The Leftovers 2x06 – Lens


“Did they depart or did they die?” Que episódio SENSACIONAL.
Certo, vocês devem ter uma boa noção de que eu adoro The Leftovers e toda a profundidade emotiva que a série carrega – claro que às vezes o episódio é tão pesado que eu acabo completamente em choque, com dificuldade para me deitar e dormir, por exemplo, mas a série é fenomenalmente escrita e os episódios se sucedem com uma maestria impressionante. Depois de uma primeira temporada ótima, estamos ganhando uma segunda temporada excelente e repleta de possibilidades, das quais as desse episódio realmente surpreenderam. Eu passei o episódio todo, praticamente, embasbacado com os acontecimentos, com as informações que estavam ganhando. Afinal, toda aquela história dos “nada” que estávamos entendendo meio que se quebrou ao longo desse episódio, porque ganhamos TANTA resposta e respostas contundentes! Claro que também ganhamos uma nova leva de questionamentos, mas é bem por isso que estamos aqui…
…não é?
The Leftovers é incrível ao manter o tom sério e introspectivo, e ao nos conduzir por uma gama de sentimentos muito intensos que muitas vezes nem sabemos explicar. Desse modo, tivemos um episódio muito interessante que focou nas esposas: Erika Murphy e Nora Durst. E ambas são perfeitamente interessantes! A introdução do episódio apresentou um cara invadindo Miracle (okay, não foi uma invasão) para uma “pesquisa”, e chegando até a casa dos Murphy perguntando sobre o desaparecimento de Evangeline Murphy – certamente ele foi muito depressa enxotado dali. Mas o mais interessante foi ver a maneira como Nora reagiu a isso tudo e nós não podemos culpá-la de maneira nenhuma! Afinal, tudo o que ela passou, sentiu e sofreu nessa vida por causa do desaparecimento de seu marido e seus dois filhos, como eles querem que ela ainda se sinta culpada pelo desaparecimento de Eve apenas pelo fato de ela ter se mudado para Miracle naquele exato mesmo dia?
Quer dizer, ela não teve culpa, teve?
Nora chegou á teoria que a colocaria como uma das culpas por causa do desaparecimento, tanto de sua família como, recentemente, pelos primeiros desaparecimentos em Miracle, que podem nem ser pelos mesmos motivos dos originais, três anos atrás. Quando ela encontrou o cara que fazia o mesmo trabalho que ela, na primeira temporada, a maneira como a conhecemos, nós parecemos ter uma visita ao passado, mas as coisas estavam apenas começando a se tornar nostálgicas… foi interessante como Nora descobriu informações importantes, como o fato de o questionário ter mudado desde que ela desistiu do emprego, ou ainda o fato de eles terem uma nova teoria, que é a teoria das “lentes”, pessoas que atraíram o desaparecimento, que são as causas das pessoas ao seu redor que sumiram naquele dia – exatamente o que eles acham que a Nora possa ser e que estão investigando. É tudo, claro, bastante questionável, mas eu gosto de como, até o fim do episódio, Nora está incrivelmente mais forte…
Várias perguntas dessa temporada foram respondidas ao longo desse episódio, e isso me deixou tanto feliz como surpreso. Entendemos, por exemplo, de onde surgiu aquela torta no primeiro episódio e porque ela era tão misteriosa. Entendemos o motivo de um cara entrar em lugares e matar bodes – tudo por um ritual que pode ser o que manteve Miracle segura no dia do desaparecimento. E a fortíssima cena de Erika e Nora revelou outros detalhes. Foi bem impactante ver Nora de volta do lado que faz as perguntas, e aquelas cenas brincam tanto com o emocional dele e nosso que chega a ser angustiante de assistir. Toda a explicação de Erika sobre o pássaro enterrado na caixa, vivo após três dias, foi bastante perturbador – será aquilo verdade, e poderá isso ter alguma relação com o desaparecimento de Eve? “So I wished she would be okay without me”. E Erika ficou perfeitamente assustadora ao enfrentar Nora antes que ela fosse embora…
Então há ou não há milagres em Miracle?
Discurso sobre culpa que a Nora fez com Erika foi IMPAGÁVEL.
Por fim, a série deixou algumas novas dúvidas, e eu fico contente que ela tenha nos mantido com perguntas a serem pensadas ao longo da semana, porque precisamos refletir – é para isso que vemos The Leftovers: refletir e se perturbar. Questiono a validade da teoria das lentes e dos milagres em Miracle. Também temos aquela perfeitamente instigante ligação da Laurie para Nora… a maneira como The Leftovers conta sua história é muito interessante e inusitada, não é particularmente linear – porque eu sinto que nós ainda vamos ver o que aconteceu com Laurie e Tommy, mas que cena espetacular foi aquela dela ligando para Nora em busca de informações do filho? Por que ela está tão acabada? Por que o Tom foi embora? Por que ela “sente muito”? Talvez o próximo episódio vá nos fazer retroceder um pouquinho e retornar ao que aconteceu logo depois que Tommy tentou assumir o manto do Santo Wayne…

Para mais postagens de The Leftovers, clique aqui.


Comentários