Power Rangers Dino Fury – The Matchmaker

Izzy está gostando de alguém!

QUE MOMENTO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DE “POWER RANGERS”. Foram tantos anos esperando por essa representatividade LGBTQIA+ na série de “Power Rangers” (o filme de 2017 e os quadrinhos já tinham introduzido casais LGBTQIA+, mas é a primeira vez que a série faz isso), e “Dino Fury” entrega um episódio lindíssimo centrado em Izzy, oficializando o seu romance com Fern de uma maneira delicada e bonita e, melhor de tudo, de maneira clara – não é uma sugestão, não é algo implícito, e eu fico feliz por isso! “The Matchmaker”, o 13º episódio de “Power Rangers Dino Fury” continua a trama central da temporada, finalmente dá um rosto ao Void Knight (!), entrega boas sequências de ação, mas é marcado mesmo pela trama protagonizada por Izzy e Javi, que culminam em uma cena final emocionante de apoio, amor e força.

No último episódio, Izzy descobrira que uma mulher que ela admirava era uma grande trambiqueira, então acabou assumindo o treinamento de um grupo de atletas – e é assim que esse episódio começa. Izzy está liderando o grupo com alguns exercícios, e Javi está se perguntando se existe algo diferente na irmã, que fez um penteado diferente, passou perfume e está “mais feliz do que o normal” ultimamente… então, ao vê-la se divertindo com Adrian (o cara do relógio que ela ajudara no episódio anterior, e gosto de como “Dino Fury” não “abandona” os personagens secundários de uma hora para a outra), Javi simplesmente assume que ela está gostando dele e por isso está agindo de forma diferente. É uma proposta interessante, porque realmente não existe maldade nas ações de Javi, mas ele presume um relacionamento heterossexual para a irmã…

Porque vivemos em uma sociedade heteronormativa.

Achando que está ajudando, então, Javi resolve ser o “cupido” que vai juntar Izzy e Adrian, e acaba se intrometendo no que era para ser um almoço entre Izzy e Fern, por exemplo… e nem assim ele se dá conta. O Adrian iludido e que escreveu um poema (!) que aparece para interromper o encontro de Izzy não é, na verdade, o verdadeiro Adrian, mas o Slyther se passando por ele, depois de tê-lo sequestrado na esperança de usá-lo para fazer com que Izzy entregue os Sporix que foram capturados pelos Power Rangers desde o início da temporada… afinal de contas, ele escuta a conversa de Javi com Adrian e acredita que Izzy está realmente apaixonada por ele. Eventualmente, então, Izzy percebe que o Adrian está agindo “de uma forma estranha”, e Slyther abandona o seu disfarce, porque já conseguiu atraí-la para uma armadilha…

O episódio também traz, nas sequências de ação, alguns momentos bem bacanas. Gostei de ver o monstro do episódio passado retornar, por exemplo, trazendo algumas cenas de “Ryusoulger” das quais eu tinha mesmo sentido falta no episódio anterior, que é quando os Rangers, confundidos pela névoa ao redor deles, começam a atacar-se entre si, achando que se tratam de monstros… também destacamos a cena do resgate do verdadeiro Adrian, quando os Rangers planejam enganar Slyther entregando uma cópia da caixa de Sporix deles, e enquanto Javi protagoniza a “negociação”, o restante da equipe está por perto, fantasiados. É uma sequência que me faz pensar imediatamente em uma sequência parecida e icônica de “Lightspeed Rescue”, um dos momentos mais memoráveis da temporada. Amei ver o Zayto morfar fantasiado de velhinha.

Depois que Adrian é resgatado, Javi precisa lidar com o fato de que Izzy está brava com ele – e com razão: ele se meteu em algo que não lhe dizia respeito… e interpretou tudo da maneira errada. Mas ele é sincero e fofo ao pedir desculpas, e eu adoro a relação de Izzy e Javi, na verdade. Izzy também o incentiva a pedir desculpas a mais alguém: Adrian. E é então que temos um momento aguardadíssimo e que gerou bastante comentário positivo quando foi ao ar: O MOMENTO EM QUE O EPISÓDIO DEIXA CLAROS OS SENTIMENTOS DE IZZY E FERN. Já tínhamos dito um diálogo de Javi e Fern no qual Fern dizia que “não saía com garotos”, e Izzy também se mostrara bastante chateada ao descobrir que Javi dispensara Fern lá nos tacos, e agora, ao conversar com Adrian, Javi diz que pensara mesmo que Izzy estava agindo diferente porque estava gostando de alguém…

E Adrian mostra que talvez ele não estivesse errado sobre isso. Só não era ele.

É um momento tão simples, mas tão grandioso, ao mesmo tempo, quando Javi vê Izzy e Fern conversando e rindo, deixando claro que elas gostam uma da outra, e felizmente “Dino Fury” as apresenta indo embora DE MÃOS DADAS. As duas dando as mãos e o Javi percebendo que ele não estava 100% errado, no fim das contas, porque Izzy estava mesmo gostando de alguém, é um momento icônico e incrível da temporada – e o gesto de dar as mãos é grandioso. São quase 30 anos de história em “Power Rangers”, e pode ter demorado um pouco para que essa representatividade aparecesse, mas como um homem gay e fã de “Power Rangers”, eu estou muito feliz porque finalmente esse momento chegou… espero que isso abra portas para novos casais na série atual e nas próximas séries que estão sendo pensadas para aprofundar as possibilidades da franquia. Estou muito feliz!

Que episódio lindo! Que episódio forte! Que episódio IMPORTANTE!

 

Para mais postagens de “Power Rangers Dino Fury”, clique aqui.

 

Comentários