Kishiryu Sentai Ryusoulger, Final Episode – The Will of the Earth



“Nós vivemos lutando pelo amanhã”
FOI UM FINAL MUITO DIFERENTE DO QUE EU ESPERAVA. Eu não sei bem o que eu esperava para o fim de “Kishiryu Sentai Ryusoulger”, mas talvez eu estivesse muito com a impressão de que teríamos uma grande batalha, e os dois episódios finais da temporada foram muito mais emotivos e sentimentais do que repletos de uma ação inesquecível ou novidades em relação às armaduras ou qualquer coisa assim. O episódio já começa no meio da ação, depois do final épico do episódio passado, em que todos os Ryusoulgers usam os seus power-ups e todos os Dino Robôs aparecem para ajudá-los na grande batalha, e começamos esse último episódio acompanhando uma batalha gigante contra Eras, enquanto ela os questiona: “Por que me desafiam? A minha vontade é a vontade do planeta”. Mas os Ryusoulgers não vão deixar de lutar.
A mensagem de Eras é clara, sobre como eles são incapazes de manifestar sua existência sem acabar com o planeta (!), mas os humanos talvez tenham chance de melhorar… todos os Dino Robôs se unem, então, para atacar juntos, e para usar a sua energia para prender Eras, como foi feito no passado – Koh, então, ataca com a Calibur, e é um momento MUITO INTENSO, em que todos os Dino Robôs desaparecem, tendo se sacrificado por esse fim, e o golpe final de Koh com a Ryusoul Calibur acaba não se mostrando o suficiente. A espada começa a ceder, até que ela se quebre antes de derrotar/aprisionar a Mestra Eras… a espada realmente se enfraqueceu com o tempo. O golpe, no entanto, é o suficiente para ENFRAQUECER, também, Eras, e agora os Ryusoulgers podem continuar lutando… agora mais do que nunca eles podem vencê-la.
Sem o poder dos Dino Robôs, no entanto, eles não podem mais se transformar. O poder se foi. Enquanto eles lidam com esse choque, Koh é subitamente atacado por Eras, e embora saibamos que ele provavelmente não vai morrer, é realmente chocante assistir à sua “morte”. Ela ataca Koh para sugar sua vida (“Ele tinha muita energia vital”), e acaba ficando mais forte, enquanto todos se juntam ao redor de Koh… ao redor do corpo de Koh. É uma cena forte, e os gritos de Asuna, Canalo e Melt tornam a cena ainda mais real. Mas Koh está em algum lugar, entre a vida e a morte, presa a Eras, que volta a conversar com ele sobre como eles foram sua primeira criação, mas daí começaram a lutar entre si, prejudicando o planeta: “Se eu te deixar viver, você vai acabar cometendo os mesmos erros. Esse planeta já não precisa mais de você”, ela diz.
Mas os Ryusoulgers não vão desistir. Da espada caída de Koh, sai um restinho de energia que revitaliza as Dino Almas dos demais Ryusoulgers para uma última transformação. “Essa é nossa última Ryusoul Change”. É extremamente simples, mas igualmente épica, porque eles andam, determinados e poderosos, se transformando em Ryusoulgers por uma última vez. Enquanto isso, Koh diz a Eras que os erros ainda acontecerão, mas é isso o que os deixa mais fortes, é isso o que os permite aprender, crescer… “Nós… não fugiremos”. Assim começa a batalha contra Eras, e eu achei impactante como os outros Ryusoulgers se transformaram, mas deixaram vazio o espaço que Koh ocuparia na equipe, ali no meio e, de certa maneira, ele continua entre eles, mesmo nesse momento. Porque enquanto eles atacam por fora, ele ataca por dentro:

“Eras, você esteve sozinha todo esse tempo… você já sorriu? Já chorou? É que nós não vivemos para sempre, como você. Por isso, nós sorrimos e choramos… e vivemos ao nosso máximo. Mesmo se falharmos, voltamos a ficar de pé. Então, podemos sorrir no final. Nós vivemos lutando pelo amanhã. E… queremos passar nossos sorrisos para o futuro”

A “batalha final” se resume, então, a um único e último golpe, no qual está representada a verdadeira força dos Ryusoulgers: sua união, seu desejo por um mundo melhor, sua amizade. Todos, do lado de fora, atacam com a espada na ferida que Koh causou em Eras com a Ryusoul Calibur, e ele do lado de dentro, fala com ela, o que a faz perceber que, talvez, o planeta não precisa mais dela. É um final razoavelmente simples, em termos de batalha, mas poderoso em sentimento e em emoção. Depois de derrotarem Eras, os 5 Ryusoulgers “mergulham” para resgatar Koh em uma cena LINDÍSSIMA. É lindo ver as lágrimas nos olhos de Koh e o sorriso nos seus lábios quando todos estendem a mão para ele e, todos juntos, seguram sua mão para puxá-lo de volta à vida. E então Koh está de volta, em um momento que é aplaudido até por Wyzul, que assiste de longe…
“Congratulations”
FINAL LINDO!
Depois disso, temos algumas cenas finais… os Ryusoulgers deixam suas espadas para trás, no mesmo lugar onde os Dino Robôs agora estão presos, prometendo retornar um dia para libertá-los, de alguma maneira. Agora, no entanto, a batalha está terminada… não há mais Eras, não há mais Minossauros… e o que eles farão agora? Cada um, então, segue o seu próprio caminho, vai atrás de realizar seus próprios sonhos, mas eu gosto de como Asuna cria uma escola para ensinar às crianças aquilo que os Mestres lhes ensinaram – e esse também funciona como um lugar para onde todos podem voltar quando quiserem. Porque embora eles estejam andando pelo mundo, embora eles estejam realizando seus sonhos, eles sempre serão amigos e sempre retornarão uns para os outros… como quando Ui retorna, famosa e tudo o mais, e todos estão lá, esperando por ela.
Um último momento lindo.
Um belo final para a temporada!


Para mais postagens de Kishiryu Sentai Ryusoulger, clique aqui.


Comentários