Sítio do Picapau Amarelo (2003) – O Sumiço da Emília: Parte 4



O fim da biopirataria no Sítio!
CHEGA AO FIM A HISTÓRIA DO “SUMIÇO” DA EMÍLIA – e é uma história bem legal da terceira temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, mas que peca em não “sumir” realmente com a bonequinha por mais do que alguns pouquíssimos capítulos. A primeira parte da história que é “resolvida” é a Dona Carochinha em busca do Faz-de-Conta da Emília, porque, quando a astuta bonequinha leva um inseticida para o duelo que marca com a baratona na frente da mangueira velha do capoeirão (o mesmo lugar em que a luta de “A Lenda do Rei Arthur” foi travada), Emília sai vitoriosa… ela desvia de um feitiço da Carochinha, que acerta a Cuca, e então a ataca com o inseticida, o que a faz virar pó… até achei que as crianças teriam que, talvez, enfrentar a Cuca quando ela despertasse, mas a Cuca não estava nem aí: “Antes ela do que eu”, diz ela.
E ainda sai levando o “pó de Carochinha” embora.
Agora, então, as crianças precisam resolver o problema dos biopiratas que rondam o Sítio e trabalham com a Candoca e a Miloca, querendo capturar não apenas o Louro João, o papagaio azul que é irmão do Louro José, da TV, mas também o Quindim, o adorável rinoceronte do Sítio de Dona Benta… Candoca, que tinha sido capturada pelos caçadores em sua forma de perua, volta ao normal quando a Dona Carochinha vira pó, porque o feitiço já não tem mais efeito algum, e então ela se une aos caçadores, que falam sobre o “louro azul que vale milhões”, e Candoca imediatamente se interessa… e o pior é que ela é mesmo mais esperta que os caçadores ou que sua irmã Miloca, então ela não demora nada para capturar o Louro João só pra ela, e o deixa preso em sua casa, esperando o momento certo para vendê-lo e ficar com o dinheiro só pra ela
Emília é a primeira a dar pela falta do Louro João, e a Tia Nastácia fica toda chorosa, se perguntando “o que ela vai dizer para a Ana Maria Braga”. Uma peculiaridade dessa história é a maneira como Tia Nastácia (e, eventualmente, até a Dona Benta) conversa com a Ana Maria Braga através da TV, com direito até a cafezinho passando de um lado para o outro! O Willy Wonka ficaria encantado! Ana Maria Braga, então, coloca um amigo seu, o Capitão Barcellos, no caso, enquanto a Emília tem um plano para prender os caçadores: primeiro, ela precisa que o Elias diga aos caçadores que aceita a proposta deles de vender os animaizinhos na venda, para atraí-los e conseguir o Louro João de volta; depois, ela pede que o Saci vá atrás da Cuca para contar o que está acontecendo, para ver se ela ajuda… e ela demora pra aceitar ajudar, o que é estranho.
Em “Caçadas de Pedrinho” ela só precisou saber dos caçadores pra fazer algo.
E acabar com toda a palhaçada!
Enquanto isso, a Miloca tem seu próprio plano para conseguir o Quindim para ela: quando ela descobre que o Quindim fugiu de um circo, ela diz para o Tio Barnabé e para o Zé que ele é um animal selvagem e eles o têm ali sem os documentos, a autorização… então, ela ameaça entregá-los para a polícia, dizendo que eles são cúmplices de um crime, e ainda fala sobre Dona Benta passar o resto de seus dias na cadeia e as crianças em um reformatório. Miloca ainda diz que, por ele ser um animal selvagem, ele é extremamente perigoso, e embora “se faça” de bonzinho, ele pode atacar a qualquer momento… e como o Zé Carijó é muito medroso, ele fica com isso na cabeça, e passa o restante da história fugindo do Quindim toda vez que ele se aproxima. Mas, ainda assim, ele não entrega o Quindim para a Miloca… afinal de contas, é seu amigo!
O tal do Capitão Barcellos chega ao Sítio do Picapau Amarelo, mas sua presença não é lá muito promissora… se depender deles, talvez os caçadores nunca sejam de fato capturados. O Louro João fica lá, sendo disputado por todos os lados. Teteia vai à venda do Elias para comprar semente de girassol para o papagaio azul, e os caçadores escutam e desconfiam que ela está com o Louro. No fim, a Miloca consegue roubar o Louro João da irmã, Candoca volta a se unir com os dois caçadores incompetentes para que recuperem o irmão do Louro José, e todo o grupo acaba se reunindo no meio da mata – território da Cuca. Então, quando o plano da Emília começa a funcionar, o Saci, o Pesadelo e a Cuca chegam e a Cuca está furiosa com os caçadores: “Então são vocês que estão fazendo confusão na minha mata?” E ela os coloca para correr!
Mas não de forma definitiva.
Quem tem que prender mesmo os caçadores é a justiça… os caçadores, em posse do Louro João, o levam para a venda do Elias, na expectativa de vende-lo, mas tudo era uma armação da Emília: o Capitão Barcellos aparece na hora para prender os sobrinhos (em uma cena um tanto quanto bizarra, com aquelas chineladas na bunda e tal), e a Emília e as crianças conseguem soltar o Louro João. Enquanto os dois caçadores vão presos, Miloca e Candoca são atacadas pela Cuca (mas elas retornarão!), e a Emília usa o seu Faz-de-Conta para atender a um pedido do Louro João: ele queria estar á na TV, com o irmão. Então, a história termina com o Louro José e o Louro João, lá no nostálgico cenário do “Mais Você”, com a Ana Maria Braga… o Sítio, então, já começa a ver novidade, quando um panfleto traz um anúncio interessante: O GRAN CIRCO MEFISTOFÉLICO…


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários