Chiquititas (2015) – Lúcia é descoberta no Orfanato!



“Lúcia livre!”
Finalmente chegou o momento de Lúcia viver como uma garota normal. A história de Lúcia talvez tenha sido uma das mais longas em “Chiquititas”, pensar que faz tanto tempo desde aquele dia em que a Helena estourou a bola das crianças e eles começaram a espionar a misteriosa mulher e a casa, achando que tinha um fantasma lá dentro, até que o Neco, quase que por acaso, conheceu a Lúcia e passou a visitá-la regularmente, se tornando o seu melhor e único amigo, por muito tempo. Bianca Paiva, nesse período, interpretou Lúcia brilhantemente, nos conquistando mais e mais a cada pequeno momento, a cada palavra nova que aprendeu, a cada vez que dizia “Lúcia livre!”, por exemplo, ou “Lúcia gosta Neco” e “Lúcia fome”, e outras coisas que sempre nos faziam sorrir. Teve pequenos momentos de liberdade, algumas fugas, e as coisas se aproximam do final quando ela vai morar no Orfanato.
Maria mostra a Neco os túneis onde o Fantasma morara como uma alternativa para que ele escondesse a Lúcia, numa época em que apenas Neco e Rafa a conheciam. Morando nos túneis sob a casa, Lúcia foi pouco a pouco descoberta por outras pessoas, como o Samuca e o Binho, e foi bem bonitinho como o Neco ficou todo enciumado do Binho por causa da garota, e era evidente, embora eles mesmos talvez não entendessem o que estava acontecendo e o motivo de ele estar agindo daquela maneira. Com Lúcia ali embaixo e a ajuda de Samuca, as crianças, por sua vez, se aproximaram mais do tesouro do que Carmem, Cíntia, Armando e Matilde em uma novela inteira! Tivemos a história do ovo de porcelana, e o enigma que o Samuca desvendou, sendo capaz de abrir a porta até uma nova sala agora, onde precisarão dos quadros dos Quatro Cavaleiros…
Mas isso é outra história.
Quem faz com que Lúcia seja descoberta, involuntariamente, é a própria Carmem e suas companhias criminosas, porque quando elas entram nos túneis para chegar até a porta, que agora traz as letras douradas, Lúcia as ouve e, para não ser descoberta, acaba subindo e começa a andar pela casa. A casa está vazia porque as crianças estão no campeonato de futebol, uma sequência que muito me interessa apenas pela relação de Thiago com seu pai, Robson, e as cenas lindas e emocionantes que vieram dali. Andando pela casa sozinha, Lúcia chega até o quarto das meninas, e aquele é um momento emocionante, porque tudo é tão bonito e tão cheio de cores e brinquedos, algo que Lúcia nunca teve na vida, e aquilo me comoveu. Ali, enquanto se imaginava em roupas diferentes da camisola que sempre usa, Lúcia acaba vista por Ernestina…
E é uma confusão. Quase nos esquecemos do quanto a Ernestina é escandalosa, e ela fica toda nervosa e agitada quando as crianças chegam com Carol e Júnior do campeonato, mobilizando uma busca generalizada que deixa o Neco apreensivo. É o Júnior quem encontra a Lúcia, que não teve tempo de retornar aos túneis, e agora as coisas estão mudando. Eu achei de um descaradamento tremendo e HILÁRIO quando perguntam a ela o que ela está fazendo ali e ela diz “Neco”, ao que o Neco responde: “Como ela sabe meu nome?” Então, Neco assume que conhece a garota, e ele e Rafa contam a verdade sobre quem ela é e o motivo de ela estar ali: ela era mantida em cárcere privado por Helena, e eles apenas a ajudaram quando ela mesma pediu que queria fugir. Afinal de contas: “Lúcia livre!” Mas agora não há mais como ela ser presa novamente.
Júnior e Carol vão até a casa de Helena sozinhos, e falam com ela, em uma cena bem forte, dizendo que o que ela fez com a neta é CÁRCERE PRIVADO, e me deu agonia ouvir Helena chorando e agindo feito louca, enquanto Carol e Júnior atestavam: “Helena, a gente só quer ajudar. Especialmente a Lúcia”. Ela ainda está muito resistente quando eles falam sobre frequentar a escola, fazer amigos, visitar o orfanato, onde ela já tem uns amigos, e ali a Helena quase parece uma vilã de “Scooby-Doo”, chamando Neco de “garoto intrometido”, mas a Carol é bem firme e diz que ele fez o que fez, embora talvez da maneira errada, na intenção de ajudar, e que foi a própria Lúcia quem pediu para fugir. Agora, finalmente, Lúcia está realmente livre, livre de verdade, e ela começa uma nova vida ao lado de todas essas pessoas, o que é muito bonito.
A cena do orfanato é linda, em que Maria diz que “ela é muito bem-vinda ali”, e ela come um monte de coisas que não podia comer antes. Helena aparece no orfanato, e o abraço das duas é emocionante, e Helena pede que “ela desculpe a vovó”. Neco também diz que deve desculpas. Então, em um momento simples, mas que eu achei bacana, Lúcia está em casa, comendo à mesa junto com a avó, vestindo roupa normal, e dizendo coisas como “Mais bom que sopa”. Ela conversa com a avó, que pergunta se ela entende que ela fez tudo o que fez para protegê-la, e Lúcia diz que entende, mas completa: “Presa não mais”. E a promessa da Helena é: “Presa não mais. Não mais mesmo, querida. A partir de hoje, as coisas vão mudar. Tudo vai mudar”. Agora, o ciclo da Lúcia se fecha, e eu admiro a maneira como “Chiquititas” contou essa história, com competência e carisma!
<3
Um exemplo é a lindíssima cena que encerra toda a "briga" que existiu entre Helena e Neco ao longo de tanto tempo. Lúcia está na cozinha do orfanato, comendo e "conversando" com Neco e Maria, e Helena assiste de longe, admirada pensando como "sua neta está falando como gente grande". Agora ela percebeu o quanto fazia mal à própria neta, o quanto ela é amada por outras pessoas, e o quanto ela pode crescer, e sabe reconhecer que esse é o melhor para ela. Assim, ela chama o Neco para "conversar", deixando-o um pouquinho apreensivo, mas é um momento lindo em que ela reconhece que errou e diz que, apesar de tudo pelo que passaram, ela precisa agradecer ao Neco, porque se não fosse por ele nada disso teria sido possível... então, a grande surpresa da cena está quando o garoto pergunta se "pode dar um abraço nela". Ela fica surpresa, meio hesitante, mas aceita o abraço, e é um dos momentos mais ternos da trama... me emocionou tanto que me levou às lágrimas.

Tá, não que isso seja lá tão difícil!


Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Amei o texto❤️ ja assisti a novela varias vezes agr só falta passar carinha de anjo de novo

    ResponderExcluir

Postar um comentário