Música da Semana – Company


Confesso que de Company foi difícil…
Fazia tempo que eu não escrevia um On Broadway no qual fosse tão difícil escolher uma música para representar o musical – e Company está repleto de belíssimas músicas que nos marcam, e os pontos chaves todos (início e término de cada um dos atos) são ponteados por músicas maravilhosas… mas escolho Company, que além de ser a canção que dá título ao musical, é a música que abre o espetáculo, apresentando perfeitamente todos os personagens, e nos deixando bastante curiosos…
Como eu ainda não conhecia muito de Company, a música foi maravilhosa para conhecer algumas pessoas. Notamos claramente e inicialmente que Robert (Bobby) é o personagem principal, e que a ligação entre todos os personagens na história é justamente a amizade com ele – e a festa surpresa para o aniversário de 35 anos. Conhecemos os 10 personagens casados entre eles, e rapidamente as três namoradas de Bobby, enquanto todos eles parecem simpáticos, e um tanto loucos já… a música é eletrizante, com bela coreografia e muita energia!

Bobby… Bobby…
Bobby… baby…
Bobby… bubbi…
Robby…
Robert darling…
Bobby, we’ve been trying to call you.

Aquele tipo de melodia que fica na sua cabeça para sempre. É a maneira como a música se inicia, e eu tenho um carinho especial por esse trecho, porque é um daqueles trechos que são recorrentes ao longo do musical. Sabem, como Legally Blonde tem “Omigod you guys!” e Wicked tem “I’m limited”? Esse chamado coletivo por Bobby é a recorrência em Company, cantada pelo menos três vezes até o fim do espetáculo, e em cada uma das cenas parece totalmente diferente… chegando até a ser bastante triste na última vez em que o ouvimos.

Bobby, come on over for dinner!
We’ll be so glad to see you!
Bobby, come on over for dinner!
Just be the three of us.
Only the three of us
We love you!

Lindo trecho, isn’t it? Eu amo a amizade implícita nesses versos, eu amo essa proposta de companhia dos amigos, e o ritmo desse trecho é ainda mais catchy do que do trecho anterior. E também é algo que será repetido pelo menos algumas vezes durante o musical todo. Mas também gosto por mostrar os vários planos dos casais, e os convites para os diversos dias da semana… isso meio que já explica o decorrer da história, na qual ele será visto com pessoas diferentes e em momentos diferentes em cada uma das cenas… claro que eu não sabia disso ainda quando o vi!

From all those good and crazy people, my friends!
Those good and crazy people, my married friends!

EU AMO ESSE TRECHO! De verdade, acho que é uma ótima maneira de descrever esse grupo de amigos de Robert, e também é uma maneira carinhosa como nos referimos a nossos amigos verdadeiros… e na segunda vez que esses dois versos são cantados (com my substituído por your) é ainda melhor, porque são os próprios 10 amigos que cantam isso, e eles realmente fazem uma dança meio maluca e muito animada… combina bastante com o ritmo, a letra e a personalidade deles… perfeito!
Veja o vídeo aqui:


E no fim, ainda temos uma ótima pose final na qual todos os 11 param juntos em uma espécie de foto. Aquela imagem é linda! Eu gostaria que eles ficassem mais tempo parados naquela pose, porque é realmente bela… e ainda é inteligente (bem como todo o restante do musical), como cada casal vai sorrateiramente saindo, e deixando os demais ainda na mesma “foto”… e como isso implicitamente nos mostra o quanto Robert é sozinho ao ser deixado para o final por ali… mas ainda é muito sutil nesse momento da peça. De qualquer maneira, é realmente maravilhoso! Assistam ao musical!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários