Person of Interest 3x09 – The Crossing


REALLY?
Aquele momento em que você vê o melhor episódio da série, mas não tem certeza se quer retornar na semana seguinte.
Sério. O episódio nos encheu de surpresas. Depois de um episódio tão diferente centrado em Carter na semana passada, esse episódio novamente é inovador, colocando um número chocante para acompanharmos, em parceria com mais dos novos personagens. Foi um suspense crescente que nos perturbou a cada cena, e Person of Interest verdadeiramente brinca conosco o tempo todo, nos apresentando a maior das reviravoltas já vistas, ocorrida na trama como um todo. Totalmente inesperado, acabamos o episódio cheio de dúvidas.
E infelizmente não são as dúvidas que gostaríamos de ter. Agora tudo faz sentido de o porquê de terem colocado tantos personagens novos para esse ano, e terem feito com que gostássemos tanto deles. The Crossing acaba em pleno e absoluto choque, com uma cena devastadora que nos leva às lágrimas, e que só é intensificada pela expressão de Finch (muito parecida com a nossa) e aquele perturbador telefone tocando tão alto, que nos dá vontade de levar as mãos aos ouvidos e pedir para que ele pare. Foi grandioso e inteligente, mas ainda assim revoltante e absolutamente triste. A representação da realidade está impecável, e é exatamente por isso que machuca ainda mais.
O que será de Person of Interest agora?
Você deve se lembrar que na semana passada Carter estava envolvida em derrubar a HR, e o episódio eletrizante acabou com um cliffhanger digno de Season Finale. Dessa vez Reese está com Carter, e Finch está pronto para “mandar a cavalaria”. Toda a nova gama de personagens comparece em peso – enquanto a Máquina fornece mais uma série de números, como no episódio passado, mas dessa vez uma série de pseudônimos de uma mesma pessoa: “It’s you, Mr. Reese”. E o episódio joga com o espectador desde o princípio, fazendo com que nos preocupemos com o personagem errado e foquemos nossa atenção nele.
Tudo o que eu conseguia pensar: “Se vamos mesmo ter uma morte tão grande, então a HR merece pelo menos ser detida”. E eu gosto da maneira como Person of Interest retrata a realidade tão revoltante dessa terrível corrupção – e é assim que temos cenas chocantes com Fusco tentando defender o próprio filho mas sendo inteligente o tempo todo, com Shaw surpreendendo sempre, e cada vez nos dando mais motivos para amá-la, Root se oferecendo para ajudar e garantindo a Harold que apenas dessa maneira eles terão chance de sucesso, e Reese e Carter finalmente compartilhando uma belíssima cena romântica com direito a um simples e bonito beijo.
Na semana que vem a culpa rola solta.
O episódio inteiro teve tom de despedida, com arranjos realmente inteligentes da trilha sonora. Além da iminente ameaça a Reese com toda a polícia corrupta disposta a matá-lo, também tivemos falas de Finch do estilo “I may not be back in time. I may not be back at all”. Na verdade, as cenas como um todo de Finch e Root conversando são geniais – sempre impactantes e inteligentes. Mas voltando às despedidas, tivemos Lionel conversando com o filho no telefone (que cena de partir o coração!), e a triste conversa dele com Shaw, quando ela se desculpa e diz que infelizmente teve que escolher, e portanto não estará com ele no fim. Mas nunca nos despedimos de verdade de quem deveríamos.
É assim. A série estava feliz demais para ser verdade, eu sabia que algo terrível estava por vir, mesmo que eu nunca imaginaria uma coisa como essas. E quando eu digo “feliz”, eu quero dizer porque as coisas estavam começando a dar certo, Quinn estava preso, Carter voltara a ser uma detetive e estava mais feliz do que nunca, mesmo o Reese estava feliz o suficiente para admitir que foi Carter quem o mudou e fez com que ele desistisse da idéia de se matar.
Assim, partiu o coração ver Reese e Carter flertando uma última vez, foi difícil notar que quando tudo parecia bem e o episódio parecia estar terminando, o roteiro brincou conosco com outro cliffhanger desesperador. Não tem nada mais perturbador do que aquele telefone tocando quando você já tem idéia de o que está para acontecer. O tipo de som que te lembrará para sempre esse momento. Eu realmente não imagino Person of Interest sem uma personagem tão importante, mas eu espero que isso tudo valha a pena – e que além de Reese, Finch e Fusco voltarem com tudo à ação, saibamos usar Shaw e Root… nunca será a mesma coisa.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários