MacGyver 4x12 – Loyalty + Family + Rogue + Hellfire



“Angus… Gwen is manipulating you”
Não me canso de dizer o quanto estou gostando dessa temporada de “MacGyver”, e da maneira como a história foi sendo construída aos poucos, cada episódio nos mostrando mais um detalhe importante da trama que nos levou a esse episódio – o momento em que Mac deixa a Phoenix para trás para se juntar à Codex. Ou ao menos é isso que parece. O episódio é bem interessante e trabalha com um suspense interessante, enquanto nos perguntamos o que o Mac está fazendo, e nos irritamos com o Russ, que não dá o menor voto de confiança ao rapaz… o Mac está, sim, instável ultimamente, e muitas coisas aconteceram, mas ele acredita que ele realmente mudaria de lado assim, depois de tudo? Mesmo com a morte do pai, o cara que ele matou há alguns episódios, e a recente descoberta a respeito da mãe: ela não morreu naturalmente, ela foi assassinada.
Pela CIA.
Angus é “convidado” para um “agradável café-da-manhã com a Tia Gwen”, que tenta recrutá-lo para a Codex, e ele continua relutante em se juntar a um plano que significa a morte de bilhões de pessoas, mas nós percebemos que Gwen tem algo que pode fazê-lo mudar de ideia quando fala sobre o assassinato da mãe, o jogando contra as organizações do governo… e Mac está mesmo muito pensativo ultimamente. Vemos, ao longo do episódio, as coisas se partirem entre Mac e a Phoenix, sendo plano ou não – eu não tenho certeza do quanto foi um plano de Mac para se infiltrar na Codex, e o quanto foi de coisas que ele queria mesmo dizer. Mac não está bem, está à beira de um colapso, ele é grosseiro e distante com Desi, e ela é quem diz que ele precisa ser afastado do cargo, porque “ele já está comprometido” e ela não sabe de que lado ele está.
E ele sabe?
Tensões a mil, todo mundo questionando as atitudes de Mac, e Russ, com toda a sua paranoia, vem dizer que O MAC NÃO ESTAVA MENTINDO NO EPISÓDIO PASSADO QUANDO FALOU SOBRE “SACRIFICAR AQUILO QUE VOCÊ AMA”. Sua linguagem corporal, naquela cena encenada, o faz acreditar que Mac dissera a verdade… e se ele disse a verdade, então ele pode estar mesmo se voltando contra a Phoenix? Russ o tira da missão, e podemos ver que nem todos concordam com isso, mas, ao mesmo tempo, todos concordam que alguma coisa está acontecendo a Mac. Riley é a única que fica do lado de Mac o tempo todo, e eu teria achado isso bonitinho, em outras circunstâncias, mas infelizmente fiquei triste em saber que eles estão fazendo isso apenas para empurrar um romance de Mac e Riley que eu não acho que faça sentido.
Se fosse pra acontecer, já teria acontecido…
Agora, o que faz sentido é Mac e Desi.
E eu não sei se o romance vai conseguir passar por isso!
Mac, então, invade a Phoenix e libera a refém da Codex que está ali, Scarlett, porque ela o levará diretamente até Gwen e a base da organização – Russ e Desi até tentam impedi-lo e conversar com ele, mas, naquele momento, “já é tarde demais”. É forte aquela cena em que Mac deixa Russ e Desi para trás, no chão, quase sem oxigênio, mas ele tinha que fazer aquilo… e ele nunca os mataria de verdade, mesmo que ele mudasse de lado. Mas é um pouco assustador, e naquele momento Desi e Russ decidiram não confiar mais nele. “Angus MacGyver has gone rogue!”, Russ declara, e coloca todas as forças da Phoenix atrás de Mac! Riley, antes de deixar a Phoenix para trás, encobre os passos de MacGyver, e então o ajuda a escapar com Scarlett e Shiva, a arma de Tesla. É um plano, e agora Riley sabe disso, mas até onde eles irão nisso?
Acredito que uma parte da temporada agora se dedicará à infiltração na Codex, e eu devo dizer que O RUSS É IRRITANTE. Ele trata Mac como um grande vilão, e eu adorei o Bozer o confrontando, perguntando “o quanto isso era diferente do que a Codex fazia”, quando descobre seu plano de lançar o míssil contra a Codex, independente de Mac e Riley também estarem lá… e Matty tenta interceder, dizendo que “há mais coisas acontecendo que eles não sabem”, mas Russ é teimoso demais, e o cara que trabalha pra ele lança o míssil, mesmo sem a sua ordem… então, Mac tem a oportunidade de usar a shiva para salvar a Codex (e eles mesmos) do míssil, e isso meio que ganha a confiança de Gwen, porque ele enfrentou os amigos para salvá-los… agora, Mac está oficialmente dentro da Codex, ao lado de Gwen, e ele conhece a Codex no subsolo.
E É UMA CIDADE INTEIRA!
Que cena aquela última! Quantas possibilidades! Estou ansioso!
“Welcome home, Angus”


Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários