
Trenzalore. We need a new destination, because… I don’t wanna go”
Moffat, um gênio que entende muito de Doctor Who, conseguiu escrever um roteiro incrível e digno desses 50 Anos tão especiais dessa série apaixonante sobre um alien Time Lord de dois corações que viaja pelo Universo em sua Caixa de Polícia Azul. A série está devidamente homenageada e renovada, e agora estamos realmente curiosos tanto para conhecer o novo Doctor, como também para entender como é que ela entrará na série… realmente incrível, estou muito contente por ter tido a oportunidade de ver isso, de viver o momento no cinema, de aproveitar Doctor Who. Perfeito.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários