Os Ricos Também Choram – O golpe de Soraya

Pedido de casamento.

Mariana acredita que Luis Alberto é o responsável pela morte de seu pai e Luis Alberto está desesperado tentando provar sua inocência, sofrendo e vulnerável… é o momento perfeito para Soraya Montenegro dar o bote – e ela não perde tempo. Quando Luis Alberto sai de casa e vai para um hotel, Soraya invade o quarto de hotel enquanto ele está dormindo, usa o celular dele para ligar para ela e poder dizer, depois, que ele que a chamou, e coloca algo em uma bebida que dá para ele, para que ele fique em um sono ainda mais profundo… então, ela tira toda a roupa dele, a dela, o beija e tira fotos. É um abuso típico de vilãs clássicas – clichê, talvez, mas eficaz. Quando Luis Alberto acorda, no dia seguinte, confuso, Soraya diz que foi ele quem a chamou, e ainda o convence de que ele fez isso porque sabe que pode contar com ela, porque o amor dela por ele é “incondicional”.

Agora, é disso que Soraya quer convencê-lo.

E isso vai garantir que Mariana e Luis Alberto se mantenham separados por mais tempo… Mariana diz a Luis Alberto que seus sentimentos são confusos, que ela o odeia e que sente raiva, mas que também não pode deixar de amá-lo… no entanto, ela pensa no pai, na sua infância, em todo o seu sofrimento e, mais uma vez, Luis Alberto pede que ela acredite nele e é tão sincero que Mariana fica quase balançada. Então, Soraya aparece (e é um pouco patética, convenhamos) para perguntar à Mariana se ela sabe com quem Luis Alberto passou a noite, e mostra para ela a foto dos dois juntos… mais furiosa do que nunca, e com razão, Mariana invade o escritório de Luis Alberto para chamá-lo de hipócrita por ficar “enchendo seus ouvidos de palavras doces”, mas “correr de volta para os braços de Soraya na primeira oportunidade que tem”.

Bravíssima, Mariana diz a Luis Alberto que, na verdade, ele nunca a amou… e, então, desconta toda sua raiva e frustração em um tapa (E QUE TAPA!), e diz que se arrepende de cada segundo que passou ao seu lado. Frustrada, Mariana pede que Luis Alberto negue, que diga que é apenas mais uma mentira de Soraya, mas Luis Alberto, que também foi enganado, acredita ter passado a noite com Soraya e não mente para Mariana – ele é bastante sincero, o que é uma qualidade dele! Mariana vai embora tentando secar e conter as lágrimas, dizendo que Luis Alberto não merece nenhuma delas, mas, sozinha no banheiro, ela desmorona novamente… agora, com todo o sofrimento e frustração, Luis Alberto está vulnerável o suficiente para cair em uma armadilha e começar a se convencer das coisas que Soraya tenta colocar em sua cabeça: que ela é a única que o ama e confia nele.

Luis Alberto está prestes a tomar decisões equivocadíssimas… Soraya está implorando por uma “chance”, respondendo que “não se importa” quando ele lhe diz, com todas as letras, que não a ama, e a antiga babá de Luis Alberto, que talvez o conheça melhor do que ninguém, pergunta se isso é o suficiente para que ele deixe de lutar pela mulher a quem ama de verdade… uma das cenas mais tristes dessa fase de “Os Ricos Também Choram” vem com o Luis Alberto externando seu sofrimento em lágrimas e dizendo à mãe que “ele só queria ser feliz” – ele diz que não sabe como seguir adiante, que nem ele mesmo acredita em si… infelizmente, ele diz isso à mãe, e Elena é uma grande apoiadora de Soraya e está ali para dar todos os conselhos errados possíveis. Ela diz que Mariana “não vale a pena”, e quando Luis Alberto a defende e diz que a ama, Elena invalida seu sentimento.

Então, pede que ele “pare de se destruir” e “faça o que precisa fazer”.

Tentando arruinar um evento no bairro organizado por Mariana com o patrocínio dos Salvatierra, Soraya liga para Luis Alberto para que ele vá ao jogo de futebol e ele chega bêbado e preparado para passar vergonha – Luis Alberto chega gritando aos quatro ventos que não se importa mais com Mariana e perguntando “por que ela cruzou o seu caminho”, e então ele desmaia no meio do campo… a sequência é interessante por seus detalhes, porque o que Luis Alberto diz é uma recriação nada sincera do que Mariana o dissera recentemente, e Mariana, embora, de certa maneira, o deteste, não consegue não se preocupar com ele – e, então, é a primeira a chamar seu nome e correr até ele para ver se ele está bem. Passada a preocupação, no entanto, a raiva volta a tomar conta e ela diz que ele a “humilhou” e que “nunca mais quer vê-lo na vida”.

Na verdade, quem passou vergonha foi ele mesmo, mas enfim…

O desmaio de Luis Alberto se deve, principalmente, à desidratação causada pelo abuso de álcool, e agora ele precisa de repouso e de soro… e Soraya está o tempo todo por perto, para marcar seu território e para tentar se livrar de Mariana. Felizmente, quando ela tenta dizer a Daniela e a Don Alberto que “a culpa por Luis Alberto estar desse jeito é de sua protegida”, os dois a defendem… sem sucesso ali, Soraya tenta, então, atormentar a Mariana diretamente, dizendo que a culpa de tudo é dela e que “Luis Alberto não quer mais vê-la” (como se o que ele dissera no campo de futebol não tivesse sido claramente dito apenas da boca para fora) e que “todo mundo a quer fora daquela casa” – o que Mariana sabe que não é verdade, porque Don Alberto e Daniela fizeram questão de impedir que ela fosse embora quando ela tentou… todos ali a amam.

Quando Luis Alberto desperta, confuso, Soraya lhe diz que entende o que ele está sentindo por ter perdido a Mariana, porque “sentiu o mesmo ao perdê-lo” e novamente pede uma oportunidade para “ajudá-lo a se curar”, dizendo que o ama, mesmo que ele não a ame… então, Luis Alberto faz uma tentativa desesperada de alcançar a felicidade: tenta pedir Mariana em casamento. Ele se lembra de Mariana, do beijo deles, de como disseram que se amavam e compra um anel de noivado para ela. Infelizmente, no entanto, esse não é o momento, não enquanto as coisas não forem esclarecidas, e Luis Alberto não consegue ser romântico, apenas desesperado: ele diz que a ama, pede que acredite nele, que diga sim, e ela diz, como tinha que dizer nessa situação, que “não pode”. Então, Luis Alberto faz a coisa mais patética possível e dá o anel para Soraya

Agora, ele selou sua infelicidade.

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários