[Season Finale] The Letter for the King 1x06 – When the Blood Moon Rises



Jussipo e Foldo mereciam mais…
Foi diferente do que eu esperava… e não falo apenas do “Season Finale”, mas da série como um todo, porque eu esperava uma jornada mais épica, sei lá. Eu gostei de “The Letter for the King”, e não vou dizer que não. O visual era impecável, os efeitos eram bonitos (a batalha entre a escuridão e a luz nesse episódio foi visualmente incrível), mas o roteiro era razoavelmente simples, e ficou todo mundo com uma sensação de que faltava algo à série. De todo modo, a Netflix produziu uma boa primeira temporada, uma pena que Jussipo tenha tido aquele final tão trágico – Jussipo e Foldo não mereciam isso. No fim do episódio passado, descobrimos que quem tinha todo o poder, no fim, não era o Tiuri como sempre pensamos, mas a Lavinia, e o Piak não podia estar mais engraçadinho fazendo aqueles comentários totalmente insensíveis e divertidos dele!
Lavinia, depois de descobrir que tem o poder, acaba se assustando e se afastando… ela quer estar sozinha, essa jornada de entrega da carta ao rei nunca foi dela. Tiuri até vai atrás dela, dizendo que eles têm apenas um dia, e ela é a única que pode entregar essa carta, mas ela não quer mais se envolver. Então, desacreditado, Tiuri acaba encontrando uns caras bêbados sem perspectiva nenhuma, e parece que ele vai se contentar a nunca mais fazer nada. Surpreendentemente, quem retorna para convencê-lo a lutar é o Arman (!), que diz que estava errado a respeito dele, e que precisa fazê-lo enxergar que, mesmo sem Lavinia, ele pode entregar a carta… ela não estava lá no sepulcro quando o Cavaleiro Negro morreu, e Tiuri foi o único que foi corajoso o suficiente para atender ao chamado e aceitar a missão… porque ele é um verdadeiro cavaleiro.
Todos eles são.
Enquanto isso, acompanhamos UMA CENA LINDA de Jussipo e Foldo. Quando eles começaram a conversar, eu comecei a sentir que eles seriam lindos juntos, mas não achei que eles fossem ter um beijo – foi um beijo simplíssimo, mas até o beijo hétero do episódio passado foi bem simples, então não posso exigir demais. O que importa é que a cena foi LINDA. Amei a conversa sobre os pais, sobre morrer no dia seguinte, e Jussipo perguntando a Foldo o que seria uma coisa que ele queria fazer e não fez… e nós sabíamos a resposta que ele esperava. E Foldo a dá. “Honestly?” ENTÃO FOLDO BEIJA O JUSSIPO. E a reação do Jussipo também é uma graça. Tem uns segundos de silêncio em que eles entendem o que aconteceu e o que sentem, e depois o Jussipo responde da melhor maneira possível, começando a cantar sobre e para ele. “And the love between them lasted till the grave”.
OWN.
Na manhã seguinte, Arman chega trazendo Tiuri, e então os cinco garotos rumam a Unauwen, para finalmente ENTREGAR A CARTA AO REI. Eles vão ter que improvisar para entrar no castelo, e eles não podem contar com os poderes, que agora sabem que não é de Tiuri, mas eles não vão desistir. No último episódio, Tiuri ainda tem um último momento de ingenuidade extrema que beira a burrice. Quando, depois de tudo, Iona os “ajuda”, Tiuri teria que ter desconfiado que ela não estava fazendo aquilo pela “bondade de seu coração”. Inicialmente, eu quase quis acreditar que ela não era tão traidora assim, mas quando ela começou a chorar e dizer que “também se odiava”, aquilo foi demais para ser de verdade. E o burro do Tiuri não só a perdoa, como vai lá e A ABRAÇA. WHAT?! Daí, claro, ela aproveita para roubar dele a carta ao rei.
Ele quase mereceu.
Mas os outros não. Então, os 5 “cavaleiros” lutam contra Iona e os Cavaleiros Vermelhos, E QUE CENA BACANA. Sem contar que o Piak foi maravilhoso pegando a carta, passando para o irmão, que a joga para o Tiuri e o manda ir… terminar a missão. Infelizmente, Jussipo é mortalmente ferido nessa batalha, E EU FIQUEI TÃO ARRASADO. LOGO AGORA QUE EU ESTAVA QUERENDO VER MAIS DELE COM FOLDO?! A carinha do Foldo gritando o nome dele e o tirando do meio da batalha… eu fiquei muito triste. Enquanto isso, Tiuri entra na sala do trono durante um jantar para entregar a carta, e ele fala sobre o Cavaleiro Negro, mostra o anel dele para mostrar que está dizendo a verdade, e diz que todos estão em perigo se o Rei de Unauwen não ler a carta. Então, sob o olhar cuidadoso do Príncipe Viridian, o rei o deixa passar e aceita a carta, finalmente.
E a lê.
“What is this?”
Aqui, tudo acaba virando um “Casos de Família”. O Rei descobre que Viridian planejava matar seus amigos e aliados e ficar com a sua coroa, e o Príncipe Iridian, naturalmente com seus próprios interesses, se levanta para defender o pai, e ele e Viridian travam uma intensa luta de espadas na frente de todos, que acaba com o Iridian o matando. Ele chega a cair, o sangue jorra de seu corpo, mas quando a “lua de sangue se ergue”, Viridian é renascido, numa sequência que tem efeitos realmente excelentes. Até um pouco apavorante. Ele retorna, maior e mais poderoso que nunca, com uma voz assustadora, e não há nada que o Tiuri possa fazer contra ele. Mas Lavinia aparece, então, também aceitando a sua parte nessa jornada toda. E, para aplacar seu medo, Tiuri segura sua mão e fica ao seu lado, enquanto Lavinia, a LUZ, enfrenta Viridian, a ESCURIDÃO.
É um embate simples, uma “batalha” em que nenhum dos dois realmente se move. É a luz lutando contra a escuridão, enquanto a escuridão tenta consumi-la. E, por um momento, parece que Viridian vai conseguir, mas Lavinia renasce mais brilhante que antes, e acaba com ele… supostamente. Porque eu acho que se a série for renovada, ele estará de volta. O fim do episódio traz dois momentos importantes: primeiro, a morte de Jussipo, e eu fiquei, como eu disse, ARRASADO, porque eu esperava que Lavinia usasse seus poderes para salvá-lo. Mas ele morre, olhando para Foldo e falando com ele uma última vez… depois, todos retornando para o reino e sendo nomeados CAVALEIROS DE DAGONAUT. Sir Foldo, primeiro, Sir Arman, depois, Sir Piak, o cavaleiro mais jovem na história de Dagonaut (muito fofo!) e, por fim, Sir Tiuri, o Destemido.
Pareceu o final de “Star Wars”, com a Princesa Leia e as medalhas.

Para mais postagens de The Letter for the King, clique aqui.


Comentários