Cuna de Lobos (2019) – O embate de Catalina e Ambar



“¿Se fue? ¡No puede ser!”
MAIS ALGUÉM NO CAMINHO DE CATALINA CREEL. Eu estou amando o roteiro e a construção da trama em “Cuna de Lobos”, e como uma coisa parece levar a outra… quando começamos a novela, sabemos que Catalina Creel é amante de seu cunhado, Francisco Larios, e é isso que a “obriga” a matar o marido, Carlos, dando início a todo esse jogo de ambição (ah, eu não resisti haha) no qual Catalina fará de tudo e passará por cima de todos para conseguir a herança para si. Para isso, ela precisa cumprir uma cláusula do testamento, fazendo com que Alejandro, seu filho, se case com Leonora e tenha um filho com ela, ao mesmo tempo em que precisa tirar José Carlos do caminho… mas, quando ele vai preso injustamente, Ambar paga sua fiança para tirá-lo da cadeia. Bem, Catalina já a DETESTAVA por ela ser a esposa de Francisco, agora ela só tem um motivo a mais para isso…
E tirá-la do caminho é uma questão de tempo.
Alejandro está seguindo muito bem o plano de sua mãe – ele e Leonora já estão se envolvendo em uma relação íntima, e uma cena interessante é quando Luis aparece na casa da amiga sem avisar, e tudo fica bastante tenso. CABE A LUIS E A JOSÉ CARLOS ACABAREM COM ALEJANDRO. Quando Luis vai embora, Alejandro dá suas últimas cartadas em seu jogo de sedução, e acaba transando com Leonora… mais de uma vez, se contarmos a manhã seguinte no chuveiro, por exemplo. Isso quer dizer que, até onde sabemos, Leonora já pode até estar grávida. Mas Catalina joga muito alto e envia, em nome de Alejandro, um caríssimo anel para o trabalho de Leonora, e aquilo quase acaba tudo entre eles, porque ela vai brava devolvê-lo: aquilo é demais, e eles não podem se apressar daquela maneira… mas Alejandro consegue contornar a inconsequência da mãe.
José Carlos, por sua vez, está em uma GUERRA DECLARADA contra Catalina, e ele chega a dizer algumas coisas para Leonora – mas ele está drogado demais para ser levado a sério. Ele diz a Leonora que ela precisa ter cuidado, porque “eles a estão usando”, e ele pede que ela tenha cuidado com seu irmão, mas, mais importante, com Catalina Creel. Leonora não lhe dá atenção, no entanto, porque ele está visivelmente alterado, e ele ainda está sendo acusado de ter batido naquela mulher, o que quer dizer que ele não tem crédito nenhum. O interessante, no entanto, é que isso proporciona uma mudança de atitude por parte de José Carlos: ele sabe que, para impedir Catalina e Alejandro, ele vai ter que estar limpo. Por isso, ele começa se livrando das drogas que tinha em casa – mas é claro que esse não vai ser um processo nada fácil…
Luís também está em silêncio, por enquanto, tendo desistido de denunciar Catalina, seja pelo tráfico de diamantes ou pelo assassinato de seu marido, porque Catalina deixou muito claro que ela pode fazer o que quiser… e ele não pode colocar a vida de Matías, seu filho, em perigo. Mas ele vai conseguir se afastar disso tudo? As informações continuam chegando… a esposa de Vasco, que era seu amigo, vem falar com ele, querendo que ele faça algo, que ele escreva algo, mas, por mais que queira fazê-lo, Luis sente que está de mãos atadas. ELE ESTÁ MORRENDO DE MEDO. Ele chega a começar a escrever uma reportagem, mas daí ele se lembra de Catalina, se lembra do filho, se lembra das ameaças… é um risco muito grande que ele não pode correr. Mais tarde, um amigo dele lhe traz informações importantes que pode ajudá-lo a derrubar Catalina, mas ele manda o amigo deixar isso pra lá.
Isso é muito triste.
Por fim, temos O EMBATE DE CATALINA E AMBAR. Catalina manda uma mensagem a Francisco, falando sobre uma viagem a Acapulco, e é Ambar quem a lê, enquanto o marido está no banheiro… parece que Catalina QUER que Ambar os descubra, sempre provocando Francisco em lugares onde eles podem ser pegos, ou mandando mensagens como aquelas àquela hora da noite. Francisco liga para Catalina e lhe pede que ela não mande mensagens para ele tão tarde, e Francisco ainda está lidando com a culpa que sente porque ela lhe contou que Carlos descobrira a respeito deles antes de morrer. A relação de Catalina e Francisco já não é como costumava ser. E, agora, Ambar também já sabe de tudo, e ela não vai conseguir ficar calada… extremamente “sutil”, ela pergunta a Francisco se “existe outra mulher”, e depois ela vai a Acapulco para averiguar ela mesma.
“Está surpresa em me ver? Esperava o Francisco?”
Como se não soubesse do que Catalina Creel é capaz – e talvez realmente não saiba –, Ambar a provoca, diz que “todos vão saber sobre ela e Francisco”, e ela está realmente descontrolada. Não quero defender a Catalina nem nada, mas a verdade é que foi a Ambar quem começou com a violência. No melhor estilo “Elite”, ela pega um objeto (um troféu ou qualquer coisa assim) para bater em Catalina, e então Catalina se defendeu… elas brigam, elas puxam cabelo, e então Catalina tenta matá-la afogada, segurando a cabeça de Ambar dentro da piscina, até que ela desmaie… mas desmaie, não morra. Enquanto Catalina está no telefone com Alejandro, então, Ambar tem a chance de se levantar e escapar dali… mas, claro, ela ainda ESTÁ MUITO FRACA, depois de tomar tanta água e tudo o mais, e Catalina não demora para perceber sua ausência.
E vai atrás dela.
As cenas são desesperadoras. Ambar corre, tenta chegar no carro, liga para Francisco para pedir ajuda, mas, como ela está fraca, ela acaba derrubando o celular, e é o atraso de que Catalina precisava para conseguir pegá-la. Catalina chega e a agride EXATAMENTE COMO MATARAM A MARINA NA PRIMEIRA TEMPORADA DE “ELITE”. Então, nos perguntamos se Ambar, dessa vez, está morta, mas não… Catalina não precisaria amarrá-la e amordaçá-la daquela maneira se ela estivesse morta. Mais tarde, com Francisco, Catalina age com uma frieza assustadora, e ainda faz uma jogada digna do Joe em “You”, mandando mensagens para Francisco através do celular de Ambar, dizendo que “ela já sabe de tudo, que cansou de sofrer, e que vai embora para sempre”. Mas, dessa vez, Catalina não vai conseguir enrolar os outros tão fácil!
Francisco não vai descansar até falar com Ambar!


Para mais postagens de Cuna de Lobos, clique aqui.


Comentários