Além da Ilusão – Olivia descobre toda a verdade

“Você… é a filha perdida da Dona Heloísa”

Um dos momentos mais aguardados de “Além da Ilusão”, e certamente UMA DAS SEQUÊNCIAS MAIS EMOCIONANTES DA NOVELA. Mesmo com tantos problemas de escrita, Alessandra Poggi acertou na condução da história da filha perdida de Heloísa (não posso dizer o mesmo da maneira horrenda como ela conduz o seu protagonista, Davi), mas a maior parte do mérito vai ao talento inquestionável de Paloma Duarte, que se entregou à personagem de maneira aberta e emocionante, fazendo com que nos identificássemos com ela, e que comprássemos cada uma de suas emoções… também aproveito, já que estou no texto em que falarei sobre o “reencontro” (posso chamar assim?) de Heloísa e Olivia, para elogiar, também, a ótima atuação de Débora Ozório, que interpreta Olivia – certamente foi um acerto colocar as duas como mãe e filha.

Depois que Leônidas descobriu que Olivia era a filha perdida de Heloísa e fez com que Fátima contasse toda a história a Heloísa, Fátima pediu que Heloísa deixasse que ela mesma falasse com Olivia, já que ela não sabia de nada e, sabendo que não vai poder postergar isso para sempre, ela decide fazê-lo logo, chamando Olivia para “falar sobre sua mãe biológica”. Quando Olivia pergunta se eles “descobriram quem ela é”, Fátima é bem sincera (e deveria ser mesmo!), e diz que ela descobriu há alguns dias, mas Benê sempre soube, e como mentiu para elas duas durante toda sua vida, então ele é quem vai contar a história. E ele conta: “Você… é a filha perdida da Dona Heloísa”. É um momento impactante, e é brilhante como Débora Ozório dá a Olivia uma série de emoções que se mesclam em sua expressão mesmo antes de ela dizer qualquer coisa.

A confusão e os sentimentos mistos expressos em segundos!

Raiva, choque, revolta, confusão, decepção, dúvidas… ao saber da verdade, ela precisa processar tudo, e eu fiquei muito feliz pelo fato de a Olivia ser madura em uma conversa linda com Tenório, por exemplo, ao saber que ele já sabia da história: Benê lhe contara em segredo de confissão, ele não podia fazer nada, por isso Olivia não fica “brava” com ele nem por um segundo, como alguns personagens de outras novelas ficariam… a cena é linda, Tenório tem palavras sábias e calmas para lhe dizer, e é lindo quando ele lhe diz que ela ganhou uma nova mãe. Chorando, ainda confusa, Olivia pergunta o que ela tem que fazer agora, e Tenório a aconselha a ir falar com Heloísa: afinal de contas, ela sofreu e buscou por ela durante 24 anos… ela merece um abraço. Então, Olivia vai falar com Heloísa, que está dentro da igreja, rezando e agradecendo, naquele mesmo momento.

E QUE CENA BRILHANTE! QUE ATUAÇÕES IMPECÁVEIS!

Tímida e hesitante, Olivia pede desculpas por interromper sua oração, mas diz que elas precisam conversar, então as duas se olham, com lágrimas escorrendo pelo rosto, antes de se abraçarem, e temos muita emoção em cada segundo brilhante de cena… a maneira como Heloísa a chama de “filha” e de “Clara”, a maneira como a abraça e fala que sentiu tanto a sua falta, como conta que a procurou por todos esses anos, costurou algo para ela em todos os seus aniversários, e a fala mais bonita de todas, a meu ver, quando Heloísa diz que “a amou todos os dias da sua vida”. E Olivia sabe que é verdade, porque todos sabem a história… ela sabe que foi tirada dos braços de Heloísa, que Heloísa sempre amou e procurou por sua filha, então essa é uma relação muito pura, sem cobranças, e eu acho que isso é o que torna esse “reencontro” entre elas ainda mais bonito.

E, mais ainda, o fato de que já existia uma relação e um carinho entre elas… Olivia fala sobre como sempre sentiu tanta, tanta admiração por ela, e Heloísa retribui, falando sobre como também sempre a admirou, e pede perdão por não ter sabido que ela era sua filha quando a viu, mas é como Olivia diz: não tinha como ela saber… é lindo que Olivia a acalme e a tranquilize em relação a isso, prevenindo qualquer sentimento de culpa, porque, como ambas dizem, esse reencontro tem que ser motivo de felicidade… agora, Olivia ganhou uma segunda família, e uma família que está crescendo, já que Heloísa aceitou o pedido de casamento de Leônidas e eles vão ter um filho; além disso, Isadora também se tornou, agora, sua prima, e elas compartilham alguns momentos breves juntas, que funcionam bem, já que ambas têm pensamentos parecidos…

Mas Isadora está em uma outra trama no momento… e uma trama que deixa bem a desejar.

A autora não podia acertar em tudo.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários