Control Z 3x05 – Helena

“A única maneira de enfrentar o futuro é perdoando o passado”

Prestando atenção e curtindo cada momento de Gerry e Bernardo (embora com medo do que está por vir), e empurrando o restante para terminar logo – quem diria que esse seria eu assistindo à última temporada de “Control Z”? No último episódio, Sofía descobriu que Javi sempre soube quem moveu o corpo de Suzana na noite de sua morte, e o início desse episódio traz a conversa dos dois que oficializa o término deles (“Tive medo de te perder” “Você já me perdeu”), ao lado de breves flashbacks que mostram o que aconteceu naquela noite depois do fim da temporada anterior… vemos Javi chegar desesperado e ensanguentado para falar para o pai, dizendo que “não é um assassino”, então o pai manda pessoas para “limpar a sujeira” do filho… afinal de contas, não é a primeira vez que ele faz algo assim, dá para ver que eles são profissionais.

@todostussecretos continua um mistério… Natalia está em contato direto com a conta, que agora quer informações a respeito de Sofía (que horas ela sai de casa, que horas volta, qual é o seu quarto, qual o quarto da sua mãe), e enquanto pessoas são descartadas da lista de suspeitos, eu não consigo ter certeza de que isso está de fato avançando… pelo menos fica claro que a história toda de “mover o corpo” não tem nenhuma relação com @todostussecretos, portanto o pai de Javi não tem nada a ver com a conta, e nem Javi. Fico me perguntando se a pessoa por trás de @todostussecretos não pode ser a própria María… afinal de contas, tudo o que sabemos sobre a sua “morte” é do ponto de vista de Natalia, e María pode simplesmente ter desaparecido, não? Não me lembro o suficiente da outra temporada para saber se María teria motivo para estar por trás disso tudo.

Talvez.

Com o término de Sofía e Javi, Raúl e Natalia veem uma oportunidade… a aproximação de Natalia e Javi, que parece até convincente, é perigosa, porque Javi resolve confiar nela em toda a história de o pai ter movido o corpo de Suzana, e essa conversa acontece na casa de Sofía, marcada por Natalia a pedido de @todostussecretos, então isso não vai ser mantido em segredo por muito tempo – mesmo que Javi veja que tem alguém filmando e consiga derrubar o menino da bicicleta com uma bolada (?) ao persegui-lo, porque o garoto informa: eles são muitos. O verdadeiro @todostussecretos parece não “colocar a mão na massa”. Raúl, por sua vez, tenta se aproximar de Sofía, e eles recebem um novo drone, que, depois de rastreada sua origem, leva Sofía até um endereço no qual ela faz uma descoberta importante: ela tem uma meia-irmã que a culpa pela prisão do pai.

Mas o que mais interessa de fato? GERRY E BERNARDO. Os dois realmente ganharam essa temporada, e toda minha atenção está centrada neles… e gosto do fato de “Control Z” ter conseguido desenvolver o Gerry de uma maneira que esteja legal acompanhá-lo nesse momento, e eu acho que a relação de Gerry e Bernardo começa de uma maneira saudável – ou tão saudável quanto pode ser, dentro das condições… afinal, Gerry tem uma sombra horrível em seu passado, e começo a me perguntar qual é o passado de Bernardo. No último episódio, Gerry contara toda a verdade a Bernardo, em uma cena emocionante e forte, que termina com o Bernardo chorando e dizendo que “está assustado”, e o Gerry dizendo que entende e que se sentiria igual no seu lugar, e então se levantando e o deixando sozinho… nesse episódio, Bernardo o procura.

A cena do Bernardo falando com ele no banheiro, enquanto Gerry toma banho, é bastante bonita. Ele agradece Gerry por ter contado a verdade, e diz que “a única maneira de enfrentar o futuro é perdoando o passado”, o que pega Gerry de surpresa, porque acreditou que Bernardo nem voltaria a falar com ele. O momento é interrompido pela chegada dos outros garotos da instituição, um grupo babaca e preconceituoso que adora tornar a vida dos demais um inferno… parecido com como o Gerry era na primeira temporada e que, felizmente, evoluiu para um ser humano decente, ainda que repleto de culpa. É justamente isso o que me preocupa: como Gerry e Bernardo vão sobreviver aos meses que ainda lhes resta na instituição, porque eles já foram “descobertos”, mesmo que o cara que os “descobriu” ainda esteja apenas “observando”. Temo pelo que vem à frente.

Tentando ignorar isso, no entanto, eu curto os momentos de Gerry e Bernardo, que são deliciosos de se acompanhar… gostei muito daquela reunião, por exemplo, na qual eles ficam se olhando o tempo todo, e há tanta coisa dita sem palavras naquele olhar – o olhar de Bernardo é bastante intenso e expressivo, não? A tensão sexual crescente durante toda a reunião culmina em um “encontro” no banheiro, e foi recompensador e excitante ver a maneira como eles se beijaram com paixão e com vontade naquele banheiro, encontrando-se em segredo para se beijarem, como desejavam fazer há tanto tempo, e mais do que isso, na verdade. Eles precisam ficar em silêncio quando outros garotos entram, mas embora pensem que estão em segurança, eles não estão… mais cedo ou mais tarde isso vai explodir, e espero que Gerry finalmente se imponha.

Acho que isso acontecerá…

Foi, também, muito bonitinho acompanhar a última cena do, agora oficialmente, casal que se formara… gosto muito do fato de a série ter expresso que o que eles têm não é apenas tesão – não é apenas beijo e sexo. A relação deles foi construída aos poucos para ser algo mais íntimo que isso… de fato rolou uma conexão entre eles, tanto que eles se comportam como um casal apaixonado quando têm a oportunidade de sair da instituição e curtir um dia juntos. Foi lindo vê-los conversando sobre o futuro e o que fazer quando estiverem livres, ver o Bernardo deitado no colo de Gerry, o ouvindo falar sobre sonhos, e ver a maneira apaixonada como Bernardo coloca a mão no pescoço de Gerry quando eles vão se beijar… mas também não posso ignorar o fato de que Bernardo não parece muito disposto a “sumir dali” e a “deixar a família” quando eles estiverem livres.

Sério, a única coisa que eu peço dessa temporada final de “Control Z”: deixem Gerry e Bernardo serem felizes!

 

Para mais postagens de Control Z, clique aqui.

 

Comentários