Quarto Capítulo de “LIKE, La Leyenda” (13 de Setembro de 2018)



EU ACHO QUE ME APAIXONEI PELO LEÓN! <3
Mais um capítulo EXCELENTE de “Like”, que nos conquista mais dia após dia e que nos fascina pela capacidade de desenvolver vários roteiros em paralelo, com discussões pertinentes não apenas à juventude, e ainda tocando em assuntos delicados de uma maneira inteligente e sem soar artificial – e sem deixar de ser jovem. O grande foco desse capítulo foi EMÍLIA, que recebeu Martina, sua filha, nos braços no fim do capítulo passado e agora não sabe o que fazer com ela. Gosto de como a sua história e a de León segue sendo desenvolvida lado a lado, e nasce uma belíssima amizade entre eles. Em outros lugares da trama, também vemos um pouco do passado de Gabo e o desenvolvimento do romance de Antonia e Ulises, que segue sendo absolutamente fofo, especialmente agora que eles pensam em transar pela primeira vez, mas ainda estão muito inseguros.
Por fim, uma prévia do que veremos do Silverio no próximo capítulo!
Um dos primeiros momentos do capítulo foi a finalização do tema da educação sexual, iniciado no capítulo passado. Isadora e Gabo provam, mais uma vez, que têm muito jeito com os adolescentes, e transformam a aula sobre o tema em um jogo de perguntas e respostas. É claro que existem eventuais confusões e provocações, mas a aula é super válida e, no meio de perguntas divertidas (mas que passam pela mente dos jovens), como “Tem como aumentar o pênis?”, também temos perguntas interessantes como “Como vamos saber que estamos prontos?” e “Como saber se sou gay?” (o que é um tema que começa a ser introduzido, nessa e em outra cena rápida do capítulo!). Ao fim da experiência, percebemos que A AULA FOI UM SUCESSO, e Humberto fica enfurecido por eles terem “roubado” o seu tema. Mas ver os alunos agradecendo… <3
Gabo ainda ganha um pequeno desenvolvimento em relação ao seu passado nesse capítulo. Primeiro quando ele reencontra Sole, e podemos ver as faíscas de amor saltando dos olhos de ambos ao se reencontrarem – em paralelo, Cláudio está de castigo limpando uma espécie de depósito quando encontra um violão antigo com um disquete, um caderno e uma carta endereçada a “Gabriel Rey”. Eu gosto de como isso abre um leque de possibilidades, como as novas músicas que começam a ser interpretadas por Cláudio e Antonia na sala de música, além do mistério da carta, que Cláudio deixa na porta de Gabo, o que eu acho que foi muito fofo da parte dele, e é a primeira vez que eu sinto isso pelo personagem, porque sempre estou com um pé atrás com ele… talvez o seu problema seja apenas ciúmes de Antonia com o Ulises mesmo, no fim das contas.
Porque Antonia e Ulises estão mais apaixonados a cada dia. Depois da aula de “educação sexual”, eles se preparam para o super encontro, em que pensam perder a virgindade, e eu adoro vê-los se arrumar – quer dizer, adoro ver o Ulises não apenas sem camisa, mas só de cueca. Mas não é só isso, o encontro especial acontece na sala de música, e tem todo um clima ROMÂNTICO e lindo… mas eles acabam não transando, e a cena se torna ainda mais terna com isso. “Ulises, gracias por entender que no estaba lista”, ela diz. O casal se torna o casal mais fofo do momento, andando de mãos dadas pelos corredores da L.I.K.E., completamente apaixonados, com os amigos por todo lado questionando o que eles fizeram ou não fizeram no encontro deles… e os ciúmes de Cláudio é que podem despertar uma característica mais vilanesca agora.
Ou não.
O destaque do capítulo, no entanto, fica para Emília, agora andando com Martina, sua filha, nos braços, sem saber o que fazer ou para onde ir. Sole é a primeira a descobri-la, e eu adoro a parceria delas desde o primeiro momento, até porque Sole é uma luz que a acalma no meio de toda essa confusão e esse desespero: sentimo-nos como Emília, escondendo o bebê e sem saber o que fazer a seguir, e Sole nos tranquiliza um pouco. É triste ver Emília pensar no quanto se esforçou para entrar na escola para dar o melhor futuro para a Martina, mas ela não sabe se poderá continuar estudando, agora que a mãe se recusa a cuidar dela… logo em seguida, quem também a descobre é León, e desde o primeiro instante eu percebi que ele não ia contar nada a ninguém. Afinal de contas, ela foi super legal com ele naquela questão de ele ser filho de traficante.
Não seria justo, e o León É UM CARA BOM!
Fico TÃO FELIZ em ver a amizade sincera que nasce entre León e Emília, desde o segundo capítulo, quando ela lhe devolveu o dinheiro que recuperou da piscina – porque não existe nenhum outro tipo de interesse entre eles. Ele, querido, a apoia e a ajuda, e até se compromete ficando devendo um favor para o mau-caráter que filmou o vídeo de Antonia no primeiro capítulo. Enquanto León se esgueira pelo refeitório pegando comida para Martina, Emília chora, dizendo que não sabe mais se pode continuar com isso, dizendo que “sabe que a filha não merece isso”. Assim, desesperada, ela diz que talvez seja a hora de parar de “brincar” que pode ficar na escola e estudar e assumir as responsabilidades de sua vida: deixar a escola e começar a trabalhar. E durante o tempo todo, León é absolutamente FOFO com ela, e a apoia como pode…
Até demais.
Ele convoca a ajuda da mãe, toda maluca e parceira, que faz uma encenação toda para distrair o segurança da escola para que Emília passe com a bebê sem ser vista, e então a leva dali, enquanto León fica na escola para conversar com Sole. As cenas de Emília com Brenda são divertidíssimas e bizarras, quando a mulher a coloca para trabalhar em um spa, nas situações mais extremas possíveis. Uma mulher cheia de pelos, um chão extremamente bagunçado… e então Emília pede demissão, diz que aquilo não é para ela, e Brenda liga para o filho na escola: missão cumprida. Adoro como tudo era uma divertida missão para fazer Emília desistir da ideia de largar a escola, e quando ela chega de volta em casa, para dizer à mãe que não vai mais estudar na L.I.K.E., Sole já está lá e já ofereceu um emprego para a mãe de Emília, resolvendo toda a confusão.
Ela não precisa mais abandonar a escola.
E TUDO GRAÇAS AO LEÓN! <3
Por fim, acompanhamos um pouco de Silverio, que deve ser o foco do próximo capítulo. Como o completo babaca que ele convence todo mundo de ser, ele toma a palavra para fazer um anúncio de que “está solteiro” e que “todas as interessadas podem fazer fila”. Mas quando ele fala sem parar das festas maravilhosas de aniversário da mãe, eu percebi que alguma coisa estava errada. É tudo mentira, tudo pose. Quando Silverio chega na casa com balões e festejando um “Feliz Aniversário”, a mãe está deitada na cama, em silêncio e chorando. Carinhosamente, o que é surpreendente para o que conhecíamos dele até então, Silverio beija a mãe e então cuida dela, sentando-se na cama e a acolhendo em seu colo, em uma cena muito bonitinha, embora muito triste… agora vamos explorar essa nova faceta de Silverio, que não é apenas um babaca.
Talvez.

Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários

Postar um comentário