Power Rangers Dino Thunder – Legacy of Power

May the power live on forever.

CELEBRANDO OS 500 EPISÓDIOS DE “POWER RANGERS”. “Legacy of Power”, exibido em 28 de fevereiro de 2004, é um dos episódios mais icônicos e emocionantes da franquia por um motivo muito simples: ele celebra os 500 episódios de “Power Rangers”. É um clip show, que normalmente não é o meu tipo favorito de episódio, mas o fato de ser sobre as 11 temporadas anteriores torna o clip show extremamente nostálgico, e é uma delícia de se assistir e sentir que estamos voltando no tempo enquanto revivemos todas as aventuras que consolidaram “Power Rangers” como a marca forte que era em 2004 e que continua sendo em 2022. “Legacy of Power” retorna à estreia de “Mighty Morphin Power Rangers”, em 28 de agosto de 1993, e narra acontecimentos de todas as temporadas até a exibida no ano anterior: “Power Rangers Ninja Storm”.

No último episódio, o Dr. Tommy Oliver foi sequestrado por Mesogog, que está tentando abrir algo com um poder inimaginável, e Conner, Ethan e Kira, os Rangers atuais da franquia, começam a se preocupar com ele por ele não ter aparecido em um show de Kira e, depois, em um dia todo de aula… então, eles chegam à base escondida sob a casa do professor e, com uma ajudinha das habilidades de hacker de Ethan, eles chegam a um vídeo gravado por Tommy no qual ele fala sobre como “se alguém além dele está vendo isso, ele deve estar em problemas”. Assim, o Tommy do vídeo conta aos seus recrutas toda a sua história como um POWER RANGER, para a surpresa de Conner, Ethan e Kira, que nunca mais vão vê-lo como “um simples professor de ciências do Ensino Médio”. E, enquanto Tommy conta sobre o legado dos Power Rangers, vemos cenas das temporadas passadas.

Começamos com “Mighty Morphin Power Rangers”, que contou com três temporadas, algumas trocas de poderes e diferentes Rangers extras. Tommy revisita aquela fala de Zordon sobre “os cinco jovens de atitude” enquanto nos apresenta, de forma breve, Jason, Billy, Zack, Trini e Kimberly – os primeiros Rangers da Terra. Acompanhamos, então, os diferentes vilões que os primeiros Rangers tiveram que enfrentar, bem como a criação do Ranger Verde do Mal de Rita Repulsa: que é quando o “Dr. Tommy Oliver”, na época um adolescente na escola, entra na história. Com certo foco em Tommy, então, a história dos “Mighty Morphin” passa pela trama do Ranger Verde, pelo “nascimento” do Ranger Branco, e pelas passagens de poder que marcaram as temporadas, como de Jason, Trini e Zack a Rocky, Aisha e Adam, ou de Kimberly a Katherine.

Depois, o vídeo de Tommy parece acelerar um pouquinho, nos contando sobre as temporadas seguintes que ainda tinham uma sequência, na tentativa inicial da franquia de contar uma única grande história, diferente do que acontecia anualmente no Super Sentai. Vemos o surgimento dos “Power Rangers Zeo”, bem como a sua transição a “Power Rangers Turbo”, quando Tommy Oliver, que era um Power Ranger desde a primeira temporada, deixa a série e passa o seu poder adiante, a TJ, nos entregando uma equipe Turbo quase que inteiramente nova. Por fim, chegamos à trama de “Power Rangers in Space”, de longe uma das minhas temporadas favoritas e cuja trama foi bem simplificada em “Legacy of Power”: esperava mais dessa parte do episódio, preciso dizer, porque muita coisa foi deixada de lado – toda a trama do Zordon e a “conclusão” da franquia, por exemplo!

Depois de “In Space”, as próximas temporadas se tornaram “independentes” uma das outras, mas Tommy as deixou registradas e os novos Rangers as conhecem, com a companhia de Hayley, que descobrimos ser alguém que conhece Tommy desde a época da faculdade, e quem o ajudou na construção dos morfadores para os Rangers Dino Trovão, por exemplo. Temporadas subsequentes como “Lost Galaxy”, “Lightspeed Rescue”, “Time Force” e “Wild Force” ganham uma revisita rápida e interessante, e o retorno ao passado termina com “Ninja Storm”, uma temporada que não foi deixada no vídeo de Tommy, mas cujo nome Conner conhece porque seu irmão frequentou uma das Academias Ninjas, e Hayley parece ter conhecido Cam e, inclusive, comenta sobre como ele é bom nos computadores e tudo o mais… uma delícia rever “Ninja Storm”.

Aproveito para fazer uma pausa e colocar minhas opiniões sobre tudo o que vivemos até aqui: eu adoro “Power Rangers” e tenho um carinho imenso por cada temporada até o momento, cada uma de um jeito e por um motivo. Mesmo assim, eu tenho um Top 3 claríssimo, e se refere a temporadas que já tinham sido exibidas antes dos 500 episódios (embora agora tenhamos “Dino Fury”, mas eu vou deixar para falar dela mais tarde). No meu Top 3, em ordem cronológica (porque eu não quero classificá-las entre elas, porque as amo igualmente), tenho “In Space” (adoro o cenário espacial, adoro que o roteiro foi levado a sério pela primeira vez, amo os Rangers!), “Time Force” (sempre amei viagem no tempo e essa temporada trabalha muito bem com o tema, tendo um roteiro impressionante e, talvez, a melhor equipe de Rangers da franquia) e “Ninja Storm” (gosto do tema, do cenário, da maneira de contar história e acho os Rangers extremamente carismáticos!).

De volta ao episódio… Tommy termina o seu vídeo sobre o LEGADO DO PODER falando sobre Conner, Ethan e Kira, e vemos suas fotos no computador, em cima dos Rangers Dino Trovão Vermelho, Azul e Amarelo, respectivamente, e eles percebem que Tommy os escolheu e confia neles – se alguma coisa aconteceu, eles podem ajudá-lo. Foi uma ótima maneira, embora simples e sem dar muito trabalho aos produtores, de se celebrar os 500 episódios da franquia… me pergunto como será a celebração dos 1000 episódios de “Power Rangers” – o interessante é que os 1000 episódios vão coincidir com a temporada de aniversário de 30 anos da franquia, então podemos esperar algo GRANDIOSO, certamente. Estou muito feliz por fazer parte disso tudo e por estar podendo revisitar cada uma dessas temporadas enquanto as comento no blog. Que o poder viva para sempre!

 

Para mais postagens de Power Rangers Dino Thunder, clique aqui.

 

Comentários