Cuna de Lobos (2019) – O olho de Catalina



“¿Celos? ¿Qué se siente?”
POR QUE CATALINA USA UM TAPA-OLHO? “Cuna de Lobos” resolve um de seus mistérios já no seu terceiro capítulo e, de quebra, ainda nos mostra um dos motivos pelos quais Catalina Creel odeia tanto José Carlos, e não é porque ele não é seu filho, como Alejandro… depois da leitura do testamento de Carlos Larios, Catalina está decidida a casar seu filho com Leonora e fazer com que ela lhe dê um neto e, infelizmente, Alejandro deixa que a sua mãe faça com ele o que ela bem entender, o que quer dizer que ele está prejudicando o seu relacionamento com Miguel para se aproximar de Leonora, apenas para atender ao desejo da mãe de herdar toda a fortuna de seu falecido marido. Enquanto isso, José Carlos precisa lidar com as acusações feitas contra ele, mas Catalina não vai conseguir mantê-lo preso por muito tempo – e o personagem de José Carlos cresce.
ESTOU AMANDO O JOSÉ CARLOS!
Enquanto esse episódio vê a ascensão de José Carlos como um possível adversário à altura de Catalina Creel, também vemos o personagem de Luis diminuir, depois das ameaças do episódio passado – e quando ele vê, na TV, a morte de Ignacio Vasco, ele sabe que só pode ter sido Catalina. Luis está com os documentos que provam que Carlos Larios foi assassinado, mas ele não tem coragem de fazer nada com eles, e os esconde; as matérias que escrevera sobre tráfico de diamantes, ele as destrói todas… ele está acuado, e não tem para onde correr. Catalina ainda termina de dar o seu recado conseguindo para ele o seu emprego de volta, e ele tem que voltar ao jornal e aguentar o seu supervisor dizendo que “ele tem que deixar esses rumores todos para trás, porque já deu para perceber que Catalina é uma pessoa muito boa”. É humilhante, além de tudo.
José Carlos, por sua vez, está na delegacia, e Catalina se assegura de que ela seja a primeira a falar com ele. Foi angustiante ver o José Carlos jurando que não fez nada, que é inocente, o desespero tomando conta dele, e Catalina joga, o acusando de ter batido na mulher, dizendo que ele precisa dizer tudo de que se lembra para que ela possa defendê-lo (!), mas José Carlos não se lembra de nada… ele estava muito drogado. Dissimulada, Catalina ainda o provoca, dizendo que só pode imaginar as coisas que ele usou para conseguir “bloquear uma noite toda de sua memória”. Catalina não vai fazer nada para tirá-lo de lá, e ele sabe disso, mas ele confia em Ambar, a tia, esposa de Francisco – e, como Catalina sabe da relação próxima de Ambar e José Carlos, ela fala com Francisco, seu amante, para pedir que ele afaste a esposa de José Carlos…
Mas José Carlos não deve ficar muito ali. Ele já se lembra de apanhar.
E lembra quem bateu nele: Diego.
SÓ PODE TER SIDO UMA ARMAÇÃO DE CATALINA!
Um flashback nos mostra outro capítulo da relação conturbada de José Carlos e Catalina, quando ele era criança e flagrou a madrasta transando com seu tio. Ele saiu correndo, mas Catalina foi atrás dele, claro. Como o pequeno José Carlos estava brincando com o seu arco e flecha, ele tentou se soltar da madrasta que o segurava e, ao fazê-lo, ele acabou enfiando a flecha dentro do olho dela – QUE AGONIA ASSISTIR ÀQUILO! E quando Catalina se lembra disso, ela ainda chora… ainda lhe dói. Por isso ela o odeia tanto. E por isso ela SURTA quando José Carlos subitamente aparece na casa, liberado, porque alguém – e ela sabe muito bem quem – pagou a sua fiança. José Carlos ainda lhe diz que sabe que foi ela que armou para ele, agora ele só precisa provar o que está dizendo, e ele não vai descansar enquanto não conseguir fazer isso. Que comece a guerra!
Também vemos os acontecimentos do passado sob a perspectiva de José Carlos – ou do que ele se lembra disso. Ele era muito pequeno, faz muito tempo, e ele mais se lembra do que lhe contaram do que o que realmente aconteceu. Em uma conversa com Gélica, ele pergunta novamente o que aconteceu naquele dia, e ela pergunta se ele não se lembra de nada mesmo. A história que lhe foi contada era que ele estava brincando com o arco e flecha sobre o berço do seu irmão, o Alejandro, e Catalina viu aquilo e se assustou, temendo que ele fosse fazer algo contra o irmãozinho – o resto, então, lhe contam como realmente aconteceu: ela correu atrás dele, ele enfiou a flecha no olho dela. É traumatizante, e isso cresceu com José Carlos: a vaga memória, a dor, a culpa. Ele ainda se sente culpado por isso, por mais que odeie a Catalina com todas suas forças.
Isso e a falta da mãe pesaram muito sobre ele.
É, certamente, um dos motivos pelos quais ele foi para as drogas.
Alejandro, enquanto isso, está se aproximando de Leonora, seguindo o joguinho de Catalina Creel. Sedutor, ele liga para Leonora para convidá-la para jantar em sua casa, mas Leonora diz que “prefere fazer algo mais informal”. Então, temos a coisa mais bizarra possível: Alejandro leva Leonora para uma festa de Miguel – afinal de contas, Miguel também quer conhecer a sua “futura namorada”. É TÃO TRISTE ver o Miguel se apresentando como amigo de Alejandro: “Soy… el amigo de Ale”. E o Miguel até tentou lidar com isso, ele sabe que “são negócios”, mas é impossível, e ver Alejandro com Leonora durante a noite toda é demais para ele. Ele fica triste, ele bebe e bebe, e eu não vou negar que eu ADOREI quando ele foi para cima de outro cara na festa, fazendo questão que o Alejandro visse… ué, se ele pode fazer isso, por que Miguel não pode?
Estou do lado de Miguel…
Mas Alejandro se desespera. Dá uma desculpa para se retirar, deixando Leonora sozinha na festa, e sobe para falar com Miguel, se achando o dono de tudo expulsando o outro cara do quarto. “¿Celos? ¿Qué se siente?”, Miguel pergunta. Miguel diz que não ia ficar com aquele cara de verdade, mas queria ver como ele reagia, e Alejandro se sente no direito de ficar bravo (!), mas Miguel está muito mais bravo – E COM TODA A RAZÃO. Se for para ficar nesse sofrimento insuportável, se o Alejandro vai tratá-lo mesmo dessa maneira para estar com Leonora, então é melhor que Miguel tome seu rumo… ele não precisa ficar nessa relação. E, para piorar, ele ainda acha que Alejandro está se apaixonando, tendo em vista que oficialmente ele é “bissexual”: “Eu te conheço. Você está se apaixonando e dá pra notar”. Miguel está SOFRENDO DEMAIS, coitado…
Será que dá para ir cuidar dele?
[…]
Alejandro rapidamente consegue o que quer. Ele leva Leonora embora da festa e, ao deixá-la na porta de sua casa, ele a beija pela primeira vez. O JOGO JÁ COMEÇOU. Quando José Carlos vê Alejandro e Leonora se beijando, os irmãos começam a se provocar, e é uma cena intensa que me deixa morrendo de raiva de Alejandro, apresentando-o para Leonora como “seu irmão que acabou de voltar de suas férias na prisão”. José Carlos diz que é inocente e que armaram para ele, mas os dois acabam levando essa briga para longe de Leonora… a verdade é que José Carlos pode gostar dela de verdade, E EU JÁ ESTOU TORCENDO POR ELE, porque o Alejandro precisa cair do cavalo. E amei o José Carlos perguntando se “ele tem medo que ele diga para Leonora que ele só a está usando para ganhar a herança do pai” – porque é exatamente o que ele está fazendo.


Para mais postagens de Cuna de Lobos, clique aqui.


Comentários