The 100 7x02 – The Garden



“Eligius III was here. We’re on planet Beta”
“Skyring’s better”

UM DOS MELHORES EPISÓDIOS DE “THE 100”. Desde que surgiu pela primeira vez, eu estou muito interessado na “Anomalia”, porque eu adoro toda essa questão de tempo, e o episódio me fez pensar um pouco em “Lost”, em “Interestelar” e um episódio específico de “The Magicians”. Ainda quero saber onde está o Bellamy (!), mas foi TÃO BOM ter um episódio centrado em Diyosa e Octavia – não sabia que precisava tanto de um episódio delas enquanto a Hope crescia para se tornar a mulher que conhecemos no fim da temporada passada. E eu adorei a escolha do episódio de estar inteiramente centrado no lado de lá da Anomalia, não vindo a Sanctum em nenhum momento… há tanta história para contar do lado de lá, tanto a ser explorado! O episódio começa quando Octavia emerge do lado de lá da Anomalia, “logo depois” de Diyosa.
Para Octavia, foram alguns segundos – para Diyosa, foram 3 meses. Quando Octavia sai do outro lado da Anomalia, em um outro planeta, ela ouve os gritos de Diyosa que está prestes a dar à luz, e ela acha cedo demais, porque “Diyosa só está de 6 meses”, mas Diyosa explica que está ali há 3 meses e pergunta “por que ela demorou tanto”. Eu amo essa não correspondência do tempo, e a maneira como, nesse outro planeta, o tempo passa muito mais depressa – então, Octavia ajuda Diyosa no parto, em uma cena emocionante, e então VEMOS O TEMPO PASSAR PARA AQUELE TRIO INCRÍVEL. Diyosa já está apaixonada por aquele lugar… ela finalmente encontrou a paz. Não há ameaças, não há guerra a ser lutada, ela finalmente encontrou um lugar onde ela pode ser feliz… e, até onde sabe, não há como voltar para Sanctum, porque a passagem da Anomalia é no fundo do lago.
Mas Octavia vai passar seis anos inteiros tentando, segundo o que Hope conta para Gabriel e Echo. Enquanto vemos os flashbacks de como foi a vida de Diyosa e Octavia nesse novo planeta – ao qual Hope deu o nome de “Skyring” quando tinha três anos de idade –, também acompanhamos a jornada atual de Hope com Gabriel e Echo, centenas de anos depois de ela ter partido… se foi um dia para ela em Sanctum, foram centenas de ano desde sua partida em Skyring. A exploração do lugar é interessante, e os paralelos que foram feitos à relação de Octavia com Bellamy também são incríveis (arrepiou com a Hope dizendo aquele “My mother, my responsibility”). Hope nos fala sobre o “Bardo”, que é “a próxima estação”, e a maneira como sair de Skyring, digitando um código na máquina que está no subsolo… um código que eles não têm.
E que Gabriel quer descobrir.
Gostei muito de explorar Skyring nos dois tempos… Hope quer esperar que os “discípulos” venham buscar o prisioneiro que está no planeta e passará os próximos 5 anos por ali, mas Gabriel e Echo não pensam em esperar tanto… e Gabriel acaba fazendo uma descoberta interessante ao encontrar um mind drive em um dos esqueletos há muito deteriorados do lugar: a Eligius III esteve ali, o que quer dizer que AQUELE é o planeta Beta, o planeta que a missão procurava. O episódio explora as memórias de Colin Benson, nos fala um pouco sobre as interessantíssimas pedras que foram construídas há tanto tempo com a ideia de explorar todo o universo, dobrando tempo e espaço para conectar pontos distantes do universo… ISSO TUDO FAZ PARTE DE UM UNIVERSO QUE EU ADORO. Já estou ficando triste em me despedir de “The 100”.
Ainda mais agora que chegamos nessa parte de ficção científica que eu amo!
Conseguir o código, no entanto, não será tão fácil… quando Gabriel finalmente chega à parte que importa nas memórias do mind drive que encontrou (E NÓS REVEMOS BECCA!), ele acaba destruído pelo prisioneiro confinado ao Planeta Beta/Skyring, e era a única saída dali, por enquanto… no passado, as cenas são muito mais EMOTIVAS, e eu me apaixonei por cada momento de Octavia e Diyosa enquanto Hope cresciam, e enquanto as duas a criavam juntas… Mommy and Aunty O. Durante anos, enquanto Hope crescia, Octavia ainda tentava diariamente chegar à Anomalia no fundo do lago, por onde chegou a Skyring, para retornar para Sanctum, para falar com Bellamy mais uma vez, mas era impossível – a Anomalia continuava lá, mas chegar até ela é que não dava. E temos aquela cena na qual O diz a Hope que “Bellamy nem sabe que ela partiu ainda… para ele, foi uma piscada”.
Octavia finalmente tem a chance de sair de lá quando descobre um corpo enterrado no jardim que ela, Diyosa e Hope construíram, o corpo de um discípulo com tecnologia que pode lhe ajudar a chegar até o fundo do lago e, consequentemente, à Anomalia. A despedida dela e Hope é linda e triste (“I love you, little one. Don’t you ever forget”), mas Diyosa faz algo que deixa Octavia muito brava, mas que precisava ser feito: ela quebra o capacete, ela inutiliza a sua chance de ir embora, porque ela não tem que ir embora. Ela tem que ser feliz, aceitar aquela nova vida, e Hope precisa dela. A CENA É FODA, e tem uma finalização perfeita, quando Octavia começa a chorar e explica o motivo de querer tanto voltar: não é para avisar sobre os Primes nem nada, é porque ela quer dizer para Bellamy que ela o entende, que ela finalmente o entende…
Tudo o que ele fez para protegê-la ao longo desses anos…
Por causa de Hope, ela o entende
A cena é emotiva e linda de se assistir, com a Octavia chorando daquela maneira, sozinha no chão, antes de decidir parar de tentar. Antes de assumir de uma vez por toda sua vida em Skyring com Diyosa e com Hope. Ela escreve uma carta para Bellamy, uma carta lindíssima que ela espera que chegue até ele, na qual ela pede que “ele não se preocupe com ela, porque ela está bem e ele merece ser feliz”, e assina dizendo que o ama… e é aí que começa o fim da vida delas em Skyring. Discípulos saltam do lado de lá em busca de Octavia e Diyosa por causa da carta, e as duas conseguem esconder Hope antes de serem levadas sabe-se lá para onde… depois que Octavia e Diyosa são levadas, Hope fica sozinha pelos anos seguintes, até o surgimento de Dev e até a partida a Sanctum, com o recado no braço de que “ela podia confiar em Bellamy”. Onde começou tudo isso.
Agora, esperamos o reencontro.
Queremos Octavia, Diyosa e Hope juntas novamente.
Ah, e cadê o Bellamy?!


Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários