The Letter for the King 1x05 – Spiral



“That was the most incredible thing I’ve ever seen”
AH, QUE PLOT TWIST DELICIOSO! Eu gostei muito mais desse episódio de “The Letter for the King” do que de qualquer outro episódio até aqui na temporada. foi legal ver o Tiuri tentando lidar com os seus poderes, ao mesmo tempo em que foi legal ver o grupo se unir e se separar, mas não exatamente da maneira como era antes… no começo do episódio, Arman está determinado a levar Tiuri de volta para Dagonaut e entregá-lo para seu pai, Fantumar, mas Lavinia tenta impedi-lo, dizendo que “ele precisa ser cego ou muito burro para não ver o quanto esse garoto é especial”, e ela não consegue fazer com que Arman mude de opinião, mas os demais parecem mais inclinados a isso… de qualquer maneira, eles precisam salvar Tiuri, que está fraco, e Ardanwen é novamente o HERÓI da série, os levando até uma aparente cidade fantasma.
A cidade, que parece meio macabra e estranhamente vazia, a princípio, é povoada, e tem uns moradores bem impressionantes. Shona parece ser uma das líderes do lugar, e enquanto Arman tenta botar banca – dizendo que o Tiuri é “prisioneiro” deles, por exemplo, coisa que o Foldo rapidamente corrige –, ela simplesmente o desarma evidenciando o quanto ele é patético. E, para a surpresa de todo mundo, ela se aproxima de Ardanwen, que está bastante agitado, e ela consegue acalmá-lo colocando a mão sobre ele… não é qualquer pessoa que consegue isso. Mais tarde, então, ela enfrenta Lavinia, perguntando como ela conseguiu um cavalo como esse, e Lavinia acaba contando a história sobre o Cavaleiro Negro que estava morrendo e pediu que Tiuri completasse a sua missão, entregando ao rei a carta que ele carregava.
Quando Tiuri acorda, logo descobrimos que aquela fora a casa do Cavaleiro Negro que morreu no primeiro episódio, e que aquela mulher, Shona, é a viúva dele, e eu a achei deveras impressionante. Ela é durona e tudo o mais, mas é intensa e poderosa. “The last thing this world needs is another hero”. Felizmente, o despertar de Tiuri também nos traz uma outra novidade: ELE AINDA ESTÁ COM A CARTA AO REI. Acontece que, como desconfiamos no episódio passado, ele conseguiu abrir o receptáculo da carta, e agora o Cavaleiro Vermelho o tem vazio, enquanto eles podem ver a misteriosa e “tão importante” carta que precisa ser entregue. A princípio, eles só veem uma hora e uma data, mas Lavinia é esperta e a coloca na chama da vela, para revelar coisas que estão escritas ali… uma lista de nomes, dos nomes dos pais de todos eles. O Príncipe Viridian provavelmente está vindo matá-los.
Então, eles precisam garantir que a carta chegue ao rei.
Para que ele impeça isso!
Arman, no entanto, é totalmente contra qualquer plano que eles tracem, e o episódio conseguiu fazer com que sentíssemos cada vez mais raiva dele, mas eventualmente entendemos o porquê… Lavinia, enquanto isso, tenta ajudar Tiuri a controlar os seus poderes. Afinal de contas, se ele vai precisar chegar até o rei, ele terá que usar os seus poderes, e para isso precisa aprender a invocá-los e controlá-los. A cena é divertida, com o Arman de cobaia e o Piak se divertindo mais que todos (o “Sorry. Couldn’t resist” depois de jogar uma pedra na cabeça dele com o estilingue é perfeito!), mas Tiuri não consegue usar os seus poderes. Eu realmente achei que quando não deu certo e o Arman ficou rindo e debochando dele, o poder viria, mas nem assim. Então, Tiuri se retira, e Lavinia vai atrás dele, tentando ensiná-lo a “sentir o momento” e não pensar demais.
E então ela o beija.
Naquele momento, por mais morno que tenha sido o beijo, as folhas e flores ao redor deles começaram a voar, com um vento que não estava ali até pouco antes… MAGIA. O coração batendo forte, e é dali que a magia vem. Agora, Tiuri só precisa aprender a controlá-lo. Amei como isso fez com que os garotos ficassem ao lado dele, porque Foldo e os demais já estavam defendendo o Tiuri há muito tempo – Foldo teve uma pequena briga com Arman dizendo que eles não podiam ficar parados e deixar que Viridian matassem seus pais, por isso precisavam entregar a carta e tudo! E Shona chama Tiuri para conversar e lhe conta sobre a profecia, sobre como ela deve ser verdadeira, e como ela fala de um herói que se ergueria para enfrentar a escuridão. E se isso tudo está prestes a acontecer, então talvez seja a hora desse herói finalmente se manifestar.
A cidade acaba sendo atacada por Fantumar, e imediatamente todos parecem se voltar contra Arman, o acusando de ter avisado o pai – todos, menos Tiuri, que lhe concede o benefício da dúvida, e por mais que o Arman tenha sido um babaca o episódio todo, não foi ele o traidor, mas a Iona: e nós já sabíamos disso antes mesmo de vê-la ao lado de Fantumar. A garota é bem interesseira! Fiquei angustiado com a traição, com vê-la ao lado daquelas pessoas tão nojentas, e Fantumar parecia estar vencendo, fazendo com que todos colocassem as armas no chão (e desnecessariamente humilhando o filho, dizendo que “ele ainda viveria para se arrepender disso”), e nós ficamos apreensivos, ESPERANDO PELO MOMENTO EM QUE TIURI VAI USAR O SEU PODER. Enquanto isso não acontece, no entanto, nós temos o MARAVILHOSO Ardanwen… o melhor cavalo do mundo.
<3
A cidade vira um caos, e a cena é excelente. Iona tenta prender Tiuri, e ele é salvo por Arman (!), e embora Arman não tenha escolha e tenha que ficar ao lado do pai, temos um momento em que Tiuri e ele se olham, e ele consegue agradecer com o olhar. Então, Tiuri e Lavinia fogem, agora acompanhados de Jussipo, Piak e Foldo, mas eles acabam em uma emboscada de todo mudo. Então, não havia outra alternativa: “Do something. Use your powers”. E nós sabemos que isso TEM que dar certo quando o Fantumar começa a rir, e nós sentimos nojo dele, como Tiuri devia estar sentindo no momento, e esperamos que isso seja o suficiente para fazer com que o seu poder desperte… para que ele faça algo. Começa pelo vento, pelas nuvens escuras cobrindo o céu, e naquele momento o Fantumar já estava morrendo de medo… e eu adorei.
Depois, vem o furacão.
E QUE CENA MARAVILHOSA!
“That was the most incredible thing I’ve ever seen”
“You did it, Tiuri”
“You did it”
Jussipo, Foldo e Piak estão fascinados com o poder de Tiuri, porque realmente foi uma cena incrível, e deixou Fantumar e todos os outros homens caídos ao redor deles, derrotados. Longe dali, o Príncipe Viridian sente o uso do poder, e aqui ele parece mais descontrolado que nunca, falando sobre como ele é o herói da profecia, e como esse garoto é a escuridão contra a qual ele tem que lutar. E ele realmente acredita dali, por mais distorcido que isso seja. Mas a grande reviravolta está na expressão de Tiuri para responder a Jussipo, Foldo e Piak que não foi ele que fez nada daquilo. E NÃO FOI MESMO, FOI A LAVINIA. Mais cedo no episódio, ela perguntou o que “havia em comum em todas as vezes em que o poder se manifestara”, mas não era que ele estava vivendo o momento… era que ELA ESTAVA LÁ. Foi ela no monastério. Foi ela que o salvou do fogo. Foi ela que o salvou enquanto ele dormia, já naquela cidade. Foi ela na hora do beijo.
Foi ela.
Sempre foi ela.

Para mais postagens de The Letter for the King, clique aqui.


Comentários