London Spy 1x02 – Strangers


“I was that man and you were that someone”
Wow, outro episódio de tirar o fôlego. Eu gosto muito de como a série é conduzida por toda a sua profundidade emotiva que é capaz d enos deixar apreensivos enquanto assistimos ao episódio, contendo uma apreensão sem fim que praticamente acaba conosco! A fotografia continua belíssima, e a atuação de Ben Winshaw é tão perfeitamente admirável que ele conduz praticamente a série inteira com uma maestria impressionante, fazendo o episódio passar depressa. Repleto de informações mas com um tom introspectivo de pura reflexão e/ou terror psicológico, o episódio brincou com nossos sentimentos enquanto não sabemos em quem ou em que acreditar. Formulamos teorias mirabolantes que temos medo de colocar em palavras porque eu acredito na surpresa, acho que a série está pronta a nos surpreender de maneira assustadora, desmontando toda e qualquer teoria simplista que nós possamos criar ao longo dos episódios… eu estou tão ansioso por mais, mal posso acreditar no quanto estou AMANDO!
Danny se convence, nesse episódio, que o que aconteceu com Alex/Alistair é que ele foi assassinado, e decide contar isso para as pessoas já que ninguém parece estar falando sobre isso. É por isso que ele acaba saindo no jornal com uma manchete que anuncia “ATTIC SPY SEX PARTNER SECRETS”, e isso até leva Danny a receber um convite dos pais de Alistair. Inicialmente, achei profundamente estranho tamanho silêncio assustador. Depois os calafrios que as cenas me proporcionaram me fizeram pensar que seus pais eram muito mais sombrios e/ou assustadores que ele próprio. “Alistair. Tell me about him” “Will you be able to sleep?” “Probably not”. E quando eles nos contam que não eram seus pais de verdade eu tremi da cabeça aos pés, completamente nervoso… foi um episódio de construção de sentido, quando Danny se aproxima cada vez mais do real “Alistair”, mas a sensação é a de que estamos nos afastando cada vez mais dele…
Afinal não sabemos o que é real e o que não é!
E isso é o que torna a série ainda mais instigante, não é?
Silêncio e tensão acompanharam várias cenas do episódio antes que Danny fosse finalmente levado até os verdadeiros pais de Alex/Alistair – e como ele defendia que “Your son was murdered. The attic was staged” me partia o coração, porque ao mesmo tempo em que ele estava tão certo disso, eu não estava. Mas agora não estou mais certo de nada. Uma das cenas mais fortes e impactantes do episódio esteve na conversa de Danny com a mãe de Alistair, na qual ela contou toda uma história elaborada na qual eu, trouxa, estava caindo perfeitamente, embora estivesse horrorizado – até que Danny lhe dissesse que há algo que não se pode fingir, e isso é inexperiência, e falou sobre como Alistair era virgem, e não podia ter mentido sobre aquilo. “So I know for a fact that you’re lying”. Por que motive ela estava tentando tão fortemente convencê-lo do contrário? Seja lá o que ela saiba e está tentando esconder, há algo muito grande acontecendo naquela casa.
No fuss. Is the best piece of advice you will ever be given”.
Ben Winshaw interpreta Danny de maneira brilhante, colocando toda a dor e agressividade enquanto ele dorme às lágrimas, colocando uma convicção grandiosa e uma preocupação genuína quando ele conversa com a empregada sobre o que está acontecendo ali, e ambos compartilham de um momento íntimo e emotivo sobre “Alex”, e assim o chamam. “He hated the name Alistair”. Me dói não saber o que está acontecendo, não entender quais são os mistérios que aquela casa guardam – e pensar que terminamos o episódio passado sabendo que Alistair/Alex guardava uma infinidade de segredos, mas nós não estávamos nem perto da metade de tudo o que ainda precisávamos enfrentar. Ainda não estamos. “What happened here?” “Get as far from these people as you can”. E por mais que eu adore o Scottie, tenha adorado a força em sua cena na qual ele conta sobre sua história para Danny (“Do you wanna know who I am? Who I really am? I’ll show you”) e acredite numa amizade verdadeira entre os dois, eu temo…
…como um antigo espião da MI6, o que ele pode saber disso tudo?
Por que Danny está tão certo de que Alex foi assassinado e de que estão atrás dele?
O QUE QUIS DIZER AQUELA CENA EM QUE O ALEX APARECEU ANDANDO?
Cadê o próximo episódio, hein?

Para mais postagens de London Spy, clique aqui.


Comentários