Crazy Ex-Girlfriend 1x09 – I’m Going to the Beach with Josh and His Friends!

“I’m in love… with West Covina”

Sabe quando “I Have Friends” foi apresentada pela primeira vez e, ainda que tivesse um ritmo todo alegre e divertido, sabíamos que era, na verdade, uma música triste? A reprise de “I Have Friends” apresentada nesse nono episódio de “Crazy Ex-Girlfriend” explicita o quanto a música é triste e o quanto ela é usada para que a própria Rebecca acredite em algo que não é verdade – e, já iniciando meu texto falando sobre “reprises”, eu adoro como a série consegue captar brilhantemente a ideia da reprise, algo que é muito utilizado (e muito importante) no gênero musical… “Crazy Ex-Girlfriend” ainda brinca com o fato de que a maioria das reprises é uma versão mais lenta e mais triste da música original (vide a reprise de “Tonight Belongs to You”, em “The Prom”, por exemplo, ou “I’ll Cover You”, em “Rent”… a reprise de “Legally Blonde” é uma exceção).

No início de “I’m Going to the Beach with Josh and His Friends!”, Rebecca está saindo da sessão de um filme de gosto bem duvidoso (!), e se depara com a realidade de que quase todo mundo está ali acompanhado de amigos, e ela está sozinha… então, quando ela assiste de longe ao Josh com seu grupo de amigos (que envolve a Valencia, o Gregg e o White Josh), e eles estão planejando uma viagem para a praia no fim de semana, Valencia a chama para ir com eles… e é claro que, por mais que ela tente convencer todo mundo do contrário, ela não está fazendo isso porque tem um coração puro nem nada… ela quer provar a todos que Rebecca é “esquisita” e que gosta de Josh. Nessa cena, Valencia dá voz a uma música divertida e sarcasticamente ofensiva, “Women Gotta Stick Together”, que é um número musical surpreendentemente bom, na verdade.

Rebecca, naturalmente, se empolga! Ela não quer admitir que está fazendo isso para estar perto de Josh nem nada, mas ela está animadíssima, e é com um pouco de vergonha alheia que vemos a maneira como a personagem se esforça demais para fingir que sempre fez parte do grupo ou algo assim… e nesse esforço demasiado, ela aluga um ônibus-balada ou algo assim, para que “eles possam se divertir no caminho até a praia”. Mas todo mundo parece estar se divertindo sem ela, apesar de seus esforços. Valencia está toda pra cima do Josh com uma dança sensual e hilária que rende boas gargalhadas, e até mesmo o Gregg tem uma companhia pela qual Rebecca não esperava: Heather. E quando ela acha que encontrou a pessoa que pode lhe fazer companhia e conversar com ela, o Darryl, o seu chefe fica mais empolgado em conversar com o White Josh.

Rebecca está sozinha… e é deprimente.

Ela faz de tudo para chamar a atenção… até uma dança chamativa no pole dance, mas aquela é a oportunidade pela qual Valencia estava esperando para confrontá-la, dizendo que ela só fez aquela dança para tentar chamar a atenção do Josh, por quem ela é apaixonada… agora, Rebecca precisa provar que ela não se mudou para West Covina só por causa do Josh, como Valencia parece estar sugerindo, com grande satisfação, e quando ela conta a história que inventou sobre “uma proposta de emprego que ela recebeu” e tudo o mais, ela é prontamente desmentida por Darryl, que diz que, na verdade, foi ela quem ligou para ele pediu o emprego e dizendo que trabalharia por um salário pequeno… naquele momento, todo o mundo de Rebecca parece estar ruindo, e ela só tem uma alternativa: dizer a verdade. Quer dizer, uma parte da verdade modificada.

Para tentar se safar e não precisar dizer para todos que se mudou para West Covina por causa de Josh Chan, Rebecca fala sobre algo que também não é mentira – embora talvez não seja o motivo principal pelo qual ela se mudou: ela era infeliz em Nova York, e Josh falou sobre um lugar no qual ela sentiu que talvez ela pudesse ser feliz… inusitadamente, a história é sincera e comovente o suficiente para que eles acreditem nela, e o Josh chega a se solidarizar, pedindo para conversar a sós com ela e, ao invés de acabar com ela, como Valencia espera, ele fala que está feliz que ela tenha descoberto esse lugar, e que tenha sido através dele… os dois até cantam uma reprise de “West Covina” em dueto (que fica bem legal!), falando sobre como eles estão apaixonados por West Covina. Mas, embora não esteja pronta para admitir a todos, não é só por West Covina que Rebecca está apaixonada…

É pelo Josh.

A primeira temporada de “Crazy Ex-Girlfriend” retorna de um hiatus de quase dois meses com “I’m Going to the Beach with Josh and His Friends!”, e esse costuma ser um ponto importante de séries, de modo geral. Rebecca continua obcecada por Josh Chan, porque isso não vai passar tão depressa, mas, apesar do humor da série, também percebemos a sua capacidade de contar uma história dramática e melancólica à sua maneira, e acredito que “Crazy Ex-Girlfriend” ainda vai evoluir em toda essa trama central… até porque, por mais curto que tenha sido, podemos ver que Rebecca ficou um pouco incomodada (é essa a palavra?) quando Heather apareceu no ônibus-balada e ela percebeu que ela e Gregg tinham algo sobre o quê nunca tinham falado… não que eles devessem alguma satisfação a Rebecca, é claro, mas, de alguma maneira, aquilo mexeu com ela.

Rebecca tem um longo caminho a percorrer… mas eu acredito que ela conseguirá!

 

Para mais postagens de “Crazy Ex-Girlfriend”, clique aqui.

 

Comentários