Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Viagem ao País das Fábulas

O Pequeno Polegar e a Tambelina!

O Sítio de Dona Benta acaba de ganhar uma nova moradora. Tambelina apareceu pela primeira vez no “Sítio do Picapau Amarelo” no início de 2005, mas em uma história que ainda pertencia à quarta temporada do programa: “Dom Quixote”. Na quinta temporada, “O Preço do Verdadeiro Amor”, Tambelina se torna uma personagem regular, ganhando seu espaço na abertura, uma música na trilha sonora e uma pequena reformulação, tendo em vista que agora ela retorna como namorada do Pequeno Polegar, e os dois estão tentando fugir da perversa Dona Carochinha. O Pequeno Polegar tentando fugir das “histórias emboloradas da baratinha” é um clássico do “Sítio do Picapau Amarelo” que nos faz retornar a “Reinações de Narizinho”, e a série gosta de trazer isso à tona regularmente… dessa vez, no entanto, o Pequeno Polegar não está sozinho.

Reencontramos Tambelina no País das Fábulas, enquanto ela e o Pequeno Polegar se escondem da bruxa e ele a aconselha a fugir: ela estará em segurança no Sítio do Picapau Amarelo. Ele ainda precisa ficar por ali mais um tempo, até encontrar sua bota de sete léguas, mas ele a encontrará no Sítio de Dona Benta em breve. Então, o Pequeno Polegar, ou o “Polegada”, como a Emília gosta de chamá-lo, escreve uma cartinha em uma pétala de flor para a bonequinha de pano, avisando sobre a ida de Tambelina para o Sítio nas asas de um rouxinol. A alegria parece tomar conta do Sítio, que fica alvoroçado esperando a chegada de uma fada, e a Patty Pop, que não conheceu a Tambelina da última vez que ela esteve ali, quer saber tudo ao seu respeito… e Tambelina acaba chegando e, desastrosamente, caindo dentro de uma panela na cozinha da Tia Nastácia.

Felizmente, era uma panela de água ainda fria.

Emília e Narizinho cuidam do resfriado e da febre de Tambelina, enquanto ela dorme protegida em uma casinha de boneca no quarto de Narizinho, e tem pesadelos com a Dona Carochinha perseguindo ela e o Pequeno Polegar. Essa é uma trama mais leve e fantasiosa que é inteligentemente colocada nessa parte da temporada para contrabalancear umas coisas mais pesadas e/ou sérias que estão acontecendo no restante da trama, como o acidente do Dr. Saraiva e a visita de Cléo, a trama dos problemas financeiros e as brigas dos pais do Pedrinho, que está apenas começando, e os desentendimentos entre o João da Luz e a Cléo graças ao Angico e, agora, à Teteia. Assim, o “Sítio do Picapau Amarelo” consegue manter o tom colorido de fantasia que sempre foi a marca do programa, ao mesmo tempo em que se dedica a uma trama mais séria e jovem.

Quando Tambelina melhora da febre, Emília decide que ela e o Visconde precisam ir até o País das Fábulas para tentar resgatar o Pequeno Polegar, e a Patty Pop fica super empolgada com a novidade, louca para ir com eles, mas é claro que Emília não tem a menor intenção de levar a “Pata Choca” com eles, e fala que eles não podem perder tempo até o Visconde fabricar mais pó de pirlimpimpim e tudo o mais… quando o Visconde está jogando o pó sobre ele e a marquesa, no entanto, Patty Pop abraça a Emília e gruda nela, para poder ir junto – e, como normalmente acontece, as duas erraram. A Patty foi sem autorização e acabou gerando problemas na viagem, que foi pensada só para duas pessoas, então eles não chegam exatamente no lugar onde planejaram, mas ela só fez isso porque a Emília foi egoísta e se recusou a levá-la com eles.

Então…

Fiquei com dó da Emília brigando com a Patty Pop e a bonequinha de plástico com uma carinha triste! Eventualmente, Emília diz para ela que não adianta ficar chorando, porque agora ela já foi mesmo, então eles precisam encontrar o Pequeno Polegar, porque as botas de sete léguas é a única maneira de voltar ao Sítio, já que o pó de pirlimpimpim não é o suficiente para os três voltarem embora. A Dona Carochinha não tarda muito para aparecer perseguindo o Pequeno Polegar e perguntando sobre a Tambelina, e temos um clássico Emília versus Dona Carochinha, e Emília a vence com inseticida, enquanto a Patty Pop resgata o Pequeno Polegar e o coloca no bolso do Visconde… teria dado tudo certo (com a ajuda da Patty Pop inclusive!), se a Dona Carochinha não tivesse se recuperado a tempo e capturado a nova bonequinha – agora, ela precisa ser salva.

O plano da Dona Carochinha é usar a Patty Pop de isca, porque certamente o Visconde e a Emília voltarão para salvá-la, então ela terá a chance de capturar o Pequeno Polegar de volta, mas Patty Pop não tem tanta certeza de que a Emília virá por ela… e, por um momento, nem mesmo Emília tem essa certeza, porque ela parece disposta a deixar a “Pata Choca” lá com a Dona Carochinha – afinal de contas, ela nunca gostou da Patty Pop mesmo. Felizmente, o Pequeno Polegar é a voz da razão para a bonequinha de pano, e Emília percebe que, por mais que no fundo ela queira, ela não vai ter coragem de deixar a Patty Pop para trás… então, ela precisa resgatar a Pata Choca da teia de aranha na qual a Dona Carochinha a prendeu, e o resgate é um sucesso. Visconde e Emília salvam Patty Pop, o Pequeno Polegar recupera sua bota de sete léguas, e eles voltam todos para o Sítio de Dona Benta!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Parabéns por essa atitude de postar sobre o sítio 😁😃 ... É top vê as suas análisses sobre essa obra q infelizmente não tem o seu devido valor hj em dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, muito obrigado!!! Fico feliz que goste dos textos! Postei de 2001 a 2004, estou postando agora 2005 e já já vou começar escrever sobre 2006, pra postar no próximo ano... espero que continue gostando! Obrigado pela visita e pelo comentário! 😃

      Excluir
  2. Eu A-MEI eles terem colocado a Dona Carochinha como personagem fixa nessa temporada, porque ela, a Cuca e o Pesadelo funcionam muito bem como trio. Eu queria que ela tivesse sido fixa em 2003 e 2004, também. Pelo menos eu pude colocar nos meus livros (a saga já está com seis) os personagens Cumacanga, Lobreu e Famaliá, que representam tudo o que eu amo na jacaroa, no estrupício e na baratona! Kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário