Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Noivado?!

A chantagem de Angico vai muito mais longe do que se podia esperar…

João e Cléo estão distantes, e parece que o namoro deles nunca foi tão impossível quanto agora. João está tentando se manter afastado de todo mundo desde que virou lobisomem, para não colocar ninguém em perigo, ainda mais depois do que aconteceu com a Teteia, e Cléo está sendo chantageada por Angico para que ele não conte à Marcela sobre o paradeiro do João – assim, ela está namorando o Angico que está se sentindo um máximo com a sua “grande ideia”, como se esse namoro/futuro noivado tivesse alguma validade. Enquanto isso, Teteia está tentando lidar com a sua nova realidade de cadeira de rodas, e ainda está naquela fase de negação e desespero, e se recusa a sair de casa com a cadeira de rodas ou ir para a escola, por exemplo, porque acredita que todo mundo vai ficar olhando para ela, fazendo comentários, e ela não quer isso.

Ela só sai de casa quando julga muito importante conversar com a Cléo, em um raro momento em que a garota consegue ir para a rádio e se livrar do Angico por alguns minutos. Ainda se sentindo culpada e arrependida, Teteia diz à Cléo que ela sempre foi muito boa para ela e que quem fez muita maldade foi ela mesma – e embora ela tenha feito suas armações, sim, eu acho que ela nunca foi tão maldosa quanto o Angico, por exemplo, e eu achei doloroso ouvi-la dizer que talvez seja por causa de tudo o que fez que agora está sem poder andar, como se fosse um castigo. Ela chega a dizer que, se puder consertar o que fez de errado, talvez ela até possa se curar. Então, ela conversa com Cléo e pede que ela volte a namorar o João da Luz. Teteia está tão decidida a fazer com que eles voltem que, quando César traz o João para vê-la, ela chora e diz que “não quer mais vê-lo”.

João volta para casa transtornado depois de a Teteia dizer a César que não quer nunca mais ver o João… pode não ser o mesmo sentimento que ele tem pela Cléo, mas a verdade é que o João aprendeu a gostar de Teteia, nem que seja como forma de agradecimento depois de ela se colocar em risco para tentar salvar a sua vida. Cléo, por sua vez, decide procurar o João – não bem para fazer o que a Teteia disse e voltar a namorar com ela, mas porque a Teteia a deixou curiosa para saber o que está acontecendo com o João… por que ele está agindo estranho e por que está dizendo que “não pode ficar com ninguém nesse momento” e tudo o mais. Cléo confronta o João na casinha da árvore, então, e pergunta se ele deixou de gostar dela e se está gostando da Teteia agora, mas João acaba percebendo que ele não tem alternativa a não ser dizer a verdade…

“Então… esse lobisomem sou eu”

Agora, Cléo fica ainda mais preocupada com a segurança de João, porque ele não pode voltar para o reformatório, por exemplo, se se transforma em lobisomem todas as noites – assim, ela se vê em uma enrascada quando não enfrenta o Angico para defender o João e o Angico decide anunciar que “eles vão ficar noivos” – SENDO QUE A CLÉO NÃO TEM NEM 14 ANOS. Até o pamonha do Coronel Teodorico diz que eles são muito jovens, Zequinha confronta o Angico e diz umas verdades na sua cara (embora o Angico pareça ser um babaca sem retorno), mas Angico não abre mão e Marcela está apoiando a decisão… infelizmente, essa é uma parte bem revoltante e chata de se assistir. E é um tanto vergonhoso. Angico sai todo feliz, fazendo questão de que todo o Arraial dos Tucanos saiba sobre o seu “noivado” e a festa que vai acontecer em breve.

Assim, a notícia chega até o César, que é um dos meus personagens favoritos na temporada, e que está crescendo muito desde que deixou de namorar a Cléo – ele está se aproximando de Cecéu, está sendo um amor na história toda da Teteia, e a sua amizade com o João também está sendo bem bacana! Preocupado, César vai até o Sítio do Picapau Amarelo para conversar com a Dona Benta e com o Dr. Saraiva, e conta sobre o noivado e sobre a chantagem de Angico… para que eles entendam, ele precisa, inclusive, contar o que Angico está usando contra ela: ele sabe onde está o João da Luz. Esperamos, então, que alguém possa fazer alguma coisa para parar essa barbaridade que é essa história de noivado, e adoro o Dr. Saraiva indo até a prefeitura para dizer que o noivado da Cléo não vai acontecer porque ele não vai permitir. Mas parece que não existe muito que ele possa fazer.

Na vida real existiria.

Eventualmente, a notícia também chega até o João da Luz, mas ele não pode saber o porquê de a Cléo estar fazendo isso, ou então ele vai sumir do Capoeirão e o pessoal do Sítio não poderá mais tentar salvá-lo. Quando João vê Cléo com Angico, ele os confronta, e Angico é cara-de-pau o suficiente para agir com superioridade e mandar a Cléo dizer que “está apaixonada por ele”. Ela deveria era dizer a verdade, que está sendo chantageada e pronto. Mas ela não o faz, e nem tem tempo de fazê-lo, porque a Marcela aparece e o João precisa sair correndo dali o mais rápido possível antes que a megera descubra que ele está de volta à região. Adoro que o César ajuda o João a fugir: eu acho que o João devia ter passado menos tempo com ciúmes do César e a temporada devia ter investido nessa amizade mais cedo, porque eles funcionam muito bem juntos!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários