Sítio do Picapau Amarelo (2003) – O Sumiço da Emília: Parte 2



“Ai! Quem me deu um liscabão?”
Tenho uma crítica bem séria ao desenvolvimento de “O Sumiço da Emília”: CADÊ O SUMIÇO DA EMÍLIA?! Eu gosto da história, gosto mesmo, mas eu sinto que o título dado a ela é muito errôneo tendo em vista que a Emília demora uns três episódios para ir até o tal “Chá de Senhoras e Senhoritas” e, depois, o Pedrinho consegue trazê-la de volta para o Sítio antes do meio da história… sem contar que, mesmo quando esteve “ausente” (sem o Faz-de-Conta e tudo o mais), a bonequinha não estava realmente desaparecida, porque todos sabiam onde ela estava: na caverna da Cuca, depois de cair em uma armadilha da Dona Carochinha. Eu sei que talvez o Sítio não funcione tão bem sem a Emília, e que não teríamos nada como “O Dia em que a Emília Morreu”, de 1980, mas ainda assim… eu esperava mais consequências para o seu “sumiço”.
A segunda parte da história começa com a Narizinho se aventurando sozinha pela mata, porque não aguenta ficar esperando: “Não volto para o Sítio sem a Emília. Vou tirar ela da caverna da Cuca de qualquer jeito. Ou não me chamo Narizinho”. Preocupado com a prima, Pedrinho resolve retornar à mata atrás de Narizinho, e Dona Benta manda que Tio Barnabé, Zé Carijó, Visconde, Quindim e Conselheiro o acompanhem… enquanto isso, a Candoca continua perigosamente infiltrada na caverna da Cuca, tentando agora jogar uma bruxa contra a outra, para que possa, ao fim, roubar o Faz-de-Conta da Emília, que está com a Dona Carochinha. Pelo menos dessa vez, a Candoca tem o que merece: graças a ela, Dona Carochinha e Cuca se estranham, e trocam feitiços na caverna toda decorada pelo Faz-de-Conta, e um deles acaba acertando a Candoca…
E ela vira um peru. Quer dizer, uma perua.
Enquanto isso, o Louro João é capturado de novo pelos caçadores, e eu gosto de como o “Sítio do Picapau Amarelo” trabalha a conscientização, explicando o que é a biopirataria, e o que acontece com os animaizinhos que são levados por pessoas como esses caçadores: como eles são mantidos em gaiolas, como eles sofrem, como vários morrem de fome… o caçador tenta vender o papagaio azul para a Dona Carochinha, quando esta vem à venda do Seu Elias em busca de uma pena de papagaio azul, para um poderoso feitiço, mas ele não tem toda a sua ganância atendida, porque, graças a uma feliz coincidência, as sacolas foram trocadas quando a Tia Nastácia foi fazer compras na venda… o que quer dizer que o Louro João é levado de volta ao Sítio, em segurança: a Tia Nastácia salvou o Louro João. E, agora, Dona Benta também quer fazer algo para que esses bandidos caçadores sejam presos!
Na caverna da Cuca, Narizinho fica espiando do lado de fora enquanto várias coisas acontecem, e o Saci a tira de lá, a colocando junto com o grupo formado por Pedrinho e os outros… agora, estão todos juntos para salvar a Emília, mas eles precisam de um plano. Pedrinho decide, então, usar um restinho de pó de pirlimpimpim para ir à caverna e trazer a boneca, mas ele tem que ir sozinho, porque não tem tanto pirlimpimpim assim. Com a Candoca transformada em perua e as bruxas brigando do lado de fora da caverna, Pedrinho aproveita a distração para entrar e pegar a Emília, ainda sem vida, e levá-la de volta com ele para o Sítio do Picapau Amarelo. A emoção da Narizinho é fofa, feliz em ter a sua boneca de volta, mas ela ainda não tem o seu Faz-de-Conta, o que quer dizer que ela é uma simples boneca de pano, sem vida como qualquer outra.
Outrora tão serelepe e faladeira…
Agora, muda e sem vida.
Mas Narizinho sabe exatamente como acordar sua melhor amiga: COM UM BELISCÃO. “Ai! Quem me deu um liscabão?” É bom ter a Emília de volta, mas é aquilo que eu comentei no início do texto: tudo é muito rápido, muito simples, e ainda temos muitos capítulos de “O Sumiço da Emília” pela frente. Ela não está nem sumida, nem sem vida. Quando a bonequinha recupera sem Faz-de-Conta, que lhe dá vida, a Carochinha volta a ser uma baratona, e a caverna da Cuca também volta ao normal, sem toda a decoração do “chá”. Emília, por sua vez, fica furiosa quando acorda e descobre o que aconteceu, como as bruxas lhe tomaram o Faz-de-Conta, e promete que vai fazer alguma coisa contra elas: “Ah, mas isso não vai ficar assim, não! Elas vão ver o que é bom pra tosse, eu vou dar uma lição nelas!” Agora, é hora de mais um confronto de Emília e Dona Carochinha!


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários