Vale o Piloto? – Control Z 1x01 – La Chica del Cumpleaños



“O que aconteceria se seus pais descobrissem o que você fez?”
GENTE, COMO EU ESTAVA ANSIOSO POR ESSA ESTREIA, E EU ADOREI! “Control Z” é uma série original Netflix produzida no México (trazendo rostinhos conhecidos como Michael Ronda, que interpreta o Javier, e Macarena García, que interpreta a Natalia), e há quem a compare com “Elite”, com “Pretty Little Liars” ou com “Gossip Girl” (e uma pitadinha do “Sherlock” do Benedict Cumberbatch, porque a Sofia fazendo a “leitura” das pessoas me lembrou muito a série!), mas “Control Z” é uma série que pode estar no mesmo gênero que essas outras, mas que tem sua identidade própria! O elenco é bem escolhido (as idades estão bem próximas das de seus personagens, então para quem gosta de reclamar disso…), o roteiro é ágil e interessante e ainda estou surpreso com o tanto de coisas que aconteceram nesses primeiros 35 minutos da série… FOI ÓTIMO!
A série empolga pelo roteiro interessante e sem enrolações. Na primeira parte do episódio, conhecemos um pouco de cada personagem, de uma maneira rápida, mas o suficiente para entendermos o que vem a seguir… Sofia é apresentada ao defender Luis de uns valentões BABACAS da escola, e naquele momento percebemos o quanto ela é incrível – Sofia é uma garota que percebe coisas que mais ninguém percebe, e, assim, ela consegue tirar conclusões que poderiam ser óbvias, se as pessoas tivessem suas capacidades de observação. No seu passado, ainda temos alguns mistérios a serem desenvolvidos, como a morte de seu pai, os cortes no seu braço, ou o tempo em que ela esteve internada, possivelmente em tratamento psiquiátrico… é uma personagem interessante, e é legal como ela fica nos bastidores, observando a tudo e a todos.
Mas como também tem suas histórias.
Conhecemos, também, Pablo e Isabela, que estão o tempo todo se beijando ou escondidos para transarem na escola. Natalia, que parece bem interessada em “ser uma aluna exemplar”. E Javier Williams, que é o aluno novo, interpretado pelo lindo Michael Ronda. Assim que ele chega na sala, a professora o coloca para sentar-se com Sofia, para que façam o trabalho em dupla e comecem a se conhecer, e é interessante como isso faz com que eles se aproximem, de alguma maneira… Javier é atormentado pelas vozes da sala que chamam Sofia de “louca”, que dizem que “ela já esteve internada e tudo”, e que “ele tem que escolher melhor suas amizades”, mas a verdade é que ele gosta dela… então gostei muito de como ele dispensou os carinhas chatos (liderados pelo nojento do Gerry) e simplesmente vai atrás de Sofia… ele gostou dela.
A cena dos dois no telhado (vimos parte dela no trailer) é EXCELENTE, e fala muito sobre os dois, além dos demais personagens. Fala muito sobre o Javier porque mostra como ele é prestativo, como ele se preocupa com uma garota que acabou de conhecer, achando que ela pode cair lá de cima porque o telhado é feito de vidro, mas ela diz que não estaria lá em cima se não fosse seguro. Então, ele pergunta o que ela está fazendo lá em cima, e ela está “observando”. Assim, existe muita coisa que ela consegue ver, e é aqui que ela faz a “leitura” de todos os personagens principais, como vimos no início do trailer… e a leitura do próprio Javier, que está certa na maior parte dela… eu adoro a carinha dele, todo desconcertado, pedindo para ela adivinhar em que número ele está pensando e tudo o mais… está nascendo uma excelente dupla!
Durante aquele dia, Javier fez questão de estar o tempo todo perto de Sofia. Durante a aula de Educação Física, ele a vê sentada lendo, e se aproxima dela, olha para a capa do livro e se senta ao lado dela, para conversar, e ela, quase sem levantar o rosto, solta aquele “Você está com a camiseta ao contrário”. Enquanto isso, vemos os bullies da escola pegando BEM PESADO com Luis, em uma cena REVOLTANTE, e naquele momento eu realmente quis que fosse o Luis por trás de tudo… a Isabela não era a vítima óbvia e foi muito errado o que fizeram com ela, mas talvez ele tenha algo mais grave a respeito dos demais? A maneira como o Luis foi humilhado, como ele estava chorando, como pegaram seus desenhos, como fizeram xixi na sua mochila… tudo aquilo foi horrível de se assistir, e me fez muito mal… me deixou angustiado, triste e querendo vingança!
“Revenge”
A segunda parte do episódio, depois de apresentar os personagens, traz a palestra sobre “o uso responsável do celular”, e a confusão está armada… quando o professor anuncia um vídeo, o vídeo que aparece no telão não é o vídeo programado, mas um ataque de um “hacker” que está disposto a expor ISABELA DE LA FUENTE, a primeira vítima disso tudo – e uma vítima aparentemente inocente. Ela só foi pega no meio de todo o problema, que deve ser muito maior que isso. A sequência é deprimente… no vídeo, vemos várias fotos de Isabela, e então a revelação: que Isabela nasceu Ismael, com direito a fotos da certidão de nascimento, da Isabela quando criança, e de um aniversário, quando ela ainda era Ismael, e o seu pedido era que “queria ser uma menina”. Então, humilhada e exposta, Isabela sai correndo do auditório e se esconde no banheiro.
É impactante!
Acontece que Isabela não tem vergonha de ser transexual, e ela queria falar sobre isso para todo mundo, mas não queria que fosse dessa maneira. No banheiro, as amigas tentam consolá-la, dizendo que ela não precisava ter passado por isso sozinha. Enquanto isso, ficamos com várias dúvidas no ar: QUEM FOI QUE POSTOU O VÍDEO? QUAIS SÃO OS OUTROS SEGREDOS QUE ESSES ALUNOS ESCONDEM? Raul procura Sofia para pedir a sua ajuda e para mostrar as mensagens que recebera de quem quer que esteja por trás disso: “O que aconteceria se seus pais descobrissem o que você fez?” Quem quer que tenha arquitetado isso tudo, ameaçou primeiro Raul, e mandou que ele escolhesse um de seus amigos, e então “o seu segredo estaria à salvo”. E ele escolheu Isabela. Agora, além de sabermos quem está por trás disso tudo, também tem a dúvida…
O que esconde Raul?
O seu segredo deve ser o mais grave de todos…
Sofia acaba se envolvendo mesmo no caso, porque ela também quer saber quem fez isso, e eu achei um máximo como o primeiro episódio já dá algumas respostas, ao mesmo tempo em que deixa dúvidas no ar, para nos instigar a continuar os episódios – amando o tom de mistério! Sofia sabe que quem postou o vídeo na palestra foi o Gerry, porque ele era o único que não estava olhando pra lá quando começou, mas existe mais a descobrir… então, Sofia encontra Natalia chorando no banheiro, se sentindo culpada, e quando Javier ajuda Sofia a convencer Natalia a sair (o Javier leva muito jeito com as pessoas!), descobrimos que foi Natalia quem roubou o celular de Isabela para conseguir o vídeo – quem quer que está por trás disso queria saber se Natalia seria capaz de trair a melhor amiga. Então, Natalia conseguiu o vídeo e Gerry o publicou.
Mas quem está por trás disso tudo? Quem está arquitetando tudo? Quais outros segredos essa pessoa tem dos demais alunos para que todos estejam tão dispostos assim a entregar e trair amigos? Qual é o segredo de Raul, que a meu ver deve ser o mais grave de todos? São todos mistérios interessantes e que queremos acompanhar no restante da temporada. O episódio termina de uma maneira EXCELENTE, com o hacker entrando em contato com Isabela, e perguntando a ela se “ela quer se vingar de quem a traiu”. Ela pergunta quem está falando com ela, e o hacker não responde a essa pergunta, claro, mas ela conta todos que a traíram, e a lista não é pequena: “Raul escolheu você. Natalia roubou seu celular. Gerry subiu o vídeo. Pablo te traiu. Quer se vingar?” Isabela hesita por alguns segundos antes de responder, mas só há uma resposta possível…
“Sim”
JÁ ESTOU AMANDO ISSO TUDO!
Início excelente!


Para mais Pilotos de séries, clique aqui.


Comentários