Sítio do Picapau Amarelo (2003) – O Gran Circo Mefistofélico: Parte 4



Refugiados no Sítio do Picapau Amarelo!
Continua o espetáculo cheio de novidades do Gran Circo Mefistofélico – cheio de pessoas enganas, hipnotizadas e prisioneiras. Eu achei extremamente sofrido ver o Conselheiro naquela condição, porque ser palhaço não tem nada a ver com ele, e o “humor” do número deles tem a ver com a humilhação do pobre bichinho… enquanto isso, depois de conseguir escapar da caixinha de música da Nabira, Emília e Berloque pegam a bailarina e fogem com ela para o Sítio de Dona Benta. Agora, Emília está preocupada em manter a segurança dos dois, mas ela vai voltar mais tarde para procurar o Visconde de Sabugosa, que está desaparecido (eventualmente, o Caçamba acaba o libertando por engano, ufa!), e salvar os animais – o Quindim, por exemplo, está sendo tratado como uma fera e obrigado a pular por um círculo de fogo.
Até o Saci não conseguiu escapar!
Medeia encerra o número com ele!
Nabira fica animada ao chegar ao Sítio do Picapau Amarelo – ela está finalmente livre das torturas da Medeia, que a faz dançar dia e noite, por mais que seus pés doam, e ainda a humilha e chicoteia. E Emília está feliz por ter a bailarina ali no Sítio, especialmente porque ela adora ser a salvadora das pessoas… mas a mulher barbada, que está de passagem no Sítio procurando pelo Zé Carijó, acaba vendo a Nabira e não tarda em contar tudo para o Mefisto… ela não faz por mal, mas a sua inocência acaba condenando a pobre bailarina e, quem sabe, mais um visitante que está de passagem pelo Sítio de Dona Benta. Emília, sem saber que o Mefisto está vindo para o Sítio, planeja ir até o Circo para pegar de volta o livro de magia do Berloque, e assim tudo poderá voltar a ser como era antes: o circo dele, todos vivendo felizes e em harmonia…
Mas o Berloque tem medo. Ele cogita deixar o circo para trás, para o Mefisto, e ir embora com a Nabira – porque ele teme perdê-la de novo. Mas Emília não se conforma, ele tem que conquistar o circo de novo, e eles precisam salvar os seus amigos que estão presos pelos perversos vilões dessa história! E ela quase o convence a ajudá-la falando sobre como todos estão sofrendo nas mãos de Medeia e Mefisto… e ela está certa: eles não podem deixá-los lá. Dona Benta tenta intervir, diz à bonequinha que “ela não pode obrigar o Berloque a fazer nada”, porque “é a vida da filha dele que está em perigo”, mas, dessa vez, eu estava do lado da Emília… muitas vezes, a Emília é impulsiva, egoísta e faz tudo por interesses próprios… mas não é o caso. Dessa vez, ela está genuinamente preocupada com os amigos, e não dá para ter medo e fugir… eles precisam fazer algo.
Como diria Matilda:

“Just because you find that life's not fair, it
Doesn't mean that you just have to grin and bear it
If you always take it on the chin and wear it
Nothing will change”

<3
Um personagem está de volta ao Sítio! Tia Nastácia coloca um bolo para esfriar na janela e fica pronta, com a vassoura em mãos, porque está acostumada a dar vassouradas no Rabicó, mas ele já não está mais ali… o bolo, no entanto, desaparece como de costume, e então recebemos de volta um visitante que apareceu lá no início da temporada: O ZUMPILION. O Zumpilion (ou sua história) não é meu favorito, mas é claro que ele reapareceria agora, para encher os olhos gananciosos de Mefisto, que decide capturá-lo para levá-lo para o seu circo… Mefisto está no Sítio atrás da Nabira, fazendo propostas ultrajantes à Dona Benta (!), quando as crianças entram na sala com o Zumpilion para mostrá-lo para a vovó, e eles já falam demais, explicando que o Zumpilion é um extraterrestre. Agora, Mefisto fica por perto, captando toda informação que puder…
Zumpilion é o próximo alvo!


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários