Altered Carbon 2x06 – Bury Me Dead



“I looked into your eyes and I knew”
GENTE, EU NÃO SABIA QUE IA SER TÃO BOM TER OUTRO TAKESHI KOVACS NA SÉRIE. No episódio passado, “Altered Carbon” trouxe de novo uma espécie de “clone” do Takeshi Kovacs, novamente em sua capa original, e esse episódio é extremamente interessante, porque ele coloca a Quell para se lembrar de tudo e para interagir justamente como o que eu chamo de Kovacs300, por ser uma cópia de seu eu de 300 anos atrás… e muita coisa mudou em 300 anos. O plano do Kovacs atual de levar Quell para o lugar onde eles se conheceram para ajudá-la a se lembrar das coisas surpreendentemente funciona, e então ela consegue se lembrar de toda sua história, de suas crenças, e então Tak aparece, fingindo ser o Kovacs dela – “It’s you”. Mas a verdade é que, embora eu não consiga gostar tanto assim da Quell, ela é tão inteligente quanto o Kovacs.
Então, ela leva Kovacs300 para um lugar repleto de memórias, para que ela possa ver o que aconteceu nesse tempo todo. Ela mostra a maneira como Rei, a irmã de Tak, a prendeu durante anos, e é bem evidente como Rei foi CRUEL. Ela também fala das escolhas que o próprio Kovacs fez ao longo dos anos (!), e Takeshi está meio em choque ao escutar aquilo tudo. E fica Quell de um lado, contando para ele o que aconteceu, e Carrera do outro, em seu ouvido, tentando mantê-lo ao seu lado. É um tormento. Mas a quantidade de coisas que Quell compartilha com Kovacs só faz realmente sentido se ela pensasse que ele não sabia de nada do que tinha acontecido… E ELE NÃO SABIA. “I looked into your eyes and I knew. You are Takeshi Kovacs, but you’re not my Takeshi Kovacs”. Com o seu “disfarce” destruído, então Quell e Kovacs se enfrentam.
E É INTENSO.
Em paralelo, acompanhamos o salvamento do Kovacs original, pendurado em um penhasco graças aos reflexos de sobrevivência de sua capa desde a luta no fim do episódio passado com o Kovacs300. É Trepp quem o salva, e as cenas seguintes são excelentes, repletas de ação e lutas bem coreografadas, até que eles sejam interrompidos por um grupo da Resistência, liderado por Joshua Kemp, que os encontra no meio da floresta e acaba com os wedges, em uma bela entrada, e então eles vão até a outra luta que está acontecendo, entre o Kovacs300 e Quell. Kovacs300 é preso por Joshua Kemp e seus seguidores, enquanto Quell é submetida a um antigo ritual dos Emissários, conhecido como “Verificação”, para que eles possam ter certeza de que ela é quem diz ser. E é outra cena maravilhosa, até que ela prova quem é.
“It’s my honor to welcome you back in the Uprising”
O episódio ainda traz algumas revelações, e é excelente que não fiquemos com a ilusão de Joshua Kemp por muito tempo. Trepp é a primeira a perceber que existe algo errado com ele, quando ele anda com o cartucho do seu irmão corrompido no pescoço, mas diz “não o conhecer”, e então eles descobrem que ele é apenas uma marionete de Danica Harlan – alguém que ela colocou para “liderar” a Resistência, gerar pânico e causar uma guerra de fachada. Outra coisa que eu gostei muito foi da frieza de Danica quando Joshua é descoberto e ele diz que a conhece, mas ela ordena a sua morte sem hesitar, e é uma morte quase sem sentido, sem qualquer cerimônia, porque é isso o que ele é para ela: apenas uma marionete sem qualquer tipo de valor. E, de quebra, Danica Harlan ainda manda prender o Coronel Carrera, mas por pouco tempo.
Por fim, ainda temos uma conversa entre Kovacs e Kovacs300, e é interessante porque o “Clone” quer entender um pouco mais do que aconteceu, e Kovacs lhe fala sobre Rei, sobre como ele não tem medo da verdade… Carrera, nesse momento, ainda estava falando com Kovacs300 em seu ouvido, tentando desmentir tudo, tentando impedi-lo de ouvir, mas Kovacs300 simplesmente o silencia (MARAVILHOSO): ele quer ouvir o Kovacs que viveu aquela história que ele desconhece. Então ele conta da morte de Rei, como eles lutaram, como ela pediu por aquilo, como foi ele quem puxou o gatilho, mas o seu destino já estava traçado há muito tempo. Existem lágrimas nos olhos do Antigo Kovacs, o Clone, enquanto o Novo Kovacs fala sobre isso. Talvez ele vá mudar de lado? Por fim, ainda temos aquela cena FODA (!) da Quell usando o Fogo de Anjo…
E matando todo mundo.
Como ela usou o poder dos Orbitais?

Para mais postagens de Altered Carbon, clique aqui.


Comentários