[Season Finale] Papás por Encargo (Pais por Acidente) 1x10 – El Destino

Denúncia.

Como é BOM terminar esse episódio sabendo que “Papás por Encargo” já está renovada para a segunda temporada, porque eu não estou nem perto de preparado para me despedir desses personagens… “El Destino” encerra, de certa maneira, a trama principal da primeira temporada, embora Patrício Sandoval, como era de se esperar, continue à solta, mas eu já falei algumas vezes durante a minha review: a grande força de “Papás por Encargo” nem está na história da denúncia de Itzel do político mentiroso (que a manteve afastada da filha durante nove anos), mas na bonita relação que existe entre esses personagens. Sempre emocionante e divertida, a série se destacou pelo seu CARISMA gigantesco, e eu terminei todo episódio com um sorriso no rosto. Visual bonito, boas atuações, músicas cativantes e um coração imenso, “Papás por Encargo” é uma delícia.

No episódio anterior, depois do reencontro de Califórnia com a mãe, Itzel, Cali e seus três pais foram colocados em uma situação complicada quando os funcionários de Patrício Sandoval, que perseguem Itzel há anos, os encurralaram – divididos em dois grupos, eles precisam encontrar, agora, uma maneira de escapar e de denunciar o suposto “defensor da natureza” que, na verdade, é o maior contrabandista de ovos de tartaruga marinha do país… de um lado, acompanhamos Itzel, Cali e Miguel, que são presos juntos em um barco abandonado (mas Cali é a única dos três que tem ideias realmente produtivas, porque ela não tem muito medo do perigo, na verdade); de outro, vemos Morgan e Diego tentando passar despercebidos (e tendo que se esconder dentro de uma caçamba de lixo, por exemplo) para chegar até os outros e soltá-los.

Cali tem momentos excelentes… primeiro quando os caras estão tomando os celulares deles e ela finge não ter celular porque “os pais não deixam”, e ela parece muito convincente como uma adolescente revoltada com isso; como o celular está sem sinal lá dentro, no entanto, ela precisa encontrar uma maneira de escapar, e também é ela quem dá uma ideia que parece arriscada, mas na qual Itzel e Miguel concordam ajudar, eventualmente. Do lado de fora, Cali consegue mandar mensagem para os outros pais e esperar que eles apareçam por ali. Embora não seja a melhor parte de “Papás por Encargo” nem nada, foi legal ver o grupo conseguindo escapar, com uma ajudinha da chegada da polícia, que é chamada por Morgan (!), que resolveu pensar “o que o Miguel faria nessa situação”. Então, parece que a fuga de Itzel está finalmente chegando ao fim.

Quando o cartão de memória com as provas contra Patrício Sandoval é passado adiante, para que a denúncia formal seja feita, Cali pode voltar a morar com Itzel – e é aqui que ganhamos um dos momentos mais bonitos e mais tristes do episódio, que é quando ela precisa se despedir dos pais, o que eu achei tristíssimo… eu sei que ela quer voltar a morar com a mãe e que é justo, mesmo, mas a despedida dá a sensação de que eles estarão longe uns dos outros, e isso me deixou de coração apertadíssimo, porque acho que o mínimo é que Itzel se mude para a mesma cidade dos garotos, para que Cali possa estar perto o suficiente para ir vê-los toda vez que quiser… todo dia, se sentir vontade. Afinal de contas, Miguel, Morgan e Diego a criaram como sua filha, ELES SÃO OS PAIS DAQUELA CRIANÇA – e, se pensarmos, Cali passou mais tempo de sua vida com eles do que com Itzel!

Por isso, a despedida é sincera e emocionante… as lágrimas nos olhos de Miguel foram um detalhe que me pegou. Cali fala sobre como vai sentir muita falta deles, os meninos falam sobre como eles sempre estarão ali por ela, como pode ligar e visitar quando quiser, e então eles se despedem com um abraço prolongado e emocionado, e enquanto Cali vai embora com a mãe, seus três pais vão embora na van de sorvete, cantando juntos – E É TÃO LINDO OUVIR OS TRÊS CANTANDO! A simplicidade e a beleza daquela cena dos três de volta em casa, cantando na mesa durante o café-da-manhã, é a representação perfeita de por que eu amo tanto “Papás por Encargo”: porque é muito sincero, toca direto no coração… e foi fofíssimo ver a Cali vindo visitá-los e dizendo, como uma piada, que “a mãe pediu que eles cuidassem dela por duas horas”. AMEI A SÉRIE DO INÍCIO AO FIM.

Que venha a segunda temporada!

 

Para mais postagens de “Papás por Encargo”, clique aqui.

 

Comentários