Vale o Piloto? – London Spy 1x01


“Is there something you wanna tell me?”
Que Piloto sensacional! Na verdade, eu estava há dias contando a data da estréia de London Spy, em uma aflição e ansiedade indiscutível, mas o resultado foi muito diferente do que eu pensava. E eu nem sei o que eu pensava. Mas o estilo minimalista, com poucos atores em cena e a história bem centrada, e aquela fotografia belíssima, realmente me convenceram, e produziram o que foi uma estréia simplesmente brilhante. Não teve como não se segurar e não se emocionar assistindo à apreensiva estréia de London Spy, que promete uma história bastante controversa. Quer dizer, nós tivemos um romance belíssimo, nós tivemos uns mistérios macabros, mas por fim nós tivemos revelações chocantes que mudam completamente qualquer coisa que você podia estar imaginando sobre o show. A sinopse não te diz o suficiente para você estar preparado para o que você vai ver da metade do episódio para frente.
E isso é uma coisa boa. Pois a surpresa é FANTÁSTICA. Eu AMEI a série! <3
London Spy começa nos apresentando Danny, um personagem carismático, romântico e com alguns problemas, em uma perfeita e perturbada atuação de Bem Whishaw. Ele estava brilhante como a alma desse programa. Então, depois de uma tentativa de telefonema frustrada, ele quebra seu celular e é ajudado por “Joe”. E é aí que as coisas se tornam interessantes… porque constrói-se uma história para os dois de maneira muito rápida, embora muito tempo se passe na história, e nós temos um crescimento bacana. Desde quando Danny fica esperando por Joe/Alex, até que Alex finalmente apareça na porta de sua casa para chamá-lo para sair… depois aquelas cenas em que Danny precisa convencê-lo a se soltar, segura sua mão, o toca na banheira, e o convida para entrar, ao que ele recusa mas também não vai embora… é um episódio longo e centrado basicamente em três personagens, mas as cenas bem construídas e bonitas parecem passar tão depressa que você nem se dá conta!
Assim, nós somos guiados através do começo do relacionamento de Danny e Alex, mesmo com todos os mistérios que parecem quase ignorados por Danny inicialmente. “Number, Danny, I have no problems with it”. Temos o que supostamente deveria ser a primeira noite de Alex com um homem, e a cena estava simplesmente belíssima. Sim, excitante com toda a certeza, mas acima de tudo belíssima. Porque a fotografia estava linda, os atores estavam entregues ao momento, e o prazer inquestionável e verdadeiro nas expressões era algo delicioso de se assistir. Mas como um todo, e ainda antes de todas as reviravoltas começarem, meu coração estava palpitando, absurdamente apreensivo, com o tom quase assustador que a série manteve, visivelmente escondendo algo. Eu gostei do relacionamento dos dois, mas eu achei Alex frio e estranho durante todo o episódio. Robótico. Difícil de ler. A trilha sonora carregada, e silenciosa ao mesmo tempo, nos provocava arrepios, em um Piloto de clima sombrio, preparando-nos para os próximos acontecimentos… que começam quando Alex simplesmente desaparece.
Na verdade, ainda antes disso, e nós dizemos que pode ter tido alguma relação (embora eu acredite que não), Alex contou um episódio de sua vida em uma cena forte. Eu estava aos prantos por dentro, em uma mistura de choque e êxtase. A qualidade do programa é altíssima! Onze dias depois de “Alex” ter desaparecido, ou um pouco mais, Danny consegue entrar em seu apartamento na assustadora sequência final… aquela máscara, aqueles brinquedos sexuais macabros, aquela vibe Christian Grey… e aquele susto tremendo de quando Danny vê aquele olho! O final nos deixou tremendo, com todas as revelações e o mundo simplesmente se desmoronando. Alex é Alistair, um espião que trabalha para a MI6, mentiu sobre tudo, e o que exatamente ele fazia naquele apartamento é um mistério inescrutável. Aqueles oito meses de mentira na vida de Danny, quando ele vê que tudo se acabou… bem, eu lamentei por ele, eu sofri por ele e com ele. Mas o Piloto repleto de informações nos instigou perfeitamente, nos deixando perdidos e curiosos para saber como os próximos episódios virão.
E sim… essa sequência final toda foi, no mínimo, perturbadora.

Para mais Pilotos de série, Vale o Piloto.


Comentários