Além da Ilusão – Isadora se lembra de Davi

“É você! Eu lembrei de tudo! Davi!”

MAS COMO ESTÁ DIFÍCIL ASSISTIR A ESSA NOVELA! Estamos na reta final, no último mês de “Além da Ilusão”, e esse é o único motivo pelo qual ainda estou aqui e não vou abandoná-la – não prometo que consiga escrever um texto sem soar amargo, no entanto, então se você é um grande fã da novela ou defensor do Davi, pare por aqui mesmo… é uma pena pensar que “Além da Ilusão” tinha tudo para ser um novelão muito legal – clichê e previsível, sim, mas bem-feito, se não fosse o amor exacerbado da autora pelo Davi que comprometeu todo o desenvolvimento coerente do seu texto… tudo é extremamente forçado, conveniente, e ainda me incomoda a imensa hipocrisia do personagem que se acha um “santo”, porque a autora o colocou dessa maneira. E quando Isadora descobre que “Rafael Antunes” é, na verdade, Davi, eu passei bastante raiva.

Mas, também, eu já desenvolvi um ranço tão grande do Davi que TUDO me irrita.

Durante uma festa de carnaval, Davi planeja “ir embora de Campos”, e Isadora corre até a estação para se despedir dele – e é um pouco vergonhoso como a autora decidiu que era hora de Isadora “descobrir a verdade”, e faz isso de uma maneira bastante equivocada. Emocionada e triste, Isadora diz que não podia deixar “Rafael” ir embora sem se despedir, e diz que deseja que ele seja muito feliz… tem todo um drama, ambos dizem que suas vidas serão miseráveis sem o amor um do outro e tudo o mais, mas “o destino quis isso para eles” e não há o que fazer, e Isadora pede um abraço, como “uma lembrança feliz daquele dia”. Até aí, até que tudo bem. Mas, então, Davi diz que “vai deixar uma lembrança feliz” para ela, “um truque que aprendeu há muito tempo e que só fez uma vez na vida, para alguém muito especial como ela”. Então, ele praticamente se entrega.

É extremamente forçado que o Davi ESCOLHA fazer para Isadora o mesmo truque que fez para ela lá no primeiro capítulo, no dia em que a conheceu, e que ele sabe que a impactou… ele passou a novela toda supostamente escondendo que sabia fazer mágica, para não ser associado ao mágico Davi Jardim, e agora simplesmente “escolhe” fazer justamente esse truque de mágica e exclusivamente para a Isadora? É como se ele quisesse ser descoberto/reconhecido. Não faz sentido, é forçado, parece uma escrita desesperada que não sabia como mais Isadora poderia recuperar a memória que sua mente tinha bloqueado. É bastante amadorismo do roteiro. E, então, Isadora se lembra de tudo: se lembra do truque quando ela era criança, se lembra do Davi na festa de aniversário da Elisa, se lembra de ter espiado os dois enquanto eles se beijavam escondidos…

Atordoada, Isadora diz a Davi que ele matou a sua irmã e pergunta o que ele veio fazer ali, por que tanta obsessão, por que tanto ódio pela sua família, e Davi diz que “só sente amor por ela”, e tudo isso é absurdamente forçado – porque Davi pode jurar que ama Isadora, pode até ser que tenha se apaixonado por ela, sim, mas ele não vai assumir que “se encantou” por ela desde o primeiro momento PORQUE ELA É A CARA DA IRMÃ… foi isso que lhe chamou a atenção, foi isso que o fez ficar, porque, quando a viu pela primeira vez, sua mente tentou entender como era possível, porque para ele era a Elisa… mas essa parte doentia todo mundo parece disposto a deixar de lado, inclusive a própria Isadora. O fato de “Rafael” ter dormido com Iolanda quando eles estavam separados era demais, não podia ser perdoado, era um absurdo, mas ele ser o Davi pelo jeito é menos grave.

A aparente “calma” de Davi ao falar para Isadora, naquele momento, que foi o pai dela quem matou Elisa e jogou a culpa nele é assustadora, a meu ver… beira a psicopatia. Isadora diz que vai denunciá-lo, mas ele a segura por um momento, diz que “ela vai estar cometendo uma grande injustiça”, e as pessoas parecem ignorar, mas ele foi bem ameaçador naquele momento. Pode ser que o Davi não tenha matado a Elisa (eu ficaria muito feliz se o texto tivesse uma reviravolta no final e ele fosse culpado pelo Matías ter errado o disparo, mas sei que a autora ama demais o Davi para fazer isso), mas ele não deixa de ser perigoso e tóxico do mesmo jeito… ele é um homem abusivo e manipulador, e talvez justamente por isso é que Isadora vai até a delegacia, mas não tem coragem de fazer uma denúncia contra ele, dizendo que “vão resolver em família”, quando se lembra de Davi falando sobre “injustiça”.

Eu sei que a novela foi construída para sabermos que Davi é inocente, e que isso se manterá, mas a verdade é que, apesar de que a audiência sabe disso, como Isadora poderia saber? Isadora precisava estar ainda mais horrorizada, precisava sair correndo e contar para a mãe, para o delegado, mas não… Davi tem a oportunidade de ir conversar com ela na igreja, contar toda aquela história que já conhecemos (com direito a apelar e dizer para a Isadora que “ela o conhece”, quando, na verdade, até onde ela sabe, ela NÃO o conhece… ele passou SEIS MESES mentindo continuamente sobre quem era, e ainda é acusado de ser o assassino da sua irmã!), e quando ela diz que “não acredita em nada do que ele diz”, Augusta chega e diz que ela acredita, e que agora vai ouvir a sua versão da história. Quando Isadora sai mais atordoada ainda e abraça a tia, Heloísa também diz que já sabia, e que “acredita que ele é inocente”.

Vou passar mais raiva ainda. Sei que vou. O roteiro tende a endeusar o Davi, e não vai parar agora.

Seria irônico se, no fim, ele fosse culpado… sei que é uma esperança vã e que a autora JAMAIS teria coragem de fazer isso, o amando e o protegendo como o faz, mas os “poderes” de Davi já deixaram muito claro que ele seria capaz de desviar a direção de um tiro se quisesse… ele consegue apontar para algo sobre a mesa de Joaquim e quebrar o que está lá, por exemplo, fazer o Matías errar a pontaria não seria nada tão absurdo para todas as coisas que ele fez durante a novela. “Além da Ilusão” ganharia uns pontinhos, em questão de roteiro, se, no fim, Davi Jardim estivesse manipulando a todos, inclusive a audiência, para acreditar que ele é inocente, quando não é… talvez ele nem quisesse matar a Elisa, talvez ele só tenha dado um jeito de desviar o tiro de Matías para que não acertasse nele e, ao fazer isso, acertasse a Elisa por acidente… seria um plot interessante, e “Além da Ilusão” precisava de algo mirabolante e surpreendente para a sua conclusão.

Mas vou parar de fanficar.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários