The Leftovers 2x04 – Orange Sticker


There are no miracles in Miracle.
Nós continuamos sem saber exatamente qual é o grande mistério que envolve essa cidade, mas ela continua parecendo completamente estranha – de uma maneira ou de outra, eu não fiquei tão “assutado” com Miracle nesse episódio como no primeiro e no segundo, enquanto estávamos sendo apresentados para o conceito de um lugar poupado por Deus, um lugar onde ninguém tinha desaparecido e no qual todo mundo estava a salvo. Bem, Miracle continua sendo um lugar absurdamente bizarro, eu ainda não gostaria, de maneira nenhuma, de ir morar naquela cidade, mas eu não sei. Os acontecimentos estranhos e “milagrosos”, como Mary acordando por uma noite, me fizeram pensar um pouco na Ilha de Lost… por outro lado, temos John Murphy afirmando que “não existem milagres em Miracle”, e por algum motivo eu prefiro acreditar nele, porque as coisas que ele diz, nesse sentido, parecem fazer mais sentido. Assim, independentemente de qual o grande segredo que existe ali, não existem milagres
Porém, há controvérsias. Retornamos ao “tempo real”, de onde o primeiro e o segundo episódio pararam, naquela misteriosa cena na qual Evie desapareceu com suas amigas e depois Kevin Garvey acordou, depois de uma sessão de sonambulismo, no fundo de um rio drenado. Bem, evidentemente alguém não quer que ele morra, porque aparentemente a sua grande tentativa era de cometer suicídio. Acho que, de certa maneira, o desaparecimento da água está explicado – embora não reclamemos de mais informação a respeito disso. E segundo Patti, se é que podemos confiar nela e se ela realmente existe (embora agora acreditemos que sim, porque tivemos uma das melhores e mais divertidas cenas quando o “louco” da praça perguntou para o Kevin: “Hey, who is your friend?”), as meninas realmente desapareceram. De uma hora para outra, elas simplesmente sumiram no ar como qualquer outro.
Agora: o “Arrebatamento” voltaria a acontecer?
Eu tenho tantas perguntas rondando a minha cabeça que é até difícil de organizá-las. As coisas acontecem de maneira mais simples e linear nesse episódio, mas isso não significa que nós cheguemos a entender alguma coisa com mais clareza. Grande parte do episódio acompanha Kevin e Nora, e se a relação deles é realmente amor ou eles estão apenas tentando fugir das coisas que aconteceram. Kevin está atrás de seu celular, está andando com John atrás de vingança e atrás de onde sua filha pode estar, quando Michael, por exemplo, agora se aproximando de Jill, entende que a sua irmã desapareceu e que ela não vai retornar. Aquela cena final dele arrancando o “adesivo laranja” da frente da casa, que confirmava que ninguém ali havia desaparecido, foi realmente de cortar o coração. Mas alguma coisa na trilha sonora daquele momento, qualquer pequeno detalhe nos sons, me fizeram lembrar da cobra do primeiro episódio, aquela que envolveu o neném e depois mordeu a mulher índia que morreu logo em seguida.
Também estava achando que o bebê estaria entre os Partidos de agora.
Mas não. Ainda não. No entanto as coisas devem voltar a fazer sentido, ou o mais perto disso que The Leftovers consegue e quer nos deixar. Gosto do ritmo, gosto do clima, e eu gosto de como novos mistérios estão sendo inseridos. Quero entender a cidade, nesse momento, quero saber o que acontece ali, se as pessoas estão mentindo, se estão alienadas, qual é a verdade… se existe uma. Mas os Murphy são um papel importantíssimo nisso tudo, e eles sabem que algo está para acontecer. John sabe que não existem milagres em Miracle; Michael sabe que sua irmã desapareceu; Erika sabe que as coisas vão mudar. E não apenas ela, porque Patti confirma a informação para Kevin: “Mommy was right. Things are gonna change in here”. Agora, além de todos os mistérios que já temos, como o novo desaparecimento, a água que sumiu, a Mary que acordou, o passarinho na caixa, a torta, a caixinha de presente, Miracle e afins, vamos acrescentar mais uma: de onde surgiu “You’re the One that I Want” naquela versão lenta para a trilha sonora da série?

Para mais postagens de The Leftovers, clique aqui.


Comentários