MacGyver 4x09 – Code + Artemis + Nuclear + N3mesis



“The Misadventures of Riley, Issue #1”
A GENTE NUNCA VIU O MAC ASSIM! No fim do episódio passado, eu estava certo de que James MacGyver não tinha realmente morrido, e eu ainda acho que isso é possível, até porque não o vimos morrer, nem seu corpo, e não sabemos o que significa essa mensagem para Angus no fim do episódio, mas uma coisa é certa: independente de como James pode ter sobrevivido, Mac não sabe disso. Então, no início do episódio, encontramos o Mac sozinho, sentado no chão da sua casa, jogando uma bola de tênis contra a parede e pensando em tudo o que aconteceu… mas ele não se permitiu ainda tirar um tempo e realmente fazer o luto pela morte do pai. Riley é bem fofinha, e chama todo o pessoal para fazer companhia, e eles compartilham histórias de James (“To James MacGyver!”), mas as coisas, então, acabam saindo do controle e eles ganham um caso inesperado.
Todas as luzes da cidade se apagam (“Mac? What’d you do now?”), e só sabemos que isso tem a ver com o roubo de algo e com “N3mesis” – e imediatamente sabemos que esse é um trabalho para Riley. Esse episódio é bem interessante ao desenvolver um pouco da história de Riley – voltamos 7 anos no tempo para conhecer os motivos que a levaram para a cadeia, em primeiro lugar. Quem quer que esteja por trás do colapso atual pediu 12 milhões de dólares em Bitcoin, mas eles não pensam em pagar esse dinheiro, porque isso “incentivaria ataques futuros”, por isso Riley se senta na frente do computador para ver o que ela pode fazer… afinal de contas, ela é a hacker de talento. E quando ela descobre o que está acontecendo, ela tem uma surpresa ao ver “N3mesis” na tela do computador: AFINAL, ESSE É UM CÓDIGO QUE ELA MESMA ESCREVEU!
Há 7 anos, Riley e duas amigas, Peyton e Kai, escreveram o “N3mesis” para expor fragilidades no sistema de segurança eletrônico, e elas o testam pela primeira vez em um caixa automático da rua, e Riley se diverte liberando todo o dinheiro que estava lá dentro, por exemplo. Eu achei o episódio meio óbvio, porque NÃO CONFIEI EM PEYTON DESDE O PRIMEIRO MOMENTO. Primeiro porque ver Kai nas câmeras de segurança não significa nada nessa temporada, com a Codex por aí, e porque a Kai podia ter uma mente meio criminosa, mas ela sempre esteve na mesma página que Riley – e olhe só para a Riley! Mas a Peyton parecia a “ovelha negra” do grupo, a cética, a insegura que questionava tudo e que ficava se pagando de boazinha… ah, eu não consegui confiar nela desde o princípio, e daí ela é “quem pode ajudar a salvar o mundo”?
Aham.
Mas Riley resolve arriscar. Ela reencontra Peyton para conseguir o código-base do N3mesis, e a cena é quase emocionante, com a Peyton perguntando da cadeia, a Riley falando sobre a Phoenix, e sobre é uma família, e eles quase me enganaram – mas só quase. Quando Riley usa o código-base que Peyton lhe entrega e tudo parece “resolvido” em menos de 20 minutos de episódio, nós SABEMOS que as coisas só podem dar muito errado… e então, o que era uma falta de energia na cidade acaba virando um colapso nuclear, e toda a cidade pode ser destruída a qualquer momento. Assim, Riley precisa ir atrás de sua outra amiga, Kai, porque se o plano é dela e é ela quem está por trás de tudo, como acreditam, então ela precisará do seu computador – só de lá ela consegue desfazer isso tudo. Quando Desi e Riley encontra Kai, no entanto, ela parece surpresa…
“What meltdown?”
Não, Kai não era 100% inocente nem nada disso – ela realmente era responsável por toda a crise, mas não como a mente criminosa por trás de tudo… ela fora contratada, e nem tinha noção de tudo o que estava acontecendo, e Riley conseguiu perceber que ela estava dizendo a verdade. Então, quando Riley precisa agir para salvar o mundo, “descobrimos” (era óbvio desde o primeiro flashback) quem era a mente por trás de tudo: PEYTON. “It’s the only way to save the world”. Na verdade, Peyton realmente acreditava naquilo de “salvar o mundo” e tudo o mais, mas ela foi convencido/corrompida pela ideia da Codex, que a convenceu que a maneira de “salvar o mundo” era “causando a morte de milhares de pessoas”. Riley consegue impedir mais um apocalipse, e eu gostei de ela poder trabalhar ao lado de Kai mais uma vez – será que voltaremos a vê-la?
As portas estão abertas!
Mac, por sua vez, também tem cenas importantes. Ele está vendo os manejos da Codex em todo lugar, mas porque eles realmente estão ali, ou porque ele quer que estejam? Russ lhe chama a atenção para como ele está deixando que seu trauma fale mais alto que sua experiência, e vemos que ele tinha razão quando ele vai violento para cima de um cara, suposto sabotador de algo que ele fez para segurar o apocalipse e ganhar um pouco de tempo para Riley, e o cara estava apenas falando com a esposa no telefone… aquela cena nos mostrou o quanto ele não estava bem. No fim do episódio, Mac tem que escolher entre salvar Lasky ou a cidade inteira, e então ele entende que não pode salvar todo mundo – “What do I do? I can’t save everyone”. É uma decisão difícil, deixar que Lasky morra, mas ele fez o que tinha que fazer… e isso pode ajudá-lo a entender o pai.
No fim do episódio, ele está do mesmo jeito de quando o encontramos no início.
E, dessa vez, ele tem o Russ com ele. E um vídeo do pai.
Um vídeo com uma mensagem a ser decifrada!


Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários