Sítio do Picapau Amarelo (2012) 1x16 – O Feitiço do Visconde



“Rabicó fora chamar o médico. Meia hora depois chegava o célebre doutor Caramujo, afobadíssimo, de malinha debaixo do braço.

— Quem é o doente? — foi logo indagando.

— É o senhor Visconde de Sabugosa, que teve hoje um ataque. Venha vê-lo, doutor.

O médico dirigiu-se para a lata do Visconde, examinou-o e franziu a testa.

— Hum! O caso é dos mais graves. Tenho de operá-lo imediatamente. Sua Excelência está empanturrado de Álgebra e outras ciências empanturrantes. Tragam-me uma bacia d’água, toalha e também uma pedra de amolar”

(Trecho de “Reinações de Narizinho”)

 

Exibido originalmente em 21 de abril de 2012, “O Feitiço do Visconde” é o décimo sexto episódio da primeira temporada a adaptação animada do “Sítio do Picapau Amarelo” e traz o nosso célebre Visconde de Sabugosa com um probleminha sério: ele está empanturrado de ciência. Quando as crianças encontram o sábio sabugo passando mal caído atrás da estante de Dona Benta, eles chamam imediatamente o Doutor Caramujo para saber o que está acontecendo, e o médico percebe rapidamente qual é o problema: ele comeu ciência demais e, agora, está empanturrado.

Assim, o Visconde é submetido a uma cirurgia que tira de dentro dele todo o excesso de ciência – mas isso também o deixa meio “vazio” e um pouco diferente do Visconde que conhecemos e amamos… sem a ciência dentro de si, ele é mesmo o Visconde de Sabugosa? De todo modo, com medo de que o problema volte a acontecer, Emília, Pedrinho e Narizinho resolvem “esconder os livros de ciência” do Sítio do Picapau Amarelo, para que o Visconde não se empanturre mais uma vez… mas o sábio sabugo está sempre em busca de alguma coisa para ler, não está? Qualquer coisa.

É desse jeito que o Visconde, sem os seus deliciosos livros de ciência, procura alternativas, o que rende algumas das melhores cenas desse episódio! Vemos o Visconde invadir a cozinha da Tia Nastácia e tirá-la do sério porque “ele se julga um grande cozinheiro” agora que leu alguns livros de receita. Quando as crianças escondem, também, os livros de receita da Tia Nastácia, o Visconde descobre os livros de música da Dona Benta, e dá uma de maestro dando aulas de canto para o Rabicó em um momento divertido! Percebendo que o problema tende a seguir se repetindo, as crianças apelam…

E escondem TODOS os livros do Sítio.

O que elas não esperavam, é claro, era que o Visconde de Sabugosa encontraria, ainda assim, algum livro para ler… em posse do livro de feitiços da Cuca (!), o Visconde se transforma em UM GRANDE FEITICEIRO – grande e perigoso feiticeiro. Ele tem poder o suficiente para deter as crianças quando elas pensam em esconder, também, esse livro novo, e agora ele está planejando completar um feitiço supremo que o tornará O MAIOR FEITICEIRO DO MUNDO ou qualquer coisa assim… e, para isso, ele conta com a “ajuda” das crianças, que ele transforma em seus escravos.

A história funciona bem, o Visconde fica incrível como feiticeiro (!), e ganhamos uma nova participação da Cuca no desenho, bem como uma conclusão toda fofinha que tem mesmo tudo a ver com o “Sítio do Picapau Amarelo”. Quando o último ingrediente para completar o feitiço é a macela com a qual a Emília foi recheada e a Cuca está doida para terminar logo esse feitiço, o Visconde relembra quem são seus amigos e como eles se importaram com ele quando ele estava “empanturrado de ciência”, então tudo se resolve de maneira rápida e bonitinha… uma boa história!

 

Para mais postagens sobre a animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, clique aqui.
Para outras versões, visite o “Sítio do Picapau Amarelo” em Cantinho de Luz

 

Comentários