Murderbot (Diários de um Robô-Assassino) 1x06 – Command Feed

“Feelings are the commands from the inside”

Exibido em 13 de junho de 2025, “Command Feed” é o sexto episódio da primeira temporada de “Murderbot”, e talvez O MELHOR EPISÓDIO ATÉ AQUI. Não sei… fico dividido porque eu amo demais o primeiro episódio da série, mas esse é um importante episódio de virada – além de termos ótimos momentos do Murderbot com a Mensah e a nossa querida UniSeg defendendo a série que ele tanto ama (!), é possível que aqueles últimos minutos liberem uma nova faceta do Murderbot… quer dizer, ele parece ter conhecido a ingratidão humana, e ele sentiu alguma satisfação na maneira como se livrou de Leebeebee. E pensar que já entramos na reta final da temporada!

No fim do episódio passado, o Murderbot e Mensah sofreram um acidente durante a missão e embora eles estejam bem, a nave precisa urgentemente de reparos se eles quiserem voltar para casa… e há um pequeno probleminha: o Murderbot não tem mais o manual de reparos. Esse é talvez o meu momento favorito no episódio, porque eu dei uma risada sincera com o Murderbot contando que ter o manual em seus dados e na nave parecia redundante, então ele o apagou para abrir espaço para a 19ª temporada de “The Rise & Fall of Sanctuary Moon”, o que deixa a Dra. Mensah brava, porque “nem é uma série tão boa assim”, embora ele discorde e defenda sua série amada.

A paixão do Murderbot por “The Rise & Fall of Sanctuary Moon” é, convenhamos, um máximo, e é um elemento que o torna tão relacionável. Quando a Dra. Mensah começa a ter um ataque de pânico, que ela confunde com um infarto, o Murderbot não sabe bem o que fazer, e a única coisa que lhe surge é colocar um episódio da série para ela assistir… é muito fofa a maneira como ele cantarola a música de abertura junto com o episódio, e de fato ele escolhe um episódio que parece ajudar a Dra. Mensah. À sua maneira, o Murderbot é fofo e cuidadoso, e Mensah não falha em perceber isso quando ela sorri ao perceber que o que ele fez de fato a ajudou.

Mas o Murderbot também não está em suas melhores condições… ele foi ferido por um pedaço da impressora na queda da nave, e agora ele está “vazando”, e correndo mais perigo do que imaginava, porque o seu sistema de fala começa a falhar e então ele cai desmaiado de uma maneira quase patética – desculpa por rir de você, Murderbot. Mas essa acaba sendo, inusitadamente, a solução: a Dra. Mensah o salva fazendo uma transfusão com lubrificante da nave, e quando ele desperta, ele se dá conta dessa compatibilidade, e como isso pode ser usado para consertar a nave: seus fios neurais podem ser usados para substituir os fios queimados durante a explosão e queda…

A Dra. Mensah só tem que conduzir uma pequena “cirurgia”.

Felizmente, eles têm como retornar para casa a tempo de salvar a vida de todos os que ficaram na base, porque Leebeebee acaba se mostrando uma pessoa perigosa e que, diferente do que dissera, não trabalhava para a DeltFall. Não sabemos para quem ela está trabalhando nem exatamente qual seu plano, mas ela quer informações que Gura e os demais podem passar a ela. Quando o Murderbot chega e vê Leebeebee apontando uma arma para a sua equipe, ele não pensa… ele simplesmente atira para salvar a vida de todos eles. A cena é conduzida para ser abrupta, para pegar todo mundo de surpresa, para ter um quê de gore com a cabeça explodindo…

Quais as consequências disso? Será que teremos uma mudança na relação do Murderbot com a equipe? Será que teremos uma mudança nas atitudes do Murderbot? De todo modo, ele esperava uma reação diferente… nas séries, quando alguém entra e salva o dia, todo mundo agradece, abraça e etc., mas ninguém parece muito feliz com o que ele fez. As pessoas estão em choque, o Rhatti está vomitando, no fundo todos estão se perguntando se eles podem confiar no Murderbot, se ele pode ser perigoso e o Gurathin tinha razão no fim das contas. Secretamente, o Murderbot pensa no que ele acabara de fazer – e em como ele se sentiu bem ao fazê-lo.

Curioso!

 

Para mais postagens de “Murderbot (Diários de um Robô-Assassino)”, clique aqui.

 

Comentários