Altered Carbon 2x07 – Experiment Perilous



“You’re not human. You’re an Elder”
É ISSO O QUE QUEREMOS DA FICÇÃO CIENTÍFICA! Uma coisa que eu comentei ao longo da temporada é o quanto o visual da série é bonito (especialmente no primeiro episódio, quando se parecia mais à proposta original da primeira temporada), e o quanto as cenas de ação são bem coreografadas e boas de se assistir, mas eu também lamentei a ausência de elementos de mais ficção científica, o que eu sentia mais forte na primeira temporada de “Altered Carbon” que agora. Esse episódio, naquele final MARAVILHOSO, mostra o potencial da série, e podemos estar prestes a explorar um pouquinho mais além dos humanos nesse universo tão vasto que não se resume apenas ao Mundo de Harlan. No episódio passado, Quell termina salvando a todos enquanto consegue acessar um poder dos Antigos, jogando Fogo de Anjo sobre todos os que os perseguem…
E isso lhe custa muito.
Agora, eles precisam encontrar uma maneira de salvar a vida de Quell… e, para isso, eles precisam da ajuda das IA, Poe e Dig. E COMO É BOM TER POE E DIG DE VOLTA. Eles ficaram ausentes no último episódio, e fizeram muita falta. Depois de Dig ser torturada pelo Kovacs300 por informações, Poe é um AMOR e cuida dela, inclusive com sopinha, só pelo que isso representa. E é Dig quem pode desenhar um constructo para ajudar a salvar Quell… depois de salvar a todos com o Fogo de Anjo, Quell está desacordada, e parece haver algo errado com seu cartucho, que está vermelho como o de Tanaseda e o de Anil. Está corrompido, em parte, assim como o de Anil, o irmão de Trepp que ela tanto buscou… uma visita às suas últimas memórias mostra que foi ele quem encontrou e acordou Quell, depois da prisão de Rei, e o que se liberou naquele momento é que o contaminou…
“His mind is broken”
Então, começamos a entender um pouco do que aconteceu, e daquela teoria de que talvez existissem duas pessoas usando a mesma capa de Quell. Kovacs se pergunta se o que entrou em Anil pode não ter sido algo, mas alguém, uma espécie de invasor – existia mais alguém dentro do cartucho? Dig, então, desenha um constructo para que Kovacs possa entrar e tentar resgatar Quell, enquanto também consegue algumas respostas… em paralelo, Danica Harlan está DESESPERADA para saber como Quell Falconer controlou os Orbitais, usando o Fogo de Anjo. Ela precisa replicar isso. Para isso, ela pega Myka e TJ, como ela é Arqueóloga, e Trepp vai fazer o impossível para salvá-los – inclusive pegar emprestada a capa de Kovacs, para ser mais fácil de se aproximar, e então salvar a sua esposa e o filho… ela já perdeu o irmão, não vai perdê-los também.
A cena é ótima.
E Danica não descobre como controlar e Tecnologia dos Antigos. Kovacs entra no constructo para resgatar Quell, em um cenário já conhecido, e Kovacs300 e Carrera também entram, o que é perigoso. MAS AS CENAS SÃO ÓTIMAS e dão algumas respostas, em uma sequência meio bizarra e sombria. Inclusive, temos uma sequência de luta por vários cenários do constructo que é MUITO “The Matrix”. E, então, Kovacs descobre que o que está dentro de Quell não é humano, mas um Antigo – POR ISSO ELA CONSEGUIU CONTROLAR O ORBITAL. O Antigo é uma raça alienígena que habita, contida, dentro de Quell, e agora tudo começa a fazer sentido… a maneira como ela foi atrás dos Fundadores é porque ELES invadiram e massacraram todos os Antigos que estavam enterrados ali, por nascer… sob a liderança de quem? Konrad Harlan.
Tanaseda Hadeki foi o único que hesitou, que foi contra, e por isso ele aceitou a sua morte quando Quell e o Antigo vieram por ele, e suas últimas palavras foram um pedido para que Kovacs a perdoasse. A trama é bem interessante, e finalmente se amarra, porque entendemos por que Quell agia daquela maneira estranha, e por que o ódio pelos Fundadores – que mereceram o que veio contra eles. O problema é que quando Kovacs consegue tirar Quell e salvá-la, separando-a da outra consciência que estava em seu Cartucho, da consciência do Elder, ele o liberou. Quell tinha um acordo com o Antigo/Elder, e ela o mantinha contido, e agora ele está solto no mundo, habitando um novo cartucho e uma nova capa: A CAPA DO CORONEL CARRERA. O fim do episódio mostra rapidamente a forma original do Elder (É MUITO BOM!), antes de ele “atacar” Carrera.
As coisas vão ficar intensas no último episódio.

Para mais postagens de Altered Carbon, clique aqui.


Comentários