Kamen Rider Zi-O, Episode 1 – Kingdom 2068



“I’ll become a King!”
QUE ESTREIA FENOMENAL! Celebrando os 20 anos da Era Heisei de “Kamen Rider”, a temporada traz um tema de VIAGEM NO TEMPO que deixa tudo muito mais interessante… esse primeiro episódio anda por 2068, 2018, duas versões de 2017 (graças ao final de “Kamen Rider Build”), 1671 e um momento na era dos dinossauros. Os visuais impressionam, mas a trama parece bem escrita e deve se conectar lindamente com cada uma das temporadas, com um clima bom de nostalgia e, até, de fan service que, a meu ver, É BASTANTE BEM-VINDO! Como foi bom rever o Sento Kiryu e o Ryuuga Banjou, por exemplo, ainda que seja apenas uma semana depois do fim de “Build”, mas eu já sinto falta deles… desse modo, eles auxiliam na transição para a nova temporada, com a estreia de Sougo Tokiwa, um garoto terminando o terceiro ano do Ensino Médio e sonhando em ser rei.
Adoro como o tema da viagem no tempo amplia os horizontes e permite uma variedade de cenas bem particulares do gênero – é o que sentimos já nos primeiros segundos do episódio, quando estamos em 2068 e vemos uma variação do Kamen Rider Zi-O em frente a um monumento erguido em homenagem à “Primeira Transformação de Sougo Tokiwa”. Logo em seguida, ainda sem grandes explicações, encontramos Tsukuyomi contando a Sougo: “Esse é você 50 anos no futuro. O suserano mais perverso de todos os tempos”. Ou seja, aquele que pode vir a ser O GRANDE VILÃO DA TEMPORADA é, na verdade, uma versão distorcida e do próprio Sougo Tokiwa no futuro, e isso torna a temporada muito mais complexa – Sougo Tokiwa pode mesmo ser o protagonista e o vilão ao mesmo tempo? E quando Sougo sai para “pensar” sobre isso, ele acaba fugindo de um dinossauro.
Viagem no tempo <3
Pouco antes dessa introdução, e eu gosto de como o próprio episódio brinca com a cronologia, estamos em Setembro de 2018 quando Sougo Tokiwa entra em contato com o seu primeiro relógio e tem um encontro com um cara misterioso na rua, que diz que “aquele será um dia especial para ele, mas ele precisa se livrar do robô vermelho”. Então, ela é caçado por um TIME MAJIN pela cidade enquanto foge em sua bicicleta, e acaba salvo por outro robô gigante, esse segundo pilotado por Tsukuyomi, e então tudo se conecta com o início: é o momento em que eles fogem, acabam no período Cretáceo, e ela mostra o vídeo do Reino 2068, onde Oma Zi-O terá se tornado um suserano perverso. Da época dos dinossauros, eles saltam a 1671, enquanto Tsukuyomi, que veio de 2068, continua contando a Sougo Tokiwa a história de seu tempo:

“O senhor supremo do tempo, Oma Zi-O, perseguiu nosso povo e criou um mundo desprovido de toda a esperança. Escolhemos nos levantar contra ele”

Assim, foi Geiz Myoukouin quem teve a ideia de viajar pelo tempo, na esperança de MUDAR A HISTÓRIA. Tsukuyomi o seguiu, principalmente porque Geiz está determinado a matar Sougo, se for preciso, e ela acredita que, talvez, ela só possa impedi-lo de conseguir o poder de Oma Zi-O. Demoramos para ver uma primeira transformação de Sougo, e conhecemos a forma Kamen Rider de Geiz antes mesmo de conhecer o protagonista transformado, e quando ele apareceu todo poderoso disposto a matar Sougo antes de sua transformação, eu senti uma vibe meio “Exterminador do Futuro”, não? Porque, até agora, o Sougo de 2018 é só um garotinho sonhador, razoavelmente inocente, e 50 anos o separam daquela versão de 2068, que ainda nos parece muito distante do que conhecemos do personagem, mesmo que tenha sido em apenas 20 minutos.
Quando os robôs gigantes brigam, Sougo acaba caindo para fora do vórtice temporal e se chocando contra o quê? A MURALHA CELESTIAL! Estamos em 30 de Novembro de 2017, em uma linha temporal que já nem existe mais, desde que Sento Kiryu construiu um novo mundo no fim de “Kamen Rider Build”, mas de alguma forma Sougo chegou àquele lugar… ele chega a presenciar Build e Cross-Z lutando juntos contra um Smash, o que nos remete ao início da temporada passada, e a cena é extremamente perfeita. E realmente a perspectiva mudou, agora que estamos em “Kamen Rider Zi-O”. É uma cena clássica de viagem no tempo, parecemos forasteiros assistindo a “Kamen Rider Build”, mas não mais como se estivéssemos lá, e essa é uma das divertidas possibilidades da viagem no tempo, como quando Marty McFly, de “De Volta Para o Futuro II”, assiste à sua versão do primeiro filme no baile com sua mãe.
Enfim.
Vocês sabem que EU AMO BUILD! Então, foi maravilhoso vê-los novamente… ver Sento e Ryuuga, rever o café, a porta da geladeira se abrindo, o intelecto de Sento avaliando a tecnologia de Sougo, que veio mesmo do futuro. Tsukuyomi intervém depressa, no entanto, e alerta Sougo de que não é bom interagir com pessoas do passado mais do que o estritamente necessário. Em paralelo, vemos outra 2017 que pertence à nova linha temporal, depois que os mundos se juntaram no fim da temporada passada. Ali, nasce uma versão distorcida do BUILD, o primeiro “vilão” contra quem Zi-O precisa lutar, e é interessante como chegamos a ele, através da capacidade de parar o tempo e retirar uma pessoa do momento de sua morte. De alguma forma, isso me faz pensar em “Doctor Who” e no que aconteceu a Clara, não? As possibilidades, novamente!
De volta a 2018, Sougo Tokiwa se encontra em um presente que, agora, está sendo atormentado pela presença do “Kamen Rider Build” em sua forma monstro. Assim, ao encontrá-lo, Sougo percebe a oportunidade de usar o seu poder Zi-O, mas se pergunta se deve fazê-lo, e se isso não apenas o aproximará de sua versão perversa de 2068. Aqui, eu devo dizer que a trilha sonora é MUITO PARECIDA com a trilha sonora de “Doctor Who”, na era de Matt Smith! E eu amei. Tsukuyomi tenta impedir Sougo de usar o relógio, Woz aparece pomposo o incentivando a seguir em frente, tanto que o entrega o Driver Temporal que permite a sua transformação, enfim. “Me tornarei o maior e mais amado suserano de todos os tempos!” É um HENSHIN impressionante, maravilhoso, mas acho que nunca um primeiro henshin foi tão envolto em suspense!
Porque enquanto estamos lá, vibrando com a belíssima transformação de Sougo Tokiwa, também temos flashes que nos lembram da estátua em 2068, e a expressão de Tsukuyomi ao assistir àquela cena: A HISTÓRIA ESTÁ ACONTECENDO COMO ANTES. E agora, talvez, seja tarde demais para impedi-lo de se transformar em Oma Zi-O, aquele que tanto temem no futuro… o Kamen Rider Zi-O luta lindamente contra o seu primeiro monstro, e é uma ótima primeira vitória – mas a história permanece a mesma. Desse modo, Geiz Myoukouin, especialmente ao notar que o discurso de Sougo em 2018 e de Oma Zi-O em 2068 são similares, resolve que só há uma coisa a ser feita: ELE PRECISA MATAR SOUGO. Assim, ele também se transforma em Kamen Rider, e não apenas na forma regular do Kamen Rider Geiz, mas com a Armadura Ghost, a temporada de 2015/2016.
“ZI-O” PROMETE! \o/

Para mais postagens de Kamen Rider, clique aqui.


Comentários